segunda-feira, 22 de março de 2010

Vilões Disney: MacMoney O Inescrupuloso

Vilão Disney
MacMoney
Arnêsio MacMoney, mais conhecido por Pão-Duro MacMoney (nome original em inglês Flintheart Glomgold), é um personagem fictício dos quadrinhos Disney, e principal rival financeiro do Tio Patinhas ocupando o lugar de "Segundo mais rico". Originalmente era um bilionário sul-africano tem como características principais uma longa barba, suíças simples, um gorro preto com um pom-pom vermelho, um smoking preto, polainas vermelhas e uma bengala.
Contrastando com o Tio Patinhas
MacMoney tem diversas diferenças com Patinhas, a começar pelo estilo de vida: Patinhas reside numa gigantesca cidade industrial em expansão chamada Patópolis, enquanto que MacMoney reside no vale do Limpopo, rodeado de animais selvagens e longe das ações humanas. Patinhas possuiu uma família vasta, o seu sobrinho Pato Donald, os seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho, o Gastão, a Vovó Donalda, o Gansolino, o Peninha, as suas irmãs (que aparecem em raras vezes) e uma incontável quantidade de amigos e rivais. Já MacMoney apenas tem o seu dinheiro e não tem ninguém exceto Patinhas, com quem disputa. Depois vem as suas fontes de rendimento: Patinhas e MacMoney têm uma percentagem da sua fortuna guardada numa caixa-forte e o resto investido num império financeiro em redor do mundo. Ambos impérios são constituídos por todo o tipo de negócios, fábricas, comboios, poços de petróleo, empresas, mas Patinhas tem como principal fonte de riqueza fábricas (algo óbvio para um milionário americano) enquanto MacMoney, que reside numa região desabitada, possui minas de diamantes. Além disso, Patinhas é muito mais sentimental que MacMoney: apesar de sua frieza habitual, Patinhas é bastante generoso e apaixonado, nunca deixaria de ajudar um dos seus familiares em apuros e sempre amou Dora cintilante, uma cantora que conheceu quando estava no Klondike; MacMoney, por outro lado não tem familiares, irmãos, sobrinhos ou qualquer parente conhecido, o que o torna ainda mais cruel e malevolente do que sempre fora. No final da história "O Pato Mais Rico", o diabólico magnata é "adotado" pelos sobrinhos de Patinhas porque não tem quem o ajude. Outro grande contraste dos dois magnatas reside na forma de obter a riqueza: enquanto Patinhas conduz seu império com honra e honestidade (apesar de sua frieza no mundo dos negócios), MacMoney sempre se vale de burlar leis, trapacear, praticar subornos e chantagens e outros meios funestos para atingir sua meta de sobrepujar Patinhas. Carl Barks MacMoney foi criado por Carl Barks na história "O Pato mais rico", rivalizando Patinhas numa corrida de "Barbante", que era a única que coisa que faltava porque suas fortunas são iguais. MacMoney perde porque Patinhas usa um fio de barbante preso a Número Um. MacMoney apareceu pela segunda vez em "Campeão de dinheiro", competindo de novo com Patinhas medindo seu dinheiro em balanças gigantescas. Patinhas tenta vender propriedades para ganhar mais dinheiro, mas MacMoney sabota. Um vendedor tenta vender um frasco de encolhimento a Patinhas, para que ele encolha o dinheiro do MacMoney, mas Patinhas recusa dizendo que ganhará honestamente (e vence). MacMoney apareceu pela terceira vez em "No Safari", em que Patinhas e os sobrinhos vão à África do Sul em busca de ouro. MacMoney, pilotanto seu jato particular, tenta matá-los com bombas, mas os patos escapam no deserto. Esta foi a aparição mais obscura da carreira de MacMoney.

Don Rosa e Carl Barks (caricatura)
Don Rosa
Vinte anos depois do seu criador se aposentar, MacMoney retornaria nas mãos de Don Rosa. A primeira história foi "Filho do Sol", em que competia com Patinhas na procura de um tesouro.

Coube a Don Rosa escrever a vida de Patinhas e foi na Saga do Tio Patinhas, que foi demonstrado que MacMoney já era desonesto ainda em sua juventude. Com a descoberta de diamante na Àfrica, MacMoney tentava roubar os diamantes dos trabalhadores e é castigado sendo amarrado a um búfalo. Patinhas, de 25 anos, que estava na Africa em busca de ouro, salvou-o. Nessa noite, MacMoney rouba a carroça de Patinhas e, furioso, Patinhas humilha MacMoney em Joannesburgo. Patinhas leva MacMoney para a prisão, onde MacMoney jura que trabalhará imensamente até se tornar muito rico para que ninguém volte a humilhá-lo. Em uma cena eliminada, MacMoney reencontrava-se com Patinhas, quando já tinham ambos 50 anos e eram também poderosos milionários. Nesta cena, MacMoney tentava humilhar Patinhas mostrando um diamante mas termina humilhado por Patinhas, que tem um diamante ainda maior. Em termos cronológicos, esta cena ficaria no 11º capítulo da Saga, quando Patinhas construía o seu império financeiro. Mas Don Rosa eliminou esta cena, pois MacMoney só deveria reencontrar Patinhas em "O Pato mais rico".
MacMoney não era um personagem corrente, porém apareceu em muitas histórias:

Filho do Sol
O Último Lorde do ElDorado.(no Brasil, Último Senhor de Eldorado)
A Ilha do Fim do Tempo.
Um Momento Muito Especial (no Brasil, Uma Coisinha Especial)
Em "Uma Coisinha Especial", MacMoney une-se aos Metralhas e a Maga Patalójika para tentarem roubar a caixa-forte enquanto todos estiverem distraídos celebrando os 50 anos (no Brasil, 60) da Patópolis industrial. Maga transforma MacMoney no presidente para distrair todos os habitantes com um grande discurso, e os Irmãos Metralhas na Margarida, nos três sobrinhos, na Vovó Donalda e Gastão, que entram na caixa-forte, que estava sob a vigilância de Donald. Entretanto, a verdadeira família pato está toda (exceto Donald, pelo motivo citado anteriormente) reunida quando um dos sobrinhos repara que a sombra do presidente é a sombra do MacMoney. Patinhas e os seus familiares voltam à caixa-forte que foi assaltada. Patinhas vai até ao subsolo, onde encontra as ruínas da antiga Patópolis, e encontra os vilões reunidos numa casa velha. Após derrotá-los, Patinhas volta à caixa-forte onde Dora surpreende-o dando-lhe um beijo. Os Metralhas e a Maga, entretanto, roubam a caixa-forte do MacMoney, que têm a ousadia de perguntar o que fez para merecer isso.
DuckTales
MacMoney apareceu mais tarde no seriado americano Ducktales, como rival de Patinhas. Desta vez, MacMoney foi transformado num escocês (devido ao forte apartheid ainda então existente na África do Sul), com direito a gorro escocês e kilt. Além do mais, sua principal riqueza passou a ser fábricas e possui uma mansão na parte pobre de Patópolis e jamais foi mencionado que tivesse uma caixa-forte, embora num episódio chamado "Trabalhando nas balanças", Patinhas e MacMoney competem para ganharem o direito de comercializar uma fruta rara e devem colocar o seu dinheiro numa balança gigante. Para isso, MacMoney teria de vender todas as suas ações, fábricas e empresas pelo fato de não possuir sua própria caixa-forte.


Fonte: Wikipédia, Youtube e sites Disney na Rede.

4 comentários:

Leitura do Dia disse...

Mac Money é um adversário à altura do Tio Patinhas. Você citou histórias maravilhosas dos dois ricaços, o que me deixou com vontade de "fuçar" na coleção e ficar lendo histórias puladas de gibi para gibi... (as vezes faço isso nos finais de semana). Seu blog é diferenciado, Ludy, parabéns e obrigado pela dedicação e bom trabalho... Paulo Augusto.

Anônimo disse...

Tio patinhas enriquecendo honestamente? Ludy, já deste uma olhada em História e Glória da Dinastia Pato? Saiu ano passado.
Cavaleiro da Lua

Chabacano disse...

Olá, Ludy! Bem, o seu 'tratado' sobre o MacMônei ficou bastante completo, mas, me perdoe dizer isso, creio que você foi muito generoso com a figura do Patinhas ao compará-lo com o velho pato sul-africano. O Patinhas, na minha ótica, é um velho terrível que se permite ter esporádicos gestos de generosidade.

Um abraço!

Chabacano disse...

Ah, e o MacMônei tem um sobrinho, que pode ser conferido na edição 540 da revista do velho insuportável.

http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2005-197

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails