segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dumbo 70 anos - Aniversário com edição comemorativa. Parte 2 de 2

Branca de Neve pode ter revolucionado a história do cinema como  o primeiro longa-metragem, mas quando perguntavam a Walt Disney qual era o seu preferido, ele não titubeava: Dumbo. A história do elefantinho de orelhas enormes lhe tocava o coração. E como eu já falei no post anterior,  o doce paquiderme está de volta para comemorar 70 anos.
E vem revigorado, com as cores restauradas digitalmente e muitos extras. Um deles mostra o fascínio pela atração temática nos parques da Disney. Há uma visita aos bastidores que revela a rudimentar criação dos efeitos sonoros - o derrubar de panelas e o som do sujeito com a cabeça na água são sensacionais.
Outro bônus analisa a influência do surrealista Salvador Dalí na psicodélica sequência dos elefantes cor-de-rosa.
E ainda tem uma cena inédita em que o ratinho Timóteo, o único amigo de Dumbo, explica sua teoria da origem do medo que os elefantes tem dos diminutos roedores. Acima de todas as curiosidades, contudo, essa edição especial que chega em DVD e Blu-ray (este aqui com alguns extras a mais) deve agradar as crianças pela sensibilidade com que aborda a dificuldade de ser diferente. É uma das histórias mais melancólicas do estúdio e, por isso mesmo, inesquecível.
Curiosidades:
Ofuscado pela segunda guerra. Disney investira o lucro de Branca de Neve na construção do novo estúdio e não estava muito bem financeiramente após a baixa renda de FANTASIA. Pois o elefantinho orelhudo agradou tanto que a revista TIME lhe daria a capa da edição de dezembro de 1941, quando os japoneses bombardearam Pearl Harbor. (Essa capa citada eu não encontrei, mas sim duas outras de Walt Disney na revista Time).
em vez de Dumbo, estampou a imagem de Isoroku Yamamoto, o comandante que liderou o ataque.
Abaixo um Storyboard do filme Dumbo.
O que é um storyboard?
O storyboard é um roteiro com imagens e textos do projeto do filme, visando auxiliar diretor e equipe na elaboração das idéias antes de serem filmadas ou produzidas.
Existe um storyboard de trabalho que é entregue à equipe e um outro para captação de recursos financeiros para a produção do filme.
O storyboard serve para explicar os efeitos que foram planejados para o filme.
Confira abaixo a versão do novo dvd
Fonte: Revista Preview Junho de 2010(Texto de S.U.I) e YouTube.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails