sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sempre Alerta. Dois membros ilustres do escotismo de Patópolis.


O Grande C.H.E.F.E. é o líder dos Escoteiros Mirins de Patópolis. Suas principais características são a coragem, o senso de dever, o respeito e a determinação. Apinhado de medalhas de honra ao mérito, faz jus ao valor que lhe dão os escoteiros. (Abaixo algumas capas de edições brasileiras que contém a história: "E Quem Salva o São Bernardo", estréia do Grande Chefe e Escoteiros nos quadrinhos Disney).
Tio Patinhas #74 de 1971.
O Pato Donald #1700 de 1984.
Disney Especial #129 de 1991.
O Melhor da Disney #26 de 2007.

O personagem estreou em fevereiro de 1951, numa história de dez páginas do gibi americano Walt Disney’s Comics and Stories # 125 (capa abaixo, nessa mesma edição estrearam os sobrinhos de Donald, Huguinho , Zézinho e Luisinho como escoteiros), escrita e desenhada por Carl Barks.
Já teve muitas caras, mas a mais famosa com certeza é a do ganso de porte atlético que aparece na maior parte das histórias.
Fonte: Revista Pato Donald 2220

General Faro (General Snozzie, no original) é um personagem dos quadrinhos Disney. Sabujo oficial dos Escoteiros-Mirins (mais tarde substituído pelo Pluto), este cachorro foi treinado para rastrear em situações extremas, e nada escapa ao seu faro apuradíssimo ou à sua impressionante esperteza.
O General fez sua primeira aparição na HQ" Caçada Humana" (Dodging Miss Daisy), escrita e desenhada por Carl Barks em julho de 1957 e publicada na revista Walt Disney’s Comics and Stories #213, de junho de 1958.
A Caçada Humana, saiu nas seguintes edições brasileiras pela Editora Abril.
O Pato Donald #383 de 1959
Disney Especial #10 de 1974
Disney Especial Reedição #9 de 1982
Disney Especial Reedição #9 de 1991
O Melhor da Disney #3 de 2004 

Nesta história, ele usa suas habilidades para caçar o Pato Donald, que se recusa a ajudar a namorada Margarida na terrível faxina anual.
 Enredos semelhantes vieram depois, fazendo do General Faro um elemento decisivo nas guerras domésticas da Família Pato – e, por conseqüência, um pesadelo para o Donald.
Fonte: O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks (Volume 3) Wikipédia, Disneypédia e diversos sites Disney na Rede.
Mais sobre os Escoteiros-Mirins click: Os Heróicos Escoteiros-Mirins.

5 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Belo post! Adoro os Escoteiros-Mirins, rendem excelentes histórias, principalmente nas mão de Barks.
Sabe qual é a revista mais antiga da minha coleção? É justamente a Walt Disney Comics & Stories #125, de fevereiro de 1951! Justo a estreia dos Escoteiros!!!
A Caçada Humana acho uma das melhores (se não a melhor) HQ dos escoteiros. Sem dúvida é excelente!

Abçs.

Matheu$

Ludy disse...

Matheus que bacana tu tens essa edição. Mas onde tu conseguiu essa raridade cara? Deve ser um show essa revista, parabéns por essa beleza em teu acervo.
Um abração e obrigado por sempre visitar o blog e deixar teus comentários sempre bem vindos.

Matheu$ Guarany disse...

Como eu consegui? Bem, foi um lance de sorte...
Na época em que eu usava o Mercado Livre (hoje não mais), eu vi um cara vendendo por 10 reais uma edição do Walt Disney Comics & Stories (Não lembro o número, mas era beeeem mais nova do que essa).
Resolvi comprar. Mais tarde, recebo um email deste vendedor, dizendo que el não possuía a revista anunciada em estoque, então ele pediu para eu escolher entre a #125 e a #146. Eu escolhi a #125.
Dei sorte, a estreia original dos Escoteiros, e em ótimo estado de conservação!!!

Abçs.

Matheu$

Anônimo disse...

Tio Patinhas #74 de 1971!!
Que traz a história do Duendes Gigantes de Locamora, quando aprendi a palavra "leprechaum" e uma das primeiras histórias italianas que li. Arte de Romano Scarpa. Caro Ludy, essa edição trazia também uma HQ enche linguiça com a Raposa do Pântano. Como um amigo cantou para mim certa vez, cantarei para ti: "A Raposa do Pântano/No bosque vai se ocultar/Ela foge para vir de novo/Atacar, atacar..."
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

Essa palavra sempre me soou diferente e realmente é né Cavaleiro? e a Wikipédia nos apresenta uma definição: Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun (pronuncia-se /LÉP-re-káum/) é apresentado como um diminuto homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em um único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto ou "sob uma folha de labaça". Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos. Boa essa... A Raposa do Pântano..., tá afinadinho hehehehehehehhe, Aquela edição com capa do Jorge Kato, ainda trazia algumas outras histórias,o coelho Quincas em... "O Tempestacão", Lobão com... "O Hábito Faz o Lobo", Mogli... "O Andarilho da Selva", A do Barks que já foi citada no post... "E Quem Salva o São Bernardo", tinha uma com o Pequeno Havita... "Bom Corredor, Mau Pederdor" com arte do Pete Alvarado, e fechava a edição com o trabalho sempre muito bom do Tony Strobl e roteiro do Carl Fallberg e o capricho luxuoso na arte-final do John Liggera, e a história chamava-se..."Trapalhadas Ferroviárias, com Donald, sobrinhos e o velho rabugento mais amado dos quadrinhos o Tio Patinhas. Abração Cavaleiro da Lua, até a próxima.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails