domingo, 31 de outubro de 2010

"Gostosuras ou travessuras? Confusões de Halloween no Universo Disney"

Olá pessoal, hoje é 31 de outubro, e você com certeza já está saboreando o tema de hoje: Halloween!!!
Em Patópolis, Halloween significa muitas confusões e gargalhadas, e vamos de “penetras” nessa festa amalucada que não assusta ninguém, mas, que garante a nossa diversão, os fãs e leitores dos quadrinhos Disney.
Uma “paradinha” nas origens históricas do termo que designa essa data. Afinal, de onde veio esse tal “Dia das Bruxas”, que muitos conhecem e curtem como “Halloween”? A Wikipédia, menciona como sendo de origem celta (atual Irlanda, no Reino Unido), onde seus sacerdotes (druídas) mantinham a tradição de dedicar um período do ano aos mortos, e tudo o que diz respeito aos entes que já partiram dessa vida.
Faz referência ao “Festival de Samhaim” (pronuncia-se Sou-en), que era a época do ano em que as almas dos mortos retornavam para casa para visitar os familiares, buscar alimento e se aquecerem na lareira. (bbrrrr...)
A tradição é um instrumento cultural valiosíssimo e transformador. Passadas muitas gerações, os costumes foram adaptados e inovações sendo incorporadas, o que, diga-se de passagem, deixaram o que conhecemos hoje como Halloween, muito mais divertido e interessante.
A América em sua formação, recebeu imigrantes Irlandeses, bem como de diversas outras regiões do Reino Unido e da Europa em geral. Diferentes povos, trouxeram matizes próprias de cultura, para agregar valores, que foram fundidos no processo de formação cultural norte americano, e o resultado disso é o Halloween americano.
Com cabeças de abóboras, gostosuras ou travessuras, fantasias, máscaras, encenações e muita animação garantida, tornou-se uma festa popular buscando o entretenimento. O termo “Dia das Bruxas” é uma expressão portuguesa, da cultura latina, muitas vezes utilizado como sinônimo para Halloween, que tem origem inglesa, ou anglo-saxão.
Os mestres Disney captaram bem o “espírito da coisa”, e trouxeram para os quadrinhos, pérolas de roteiros, que ganharam vida em belas histórias. As tramas de Halloween mais engraçadas, com certeza, envolveram Donald e os sobrinhos e muitos de nós choraram de rir com os enganos e “maldades” dos nossos queridos patinhos, e dos chiliques e mancadas do Donald.
O Halloween tem um lado de “travessuras” geralmente acentuados nas histórias Disney, com pequenos duendes, bruxinhos, e todo tipo de seres do mundo da magia aprontando para cima dos adultos, infernizando e tirando a paz de tios, parentes e vizinhos.
Chamo a atenção para uma história em particular: “O Dia das Bruxas” (W WDC 254-01), escrita e desenhada por Carl Barks em 1961, e publicada no Brasil pela primeira vez no Pato Donald nº 850 (1968, saiu primeiro com o título nada a ver "O Inimigo do Carnaval"), republicada no Disney Especial nº77 (1984, já com o título "O Dia das Bruxas"), e Disney Especial Reedição nº 73 (1993), além de OMD nº 34 (publicação utilizada como referência para esse texto).
Abaixo, imagens das revistas onde você vai encontrar essa história (O Dia das Bruxas).

 Na história o Donald arruma uma tremenda confusão envolvendo a cidade toda, pois não participa direito da reunião municipal que definiu antecipadamente os rumos da festa.
  Depois de situações engraçadíssimas com o Professor Pardal em uma invenção bruxuleante, Donald sai voando em uma vassoura(?) pela cidade, e vestido de bruxa(!), deixando Patópolis num pânico generalizado.
 E termina descansando feito um anjinho em sua poltrona, como se nada tivesse acontecido. É uma das poucas vezes em que Donald acaba bem.
 Não podemos deixar de fora dessa festa, todas as bruxas, magos, duendes, ogros, fadas, fantasmas e criaturas do sobrenatural mundo da magia Disney. Que saudades da Bruxa Vanda, da Madame Min, da Maga Patalójika, de Merlin, de Malévola (bruxa de A Bela Adormecida) e de todas as bruxas e magos destas loucas páginas de quadrinhos.


Então, hoje à noite você já sabe, se alguém tocar em sua porta, se for surpreendido pelos “pestinhas” de plantão, tenha sempre à mão umas balas e uns docinhos, para que não tenha que suportar as mais trapalhadas confusões quando lhe disserem: - Gostosuras ou Travessuras? - porque hoje é dia de Halloween no surpreendente mundo dos quadrinhos Disney.
Abraços.
Abaixo um pouco de Disney Halloween no YouTube

Fonte: Wikipédia e OMD #34. Texto de Paulo Gibi (colaborador e resenhista do blog Universo Disney) e YouTube.

10 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Halloween a vcs tb!!!
Tenham uma ótima semana com Deus na vida, sempre...

Abraços. FabianoCaldeira.

Unknown disse...

Se tem uma data que sempre quis que tivesse no Brasil também era o Halloween. devia ser legal sair à noite fantasiado pedindo doces de porta em porta..
Enfim, Doces ou Travessuras pra você o/

Ludy disse...

Feliz Halloween amigo Fabiano e Mac. Seria bem legal se tivessemos algo similar no Brasil. Nossos dentistas iriam agradecer pelo trabalho extra que iríamos proporcionar-lhes (rsrsrsrsrsrs).
Estou voltando com meus horários mais normais novamente e poderei postar com mais frequência e também colocar meu comentários em seus blogs. Abração amigos.

Leitura do Dia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leitura do Dia disse...

Olá pessoal, estava com problemas no cumputador e não conseguia postar comentãrios. Tudo resolvido. Gostei de fazer esse texto de Halloween porque é um assunto muito interessante no Universo Disney, e é muito legal brincar com o "medo" e o "terror", pois isso ajuda a criança pequena a superar os próprios medos e crescer. Agradeço aos amigos Fabiano e Mac por nos acompanhar. E ao amigo Ludy, um forte abraço esperando novas postagens suas. Abraços. Paulo Gibi

Anônimo disse...

Devo ser pio que criança,pois estou adorando esse blog...rs
Beijão Sol.

Ludy disse...

Solange todos aqui são crianças e felizes. Que bom que você está conosco e também não deixou sua alma ficar velha. Vamos correr na chuva e ler nossas histórias Disney. É muito fácil ser feliz!!!

Mara disse...

Bom dia Ludy!
Hoje comecei a seguir teu blog, achei muito legal. Adoooro os personagens do Disney, e como sou professora do ensino fundamental, vou aproveitar alguns vídeos e imagens para trabalhar com as minhas crianças. Que nós possamos continuar com nossos corações voltados ao prazer de sonhar e imaginar. Um grande abraço
Mara

Ludy disse...

Bom dia Mara, fiquei feliz em você seguir o blog e fico feliz por você utilizar o material daqui para de alguma forma ajudar as crianças. Obrigado volte sempre. É um grande prazer receber você aqui na minha casa Disney virtual. Abração pra você.

Anônimo disse...

for [URL=http://www.louis-vuittononline-shop.com/]louis vuitton factory outlet online[/URL] for more detail dfBEmaQn [URL=http://www.louis-vuittononline-shop.com/ ] http://www.louis-vuittononline-shop.com/ [/URL]

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails