terça-feira, 23 de março de 2010

Vilões da Disney: Silva o "cuca quente"

Silva ou Mr Jones
Silva (Mr. Jones, no original) é o vizinho do Pato Donald nas histórias em quadrinhos Disney. Criado por Carl Barks, o personagem protagoniza brigas intermináveis com o pato e os dois sempre acabam se dando mal no fim da história. Silva estreou nos quadrinhos em Piloto sem Querer (Good Deeds), publicada originalmente em Walt Disney’s Comics and Stories 34, de julho de 1943. Barks recorreu bastante à truculência do Silva nos primeiros enredos que desenvolveu para esta revista, entre 1943 e 1945. Mas as aparições posteriores a essa fase foram se tornando cada vez mais raras. Em 1962, numa entrevista concedida aos fanzineiros Don e Maggie Thompson, Carl Barks explicou por que praticamente aposentou esse coadjuvante de peso na década de 50. “Aquelas gags eram limitadas demais. Não há muitas coisas que você pode fazer com o corpo humano ou com o corpo de um pato. Então, ou eu começava a me repetir ou matava os dois. Preferi afastar o personagem Silva”.
Apesar dessa escolha de Barks, Silva ainda contracenou com Donald em muitas histórias escritas por outros autores.
Curiosamente, há uma história em que Silva aparece com outro nome na versão original. Em As Boas Ações de um Pato (The Good Deeds), de 1959, Silva (Mr. Jones, para os americanos) atende pelo nome de Mr. Pupp. Barks nunca explicou a razão.
Eu particularmente não acho o Silva um vilão pois da mesma forma o Donald também seria se olharmos pelos olhos do Silva. Pra mim são apenas dois "esquentadinhos" que nos proporcionam boas risadas, com suas histórias e brigas por muitas vezes hilárias.
Fonte: Wikipédia e O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks (Volume 4).

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

Ludy, o Silva é uma figura interessante... Ainda mais, sendo vizinho do Donald... Nessas histórias de conflitos de vizinhança, geralmente os dois acabam se dando mal, e levando lições de moral dos sobrinhos do Donald... Também acho que ele não é um vilão "clássico" da Disney... abraço. Paulo Augusto.

Anônimo disse...

Se o Silva e o Donald não tivessem tanto em comum, brigariam menos. Quem disse que opostos se atraem? Nas HQs às vezes é ao contrário.
Cavaleiro da Lua

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails