quarta-feira, 9 de junho de 2010

Feliz aniversário Pato Donald

O pato mais famoso do mundo completa 76 anos de idade hoje, e o patinho temperamental está envelhecendo bem! Pato Donald fez sua estréia em 09 de junho de 1934, no curta de animação "The Wise Little Hen", No qual Donald e seu amigo Peter Pig tentam evitar trabalhar fingindo dores de estômago. Desde então, Donald já apareceu em mais de 150 cartoons, 21 jogos de vídeo, vários filmes e, principalmente, milhares de histórias em quadrinhos.
Foi Carl Barks apelidado (O Homem dos patos) quem deu a Donald um lugar para morar (Patópolis), e uma família extensa (Tio Patinhas, Gastão...), amigos (Professor Pardal) e inimigos (irmãos Metralha). Impressionante como Barks deixou sua marca para sempre. Até hoje em pleno 2010, mais de 500 histórias do pato, ainda são reimpressas em revistas semanais e mensais ao redor do mundo. Elas formam a base da enorme popularidade de Donald, em países como Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Itália e também aqui no Brasil - e seu trabalho inspirou novos artistas a criar novas histórias em quadrinhos na tradição Barks.
Parabéns Pato Donald que você tenha vida longa...muito longa para a nossa alegria e dos que virão.

Mais detalhes sobre o nascimento do nosso querido Pato Donald.
Donald apareceu pela primeira vez em 9 de junho de 1934 em um curta-metragem da série dos Silly Symphonies, "A Galinha Espertalhona", adaptada de um conto russo em que uma pequena galinha procura ajuda para plantar um campo de milho. Donald, seu vizinho, fará de tudo para não ter de colocar as mãos na massa.

Donald se torna um herói de desenho animado a partir de 1937. Ele então recebe a companhia de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, e da fiel Margarida, da qual mal conhecemos o grau de intimidade com este gentil anti-herói. Em 1947, surge o Tio Patinhas. De bom coração, Donald já exerceu durante estes 76 anos uma centena de profissões, sem realmente convencer em nenhuma delas, além de se ver regularmente sem dinheiro.
Walt Disney quis criar um personagem que fizesse contraponto com Mickey Mouse.
E, segundo o site da Disney, o temperamento de Donald lhe valeu rapidamente uma popularidade que fará dele o herói de um número de desenhos animados maior que o do próprio Mickey: 128 exatamente, sem contar suas inúmeras aparições em outros desenhos ao lado de Mickey e Pluto, por exemplo.

Fonte: Disneypedia, France Press, Folha e YouTube.

5 comentários:

Fabiano disse...

Oi, Ludy, Bom dia! Então o Pato donald faz aniversário hoje? QUAAACK! É o mesmo dia do aniversário de meu pai. Hummm.... Freud explica então.rsrsrs...
Abraços e tenha um lindo dia.
FabianoCaldeira.

Ludy disse...

É meu camarada. O nosso querido patinho tá de niver hoje... vida longa a ele e a nós para que possamos "curti-lo" por muito tempo ainda.

xandrohq disse...

Amigo também fiz uma pequena homenagem:P

http://blogdoxandro.blogspot.com/2010/06/especial-pato-donald-76-anos.html

Unknown disse...

belo post Ludy..nosso Donald Merece e quacks parabéns

Leitura do Dia disse...

Parabéns ao pato mais "esquentadinho" dos quadrinhos Disney. Ele merece todas as homenagens. Excelente post. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails