segunda-feira, 28 de junho de 2010

GRILO FALANTE: A Consciência que gostariamos de ter.

Grilo Falante é um personagem fictício que apareceu pela primeira vez em 1940 no desenho animado Pinóquio. Ele é um companheiro sábio e bem humorado de Pinóquio em suas aventuras.
Seu nome original Jiminy Cricket era inicialmente apenas um eufemismo para a expressão Jesus Cristo! (Jesus Christ) e devido ao sucesso da mesma, e suas variantes, veio a se tornar o nome do personagem.
 Depois de Pinóquio
O Grilo Falante apareceu em diversos filmes e especiais da Disney, como em Como é Bom se Divertir e Mickey Mouse Club. Também apareceu em diversos jogos da série Kingdom Hearts.
O Grilo Falante, personagem dos estúdios Walt Disney, fez parte da infância de todos nós e ainda atua, apesar de seus 70 anos. Nem todos conhecem sua história e ela é bem interessante.
A história do Grilo Falante, ou “Jiminy Cricket”, começa na produção da animação de Pinóquio, que vinha ao embalo de Branca de Neve e os sete anões, que havia feito muito sucesso. O grande problema da equipe era que, sozinho, Pinóquio não sustentava o filme. Então surgiu a carismática figura do Grilo Falante (1940).

O pai artístico do personagem, Ward Kinball, estava prestes a abandonar os estúdios Disney, mas ao ser encarregado de criar o Grilo Falante, voltou atrás. O próprio nome já convencia, pois o termo inglês “Jiminy Cricket” era uma exclamação de surpresa e espanto muito usada na época.

Inicialmente, todos achavam que o personagem seria chato, pedante mesmo, até Pinóquio, que tinha no inseto a sua consciência. Mas não, o Grilo Falante, mais que um guia para Pinóquio, era um amigo e um amigo muito legal, vamos concordar.
O Grilo Falante era animado por Ward Kimball, Don Towsley e Wollie Reitherman e o grupo deparou-se com um problema  no decorrer do desenvolvimento da animação: como lidar com um personagem tão pequeno a não ser em closes? Optaram pela ênfase na expansividade do personagem, tornando-o maior do que seria na vida real. Assim, o Grilo Falante foi o primeiro personagem animado a falar diretamente com público. Este fato o transformou em um dos maiores contadores de história da época e lhe rendeu o cargo de apresentador do longa “Como é bom se divertir” (1947). assim como diversas aparições em programas de TV da Disney, como o Mickey Mouse Club. Não deixa de ser irônico que o personagem tão famoso na versão Disney, no livro não tinha nome e aparecia apenas em alguns capítulos, e ainda era esmagado por Pinóquio.
Na produção trabalharam no projeto nada mais nada menos que “750 artistas, incluindo animadores, artistas de layout, pintores de cenários, animadores de efeitos e responsáveis pela pintura de células de acetato, que produziram mais de 2 milhões de desenhos e cerca de 500 matizes de cor para a produção em Technicolor, além de 80 músicos”.

O filme,
se produzido nos dias de hoje, custaria cerca de $50 ou $100 milhões de dólares.
Fonte: Wikipédia e YouTube.

3 comentários:

FÁBIO LUÍS STOER disse...

OI LUDY,
ESTAVA PASSEANDO POR BLOGS DE HISTÓRIA, E JAMAIS PODERIA ACREDITAR QUE ENCONTRARIA UM BLOG TÃO BACANA E BEM FEITO ASSIM COMO O SEU. QUE SURPRESA GRATA, LOGO CENDO, ISSO COM CERTEZA VAI ANIMAR TODO O MEU DIA, ME FEZ RELEMBRAR ALGUNS DOS MOMENTOS MAIS FELIZES DE MINHA VIDA.
VIREI SEU SEGUIROR COM O MAIOR PRAZER, VOLTAREI AQUI SEMPRE, QUERO CURTIR TUDO ISSO QUE VOCÊ COLOCOU A DISPOSIÇÃO DOS VISITANTES, E POR TODOS ELES, EU DIGO A VOCÊ: MUITO OBRIGADO PELO SEU BOM GOSTO E GENEROSIDADE EM DIVIDIR TUDO ISSO COM TODOS.
TENHA UM ÓTIMO DIA, E CONTINUE SEMPRE ASSIM, DIVIDINDO COISAS TÃO ESPECIAIS, E COM TODA CERTEZA, VOCÊ SEMPRE SERÁ TAMBÉM, ACRESCENTADO EM SUA PRÓPRIA VIDA.
MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PELO SEU BLOG
DO SEU AMIGO ( QUE ESPERO SER...RS ) E AGORA SEGUIDOR,

FÁBIO LUÍS STOER

Ludy disse...

E aí Fábio. Que legal poder contar com tua presença por aqui. Seja bem-vindo a casa é sua me amigo. Tenho o maior prazer em recebe-lo aqui no Universo Disney.

Fabiano disse...

Parabéns pelo Grilo Falante.
ainda tenho o desafio de vero filme Pinócchio da Disney sem dormir. Já tentei algumas vezes não consegui...rsrsrs....não tem nada a ver com os personagens mas a atmosfera do filme, talvez, contribua para isso.
Abraços. FabianoCaldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails