quarta-feira, 3 de março de 2010

Os Sobrinhos do Pato Donald.

Huguinho, Zezinho e Luisinho
Os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho (Huey, Dewey e Louie em inglês) são os sobrinhos do Pato Donald, filhos de sua irmã gêmea Dumbela Duck, que os colocou sob os cuidados do tio e nunca mais os buscou. A identidade do pai dos patinhos é desconhecida, nisso, Donald acaba sendo a figura paterna para os meninos, e Tio Patinhas é como um avô para os mesmos.
Origem dos nomes
Não se conhece com rigor a origem dos nomes dos sobrinhos de Donald. Uma das hipóteses avançada é que em 1937, o desenhista Al Taliaferro deu a cada um dos sobrinhos do Pato Donald o nome de figuras populares nos Estados Unidos da América de então: «Huey» (Huguinho) como homenagem a Huey Long, governador da Louisiana, «Dewey» (Zezinho) em homenagem ao governador republicano de Nova Iorque Thomas E. Dewey, e « Louie» em homenagem ao trompetista Louis Armstrong. Outra hipótese é a de que Taliaferro tenha pretendido homenagear o almirante George Dewey (1837-1917) da Guerra Hispano-Americana e que "Louie" seja uma homeagem ao animador Louie Schmitt (1908-1993).
O prenome completo de Huey é Huebert, de Dewey é Deuteronomy e de Louie é Louis.
Existem rumores sobre um quarto sobrinho, chamado Phooey, mas acredita-se que não seja realmente um personagem e sim um erro de desenhistas entusiasmados que vez por outra faziam quatro e não três personagens.

Características das personagens
Huguinho, Zezinho e Luisinho são destacados Escoteiros-Mirins.
No Brasil, foram destacados como personagens de manuais Disney e do Grande Livro Disney.
Os trigêmeos entraram em mais de 30 cartoons com o Pato Donald.
Os três usam bonés. Vermelhos, verdes e azuis (nos Estados Unidos, em algumas histórias, um dos trigêmeos usa boné amarelo, não azul).

No Brasil os 3 patinhos tiveram várias edições lançadas com suas aventuras, e nem estamos falando das aventuras como Escoteiros Mirins, que essa história fica para um próximo post. Foram 12 edições com o título: Os Sobrinhos do Donald (revistas baratas de apenas 1 real e também com poucas páginas, apenas 16). E também várias Edição Extra. Revista que trazia sempre histórias de um personagem Disney.(Essas edições você confere acima no começo desse post e abaixo um pouco da história Edição Extra.

Edição Extra foi uma revista de história em quadrinhos dos estúdios Disney, publicada pela Editora Abril. Durou de 1972 a 1993, num total de 160 edições.
Cada número contava com histórias de um só personagem, na maioria das vezes (p.ex. Peninha, Pateta) ou um só tema (p. ex. festival Disney).
Foi a revista que teve a numeração mais confusa no Brasil. Isso porque a numeração não aparecia nas primeiras edições. Começou como Mickey Edição Extra e depois Mickey Especial até Novembro de 1974, com tiragem de 10 edições, todas de periodicidade irregular. Daí se converteu para Edição Extra do Almanaque Disney (ainda sem numeração na capa) até Janeiro de 1979 quando o número 90 ( mesmo do Almanaque Disney da época) apareceu na capa.
Daí todas as edições tiveram sua numeração estabelecida por contagem retroativa até que se chegasse ao número 52. Ou seja, a coleção não tem os primeiros 51 números.
Este título foi suspenso por 10 meses entre os números 165 e 166 e cancelado em definitivo no número 211.
A periodicidade era extremamente irregular, mas entre os números 65-79 e 166-211 ela foi bimestral. E chegou a ser mensal entre os números 80 e 165. Acima, imagem de duas edições que abrem (# 52) e fecham a coleção (# 211). Espero que você tenha gostado desse post. Em breve, mais personagens Disney.
Fonte: Wikipédia, Inducks Brasil e sites Disney na rede.

3 comentários:

Leitura do Dia disse...

Gosto dos sobrinhos, e lembro com carinho deles nas histórias de Natal, e no esforço e confusão causados pelo atrapalhado tio Donald. Eles são muito espertos e quando encontram os metralhinhas, também é legal. Gostes do post. valeu. Paulo Augusto.

Ludy disse...

Os sobrinhos do Donald, começaram sua vida no Universo Disney como 3 pestinhas insuportáveis. Mas com o decorrer do tempo e das histórias que foram se sucedendo eles foram mudando se tornando 3 patinhos espertos, inteligentes e sábios. E tiram o Tio Donald de inúmeros apuros.

Anônimo disse...

just stopping by to say hello

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails