sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Heróicos Escoteiros-Mirins

No universo fictício de Patópolis, os Escoteiros-Mirins (Junior Woodchucks) são uma organização de jovens (à semelhança dos Escoteiros de verdade) à qual pertencem Huguinho, Zezinho e Luisinho, sobrinhos de Pato Donald. Os Escoteiros-Mirins foram criados por Carl Barks em 1951, estreando na história “St. Bernhard Operation” (Walt Disney's Comics and Stories nº 125). Na maioria das histórias a organização é formada somente com meninos, mas em algumas histórias também aparece um grupo rival (no original, Junior Chickadees; na versão brasileira, Bandeirantes) formado por meninas, destacadamente Lalá, Lelé e Lili, sobrinhas de Margarida, contrapondo-se aos sobrinhos trigêmeos de Donald.
Huguinho, Zezinho e Luisinho carregam sempre consigo um exemplar do Manual do Escoteiro-Mirim, um guia fictício repleto de informações detalhadas e pertinentes sobre qualquer país ou situação em que Donald e os meninos se encontrarem. Sua profundidade da cobertura é notável, considerando ser um livro tão pequeno. O Manual fictício foi a inspiração para inúmeras publicações Disney mundo afora, com dicas, conselhos, cultura geral e fatos curiosos sobre a natureza e a vida em geral. No Brasil, começando pelo Manual do Escoteiro-Mirim original (1971), foram publicados em várias séries e formatos pela Abril.
Don Rosa escreveu e desenhou uma história em que mostrou como o Manual evoluiu da biblioteca de Alexandria.

Jeff Foxworthy, em episódio de seu programa de televisão, declarou ter pertencido aos Junior Woodchucks em sua infância. Esta é talvez a única referência fictícia à organização fora do universo de Disney.

O termo "Escoteiros-Mirins" tem sido fonte de controvérsia por sugerir um vínculo entre a organização fictícia e o Movimento Escoteiro e, por consequência, conduzir o leitor a conceitos errôneos sobre o verdadeiro escotismo. A confusão acabou sendo alimentada no Manual do Escoteiro-Mirim e no Grande Livro Disney (ambos publicados pelo Grupo Abril), que descrevem ostensivamente o movimento criado por Baden-Powell sem desvinculá-lo dos Escoteiros-Mirins dos quadrinhos.



Fonte: Wikipédia, Inducks Brasil e Youtube.

4 comentários:

Leitura do Dia disse...

Gozado, quando era criança não gostava das histórias dos Escoteiros Mirins... Sempre deixava para ler por último no gibi. Começava pela capa e pulava as histórias dos escoteiros. Na verdade, eu não gostava sempre do grande C.H.E.F.E. e daquelas explicações e medalhas. Hoje em dia gosto muito. Inclusive, um xodó da minha coleção é o Disney Especial n.10 dos Escoteiros Mirins. Vai entender, né? Paulo Augusto.

Ludy disse...

Paulão esse Disney Especial nº10 eu procuro a muito tempo pois tem uma relevância muito grande na minha infância. Se você souber quem tem pra vender me avise pois eu desejo adquirir uma edição. Lembro como se fosse hoje daquela capa super "bacana".

Leitura do Dia disse...

Ludy, pode deixar que se eu encontrar por aqui te mando pelo correio. Um que eu vivo atrás é Os Inesquecíveis, se você ver, me avisa. Paulo Augusto.

Ludy disse...

Dá mesma forma amigo. Eu aviso você sim.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails