domingo, 4 de julho de 2010

O Cão e a Raposa

O CÃO E A RAPOSA é um longa-metragem de animação dos Estúdios Disney lançado nos cinemas originalmente em 1981. Foi o primeiro filme do estúdio que contou com a nova equipe de animadores que trabalharia em filmes de grande sucesso como A PEQUENA SEREIA e O REI LEÃO.
Sinopse
Dodó, uma raposinha órfã, e Toby, um adorável cãozinho, são amigos inseparáveis. Sob os olhos atentos da mamãe coruja, Toby e Dodó brincam alegremente na floresta, sem imaginar que em breve sua amizade passará por um teste definitivo.
Elenco
Inglês
Kurt Russell – Copper
Sandy Duncan – Vixey
Pearl Bailey – Big Mama
Richard Bakalyan – Dinky
Paul Winchell – Boomer
Pat Buttram – Chief
Jeanette Nolan – Viúva Tweed
Jack Albertson – Amos Slade
Keith Coogan – Casal Tod
Corey Feldman – Casal Copper
John Fiedler – o Porcupine
John McIntire – o texugo
Clarence Nash – The Bear
Produção/Curiosidades
- A produção foi atrasada em um ano devido á migração de vários jovens animadores para o estúdio de Don Bluth.
- O animador Glen Keane, que recebeu a tarefa de animar a tensa batalha entre Dodó e o cão, sentiu que os storyboards não estavam bastante dramáticos, então, re-desenhou toda a cena. Também planejou desenhar a luta em carvão, mas problemas de orçamento impediram-no de realizar a ideia.
- Último filme dos animadores veteranos Frank Thomas e Ollie Johnston.
- O produtor Wolfgang Reitherman trouxe a raposa de estimação de seu filho para dar referência de movimento para os animadores.
- Originalmente, quando o Chefe cai dos trilhos do trem, morreria, para justificar melhor a revanche de Dodó. De qualquer modo, pela mesma razão pela qual Fiel, de A DAMA E O VAGABUNDO (1955), alguns artistas decidiram que poderia ser muito dramática a morte do personagem, e ele então sobrevive ao choque.
- Durante a tempestade, vários clipes de BAMBI (1942) são reutilizados, incluindo um pássaro voando para seu ninho, patos num lago, etc. Conteúdo de Wart como um esquilo (A ESPADA ERA A LEI) pode ser visto também.
- Os sons emitidos pelo grande urso são reciclados dos efeitos criados apra Brutus e Nero de BERNARDO E BIANCA (1977).
- Último animado da Disney a terminar simplesmente com “The End; Walt Disney Productions”, como todos os antecessores lançados após ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. O próximo animado da Disney, O CALDEIRÃO MÁGICO, foi o primeiro com créditos finais.
- O co-diretor Art Stevens serviu de modelo para Amos Slade. Art Stevens, o veterano animador da Disney, que lançou sua carreira no estúdio Disney ao trabalhar no clássico Fantasia de 1940 e mais tarde como co-diretor em O Cão e a Raposa. Ele morreu de ataque cardíaco em Stúdio City, Califórnia no dia 22 de maio de 2007 aos 92 anos.
- Primeiro animado da história apresentado com som Dolby.
- Ainda que não tenha atingido um sucesso louvável, O CÃO E A RAPOSA conseguiu estabilizar o estúdio após a saída dos animadores clássicos e permitiu a produção do ousado (e fracassado) O CALDEIRÃO MÁGICO (1985).
Mais detalhes sobre essa animação da Disney: O Cão e a Raposa, click aqui: The Fox and the Hound (Wikipédia)  e aqui falando sobre o livro que essa animação é baseada: Wikipédia
Mais detalhes dessa edição acima no: Inducks
Abaixo a animação da Disney no YouTube, em 9 partes.

Fonte: Texto Disneypédia (Texto integral), Wikipédia e YouTube, imagens de diversos sites Disney na Web.

3 comentários:

Fabiano disse...

"Mas quem sai do convencional
Já não é mais normal,
Não sabem talvez
Que o mundo pertence a vocês..."
Música: O seu melhor amigo
_______________________________

Belíssimo! Gostei muito! Principalmente por ter incluído o vídeo com a música do melhor amigo. Eu ganhei o disco dessa história quando era criança e eu ouvia muito ela. Muito obrigado por ter colocado a sugestão, está de parabéns! Curiosamente você citou que este filme teve a produção que trabalhou também no filme da Pequena Sereia o qual tb gostei muito.
Abraços. Tenha uma boa semana.
FAbianoCaldeira.

Ludy disse...

Que bom que você gostou meu amigo. Quando tiveres sugestões pode me enviar por favor, muitas vezes o meu cérebro falha e não sei o que postar. Um abração e até a próxima.

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his essential thing, thus he/she wants to be
available that in detail, so that thing is maintained over
here.

Here is my web site: how to get lot of followers on instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails