domingo, 9 de setembro de 2012

Irmãos Metralha: mais de 60 anos de roubos fracassados

Encontrei um texto num blog  de Portugal escrito por um cara chamado  F. Cleto e Pina, e resolvi trazer aqui pro Universo Disney, fiz algumas modificações, em palavras usadas em Portugal e não no Brasil, justamente para não confundir o leitor.   O texto se baseia nessa edição que você vê abaixo de Walt Disney's Comics and Stories #134.
 Há mais de 60 anos, os irmãos Metralha aproveitaram um rombo na caixa forte do Tio Patinhas para encherem baldes com dinheiro...

 Era o primeiro de muitos assaltos, quase todos fracassados, desta família de vilões.
A estreia ocorreu na história “Terror of the Beagles Boys”, publicada na revista Walt Disney's Comics And Stories #134, datada de Novembro de 1951, embora ela já estivesse desenhada desde Maio daquele ano, como obrigavam os prazos de trabalho então em vigor. 
A sua ascensão a co-protagonistas só aconteceria em Março do ano seguinte, em “Only a Poor Old Man”, incluída no número de estreia da revista “Uncle $crooge”. Portugal descobriu os irmãos Metralha através da revista brasileira Pato Donald #59 (capa ao lado), de 23 de Dezembro de 1952, onde a história foi intitulada “O Vil Metal E Os Vilões”. No dia 16 de julho de 2010 eu fiz um post aqui no Universo Disney sobre O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks #27 e comentava justamente sobre O Vil Metal E Os Vilões, CLIQUE AQUI. Abaixo a primeira página em inglês dessa aventura publicada no Brasil quatro vezes. No Pato Donald #59 já citado na matéria do jornal de Portugal. Também publicado na edição capa dura do Cinquentenário Disney, no Tio Patinhas #200 e uma última vez em O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, volume #27.
O seu criador foi Carl Barks - O "Homem dos Patos" como era conhecido (1901-2000), o mais famoso desenhinta dos patos Disney que, com certeza sem o saber, introduzia um trio de personagens que se tornariam indispensáveis nas aventuras do Tio Patinhas.
Abaixo mais uma sequencia dessa aventura de apenas 10 páginas.
Se na estreia ainda não usavam o tradicional uniforme de blusa laranja e calças azuis, com os números de presidiário estampados, substituídos na época pelo seu nome - Beagles Boys - os irmãos Metralha já possuíam os característicos bonés e as máscaras negras em volta dos olhos. Aliás, com exceção dos “Duck Tales”, em que receberam nomes começados por B, os Metralha foram sempre distinguidos pelo seu número prisional, feito de variações dos algarismos 1, 6 e 7.
Nessa sua primeira aparição - das muitas que haveriam de fazer daí em diante para atormentarem o pato mais rico do mundo - eram só três mas, ao longo dos anos, muitos outros familiares foram sendo criados, incorporados: irmãos e irmãs, primos e primas, um avô amnésico, netos e netas, o Azarado, o Supersenvível, o Intelectual e até um gato.
Mais tarde, nos anos 90, quando o norte-americano Don Rosa tentou definir, em “A Saga do Tio Patinhas” (“The Life and Times of Scrooge McDuck”), uma cronologia da família Pato, baseada nas pistas deixadas nas suas histórias por Barks, antecipou no tempo a inimizade entre assaltantes e assaltado, situando as suas origens no final do século XVIII, quando Patinhas enfrentou os pais e o avô dos atuais bandidos.
A história de estreia, assentava nas preocupações do Patinhas para proteger a sua grande e inigualável fortuna, auxiliado por um pouco motivado Pato Donald, decorrendo toda a trama, bem condimentada pelo habitual humor de Barks, em torno dos choques constantes entre os dois, até ao inesperado e divertido final.
Dessa vez, aparentemente, os irmãos Metralha saíram  ganhando, recolhendo em baldes e carrinhos de mão o dinheiro que jorrava por um rombo na caixa-forte, provocado pelos excessos de quem devia zelar pela segurança. No entanto, isso raramente voltou a acontecer ao longo dos anos pois, apesar dos mais mirabolantes planos, dos mais inesperados acasos ou das ideias mais loucas ou audaciosas, o dinheiro do tio Patinhas e a famosa moedinha nº1 nunca mudaram de mãos por muito tempo, terminando quase sempre os vilões em fuga ou atrás das grades, cumprindo a sua sina de personagens secundárias, mais desastrados e conflituosos do que malvados, o que contribuiu para a sua popularidade apesar de estarem do lado errado da lei.
Aqui abaixo o jornal de onde foi extraído esse texto.
Abaixo um bônus com os Metralhas numa aventura publicada em Mickey #496 de janeiro de 1991 com o título: O Cão Azul de Patasso
Até a próxima amigo disneyano. Que Patópolis esteja sempre com você!!!
Fonte: "kuentro 2 o blogue do BDJornal" F. Cleto e Pina

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails