quarta-feira, 21 de julho de 2010

Havita o pequeno índio que marcou a minha infância

Bob Grant, 1941
Havita é o nome pelo qual ficou conhecido no Brasil
  o personagem Little Hiawatha, surgido em 1937 num desenho animado da série Silly Symphonies (Sinfônias Ingênuas ou tolas, a mesma em que apareceu o Pato Donald em 1934) dos Estúdios Disney.
Originalmente, Hiawatha é o nome de um lendário ameríndio iroquês, descrito como um grande líder e orador de seu povo.
Esse pequeno garotinho indígena, marcou minha infância de uma forma muito especial. Eu ainda lembro que lia essas histórias cheias de  aventuras do pequeno Havita e desejava pertencer a sua tribo e também ser filho do grande chefe, e poder participar das aventuras com havita e Pão de Mel. A infância é sem dúvida nenhuma uma parte mágica e maravilhosa de um ser humano. A minha infância foi dura e complicada mas eu sempre tive o refúgio do universo Disney para me proteger e "lamber" minhas feridas.
 Os personagens Disney das minhas poucas revistinhas na época, eram meus amigos e confidentes, na verdade meus melhores amigos, meu porto seguro para os equívocos da vida.
Putz!!! já estou eu aqui "navegando na canoa do tempo no rio do passado".
Voltemos ao post de hoje sobre o nosso pequeno e querido  Havita.
Na versão Disney ele é uma criança índia, que vive suas aventuras com os animais da floresta ao lado de sua irmã e amiga Pão de Mel.
 Suas peraltices as vez irritam o pai, o chefe da tribo. Eventualmente, aparecem homens brancos (geralmente maus) em suas aventuras.
A primeira história de Havita publicada no Brasil, ocorreu em 1952, na revista O Pato Donald (leia detalhes mais abaixo nesse post) da Editora Abril.
 Várias histórias do indiozinho foram feitas por artistas brasileiros a partir dos anos 70. Mais detalhes sobre Havita e o desenhista Bob Grant: Aqui e também no: Inducks
O Pato Donald #34
A primeira história do pequeno Havita, saiu no Brasil em primeiro de julho de 1952 na revista "O Pato Donald" #34 com o título: "O Indiozinho Hawita" com roteiro e desenhos de Roger Armstrong.
Walt Disney 's Comics and Stories #43
Nos Estados Unidos essa história saiu em Walt Disney's Comics and Stories #43 em abril de 1944.
Abaixo você vai conferir a animação de 1937, mais precisamente 15 de maio de 1937, produzida por Walt Disney e dirigida por David Hand. Durante a narração de abertura, Havita é visto remando sua canoa em um rio. Após alcançar a terra Havita cai num buraco escondido na água e imediatamente provoca o riso dos animais da floresta. Havita zangado sai em perseguição dos animais que estão rindo e muitas confusões acontecem nesses 9 minutos que dura a animação, vale a pena conferir o... pequeno Havita. Bom divertimento.
Fonte: Wikipédia (texto integral), Inducks e  YouTube.

9 comentários:

Anônimo disse...

Havita.
Tenho por mim que o gaúcho Renato Canini desenhou aventuras do Havita. Lembro de uma especificamente, onde ele encontra um salteador mascarado...e muito azarado.
Cavaleiro da Lua

Bessa disse...

Olá, Ludy!

procurando por Hawita e Pão de Mel, acabei descobrindo o teu super-interessante blog. Esses indiozinhos também marcaram a minha infância...e que não data de ontem. Voltarei mais vêzes.

Um grande abraço, felicidades.

André

Ludy disse...

André bom dia!!
Fiquei muito feliz com o seu comentário aqui no Universo Disney. Volte sempre que desejar ok, o blog está sempre aí pra todos aqueles que de alguma forma apreciam os personagens Disney e mais especialmente as HQs Disney. Abração até o próximo encontro.

Anônimo disse...

Ô HAVITA A QUANTO TEMPO NÃO APARECIA,
É VERDADE AMIGOS

Unknown disse...

Sinto falta dos desenhos de qualidade que havia antigamente.

Unknown disse...

Sinto falta dos desenhos de qualidade que havia antigamente.

guille disse...

Soy nacido en 1942 y cuenta la leyenda que me regalaron un poncho y me decían Hawita .me quedo de sobrenombre hasta hoy

guille disse...

Traductor malo

guille disse...

Mala traducción

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails