terça-feira, 1 de junho de 2010

Para compreender...a Margarida!

Todo homem sabe que é praticamente impossível entender as mulheres, não é mesmo? Não é fácil conviver e vivenciar o dia-a-dia delas, o que elas pensam, porque agem de determinada maneira, e o que esperam de nós - os homens - que elas mesmas escolheram para ser o seu “príncipe encantado” .
Se uma mulher real já é difícil de analisar, quanto mais uma personagem de quadrinhos “cheia de querer” feito esta patinha charmosa. A Margarida (Daisy Duck - no original inglês), apresenta-se como a eterna namorada do Pato Donald, mas percebemos que ela é muito mais do que isso.
*Do ponto de vista masculino*: Ela joga seu charme pra cima do coitado do Donald que fica maluco tentando agradá-la, e a partir daí começam as divertidas e atrapalhadas confusões por toda Patópolis. Vira e mexe a Margarida inventa piqueniques, jantares beneficentes, compras intermináveis pelo comércio da cidade, compromissos sociais, bailes e chás da tarde com as amigas. E em todas as ocasiões ela envolve o Donald de alguma forma, colocando-o em situações que o levam a “pagar mico” ou a fazer um “programa chato” nas suas horas de lazer.
Isso sem falar da “trela” que ela dá pro Gastão (ganso sortudo, primo do Donald), insinuando-se a torto e direito, talvez só pra chamar a atenção do namorado (quem garante?). Margarida é fútil, controladora, convencida e até mesmo bem chata às vezes. Mas, isso tudo do ponto de vista masculino, certo?
*Do ponto de vista feminino*: a Margarida talvez seja uma doce e agradável jovem, que busca melhorar” seu desajeitado namorado, tentando torná-lo um homem (digo, pato), completamente amadurecido e pronto para o casamento. Afinal de contas, o Donald é muito nervosinho e irritado, não consegue fazer nada direito, não chega no horário marcado, não compra sequer um presente corretamente, não se veste com elegância, não tem bons modos, não tem um bom salário, dirige aquela lata velha (o 313), e afinal, “nem é rico ou pelo menos um pouco mais ambicioso” como o famoso Tio, o Patinhas.
Mas e para nós, leitores e fãs do universo Disney, quem é a Margarida?
O que ela representa para os quadrinhos Disney?
Para mim, a Margarida é uma sombra de um tempo que passou. A mulher de décadas atrás, talvez dos anos 40 ou 50, que acomodava-se com os afazeres do lar, e via no casamento o único meio de ascensão social e estabilidade financeira. A mulher mudou desde então, e pra melhor, é claro. Após a década de 60 com a revolução sexual, as mulheres se libertaram de diversos “tabus” que as envolviam, com relação à sexualidade. Nas décadas seguintes, a mulher conquistou o seu espaço com grandes progresso no trabalho, e na vida em sociedade. A mulher de hoje é muito mais ativa, participativa, diligente e companheira do homem.
O que Margarida representa nos quadrinhos Disney? Muito pouco, na minha opinião é um personagem que deveria ser “atualizado” de alguma forma. Vimos um esforço nesse sentido nas décadas de 80 e 90, onde a Margarida teve até gibi próprio, e um "perfil mais independente".

"A primeira edição, foi lançada em julho de 1986".

Mas essas mudanças não vieram de forma definitiva. Sempre encontramos histórias com a Margarida tradicional. Ela deveria continuar evoluindo, e ter uma postura mais objetiva com relação à vida: trabalhar, estudar, dividir despesas com o namorado, parar de “dar asa” pro Gastão, e tocar a vida pra frente com a companhia do Pato Donald, é claro.

Espero ver essa personagem repaginada no futuro próximo, e aí sim poderemos todos ser fãs dessa patinha charmosa e graciosa, a controversa Margarida.

AGUARDE. NESTA SEMANA, O ÚLTIMO CAPÍTULO DA SAGA DO TIO PATINHAS.
Fonte: Texto de Paulo Gibi (colaborador do blog Universo Disney) Wikipédia e Youtube.

2 comentários:

eliana disse...

Amo a margarida, eu me achoum pouco parecida com ela,rsrs adorei esse blog , PARABÉNS LUDY !!

Ludy disse...

Oi Eliana que bom que você gostou então a casa é sua volte sempre que desejar. Estarei aqui esperando você. Abração querida e tenha lindos e felizes dias pela frente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails