sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tesouros da minha coleção - Pato Donald - Edição Especial de Aniversário (1984)

Na postagem de hoje aqui no Universo Disney, mais um dos tesouros da minha coleção Disney.
Hoje eu apresento uma edição especial do Pato Donald com 148 páginas. 
Pato Donald - Edição Especial de Aniversário, publicada no Brasil em setembro de 1984 em homenagem aos 50 anos do Pato Donald.
Confira a capa original da minha edição abaixo (alguns amassados na capa, mas resistindo bravamente a passagem dos anos).
Pato Donald - Edição Especial de aniversário (setembro 1984)
Esta edição já começa com uma história de Marco Rota chamada...
"Esta é a sua vida, Donald!" (Buon Compleanno, Paperino! no original italiano), foi publicada no Brasil uma unica vez, justamente nesta edição do Pato Donald Especial. 
Roteiro e desenhos do italiano Marco Rota.
Você vai perceber alguns defeitos em alguns quadrinhos digitalizados. Mas justamente para não estragar a edição eu fiz questão de não abrir a revista em demasia para não deteriorar a sua lombada quadrada e não soltar páginas internas (você como colecionador talvez me compreenda!).
Uma bela história! Na verdade, esta é a versão de Marco Rota para a vida de Donald.
Abaixo um repórter deseja conhecer  a história da vida do pato.
Abaixo mais dois quadrinhos desta história que também é muito emocionante.
Quem não gosta nem um pouco que o Donald seja o centro das atenções  é o Tio Patinhas. O Velho MUCA (de muquirana rsrs!!), acha que como o pato mais rico do mundo, ele deveria ser o centro da reportagem e da entrevista e não o seu sobrinho inútil.
Nossa próxima história da edição especial de aniversário do Donald leva o título de:
Donald Na África (Voodoo HooDoo no original inglês), foi criada em março de 1949 e lançada pela primeira vez em agosto de 1949.
Esta história tem roteiro e desenhos de Carl Barks - O Homem dos Patos.
Foi publicada pela primeira vez em Mickey #8 de maio de 1953.
Donald Na África também foi publicada nesta edição especial do Pato Donald em 1984, e ainda saiu mais duas vezes no país, em o Pato Donald #2022 em dezembro de 1993 e uma última vez na coleção do Barks: O Melhor da Disney #11 de maio de 2005.
Veja uma imagem abaixo e relembre daquele zumbi que atazanou o Tio Patinhas por anos a fio na maravilhosa Saga do Tio Patinhas por Don Rosa.
Outra história bacana nesta edição Especial tem o título:
"O Anel da Múmia" (The Mummy's Ring no original inglês), foi criada em 10 de maio de 1943 e publicada pela primeira vez em setembro do mesmo ano.
Esta história também tem roteiro e desenhos do fabuloso Carl Barks.
A primeira vez que "O Anel da Múmia" foi publicado no Brasil foi lá nos anos 40, mais precisamente na extinta Editora Ebal na revista chamada: Seleções Coloridas Walt Disney #3 de 1946.
Depois esta história saiu também na edição de O Pato Donald #301 de 13 de agosto de 1957, no Pato Donald Especial Capa Dura #1 de 22 de novembro de 1975, em 1984 saiu novamente nesta edição que estou apresentando hoje. Foi publicada também na revista Pato Donald #2023 de dezembro de 1993 e recentemente teve seu relançamento na coleção: O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks #9 de abril de 2005.
E pra fecharmos essa edição com chave de ouro o maravilhoso clássico de Carl Barks chamado:
"Perdido nos Andes" (Lost In The Andes no original inglês), foi criada em 21 de outubro de 1948 e publicada pela primeira vez em abril de 1949. Esta história é um verdadeiro clássico dos quadrinhos Disney e tem roteiro e desenhos mais uma vez do nosso Mestre dos mestres Disney Carl Barks.
No Brasil esta história foi lançada pela primeira vez dividida em 4 partes, as  duas primeiras partes foram lançadas na edição de O Pato Donald #128 de 20 de abril de 1954, e parte 3 e 4 na edição #129 de 27 de abril do mesmo ano.
Esta super história de aventura também foi publicada no Mickey #60 de setembro de 1957.
Depois de alguns anos voltou a ser publicada no Brasil na revista Tio Patinhas #49 de agosto de 1969, em 1984 saiu nesta edição que estou destacando hoje. 
No final dos anos 90 esta história voltou a ser publicada na revista Pato Donald #2158 de março de 1999, saiu ainda na maravilhosa coleção da Editora Abril (alias tudo aqui é da Editora Abril rsrsrsr!) O Melhor da Disney #12 de junho de 2005 e em julho de 2010 saiu uma última vez no Disney Big #5.
Abaixo uma das páginas desta história. Os patos  perdidos em meio a neblina, atmosfera que só Barks conseguia criar com tanta perfeição.
Agora vamos conferir um caderno especial sobre o Pato Donald que esta edição trazia. contando tudo sobre o nosso querido Pato Donald.
E assim em fecho mais uma postagem aqui no Universo Disney blog, trazendo pra você tesouros da minha coleção Disney. Espero que você tenha gostado. 
Se você ainda não tem essa edição na sua coleção procure nos sebos da sua cidade ou em loja virtuais na web. Se você procurar bem e com afinco e dedicação, com toda a certeza um dia desses você acaba encontrando. Esse tipo de coisa acontece comigo a todo o momento.

Fonte: Edição do Pato Donald Especial de aniversário (acervo pessoal), informações de datas, lançamentos da edições e muitas outras informações preciosas do Inducks Brasil do talentoso Fernando Ventura. 
Todas as imagens desta postagem são meramente para entretenimento e divulgação dos quadrinhos Disney. Este blog não tem nenhum fim lucrativo e nem de comercialização. Todos os direitos pertencem a Editora Abril e Disney.

9 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Oi Ludy, tudo bem?

Acho essa edição muito legal, pena que até hoje não tive oportunidade de adquirí-la. É uma das poucas edições especiais que ainda não tenho, mas vou na busca! Muito legal o post, bem ilustrado, explicativo e interessante. Se eu não me engano, vi no Planeta Gibi que essa edição veio em um kit com um postêr de Barks, o fac-símile do Pato #01 e mais umas coisas. Eu tive a oportunidade de ver o kit inteiro lacrado na casa do Chin, o Euclides Miyaura, desenhista disney brasileiro, você provavelmente já ouviu falar nele, não?

Abração
Matheus

Ludy disse...

Oi Matheus eu adoraria ter comprado esse kit na época, mas eram tempos eu que eu curtia quadrinhos de super heróis Marvel e DC e pouco lia Disney.
Eu conheço o trabalho do Miyaura sim e gosto muito. Puxa que legal você conhece o cara pessoalmente. Se puderes um dia me consiga um autógrafo deste grande talento.

Abração amigo Matheus e obrigado pelo comentário.

Matheu$ Guarany disse...

Oi Ludy, tudo bem? Ó, se eu conseguir falar com o Chin de novo, este ano, eu consigo um autógrafo pra você, ok?

Abç.

Matheus

Matheu$ Guarany disse...

Ah, e quase esqueci, da próxima que mandar algo pro Don Rosa, também peço um autógrafo pra você (se ele estiver de bom-humor, talvez até um desenho, mas para ele é trabalhoso demais! Tive que usar toda a minha lábia para ele fazer dois desenhos.)

Abraços,

Matheus

Ludy disse...

Oi Matheus. Eu entendo perfeitamente, mas isso é sem compromisso nenhum ok, se um dia você lembrar e achar é possível eu vou ficar muito grato.
Compreendo também como funciona com Don Rosa, dizem que ele não é lá muito amante do bom-humor né?, mas quem sabe um dia você pega ele de bem com vida rsrsrsrs.

Mas valeu Matheus pelo menos você abriu a possibilidade e pra mim isso já tem um enorme valor. Obrigado amigo.

Unknown disse...

Todos sabem que eu sou fã do barks, então é claro que a versão de "origem" dos personagens que eu considero oficial é a dele. Mas eu gosto dessa versão também.
Essa edição eu encontrei ano passado em um sebo. só havia lido uma vez emprestada. agora juntamente com a edição especial do Tio Patinhas nos mesmos moldes, Têm um lugarzinho especial na coleção.

Ps. Matheus eu também quero um autógrafo do Don Rosa XD

teobaldo disse...

sôbre a história esta é sua vida, donald. não foi esta a única vez que foi publicada no Brasil.
Li esta história na minha infância ainda nos anos 1960

Anônimo disse...

Tudo bem, Ludy?
Consegui comprar essa revista há uns 4 anos atrás, depois de passar 24 anos procurando. Eu a tive quando era criança e depois perdi, infelizmente não tenho o kit todo também.
Essa edição foi a última em que publicaram a estória Donald na áfrica-Voodoo Hoodoo com os desenhos do Barks sem alterações, há alguns anos essa estória foi censurada e o barks teve que modificar o rosto dos canibais desenhando aquele narizes de cachorro no lugar dos rostos humanos, como pode ser visto nas obras completas de Carl Barks. Edição número 12 se não me engano.
Por isso ela é tão importante pra mim.
Abraço e parabéns pela sua coleção.
Jorge.

AleGardim disse...

Olá, meu nome é Alexandre, tenho essa edição especial de aniversário de 1984 e gostaria de saber quanto vale, ela está com estado de conservação regular, porém algumas folhas estão soltando...
Não que eu pretenda vender, é mais à titulo de curiosidade...

Obrigado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails