quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"ZÉ DAS FILAS"
PRIMEIRA HQ DISNEY
BRASILEIRA A SAIR NOS EUA. Em 20 de junho de 1980 chegava nas bancas do Brasil o número 1493 do Zé Carioca, com 36 páginas. E o que chamava a atenção dessa revista era a história que abre a edição:
"Zé das Filas".
Roteiro de: Renato Vinicius Canini. Desenhos de: Roberto O. Fukue
.
Em Dezembro de 1988, esta história retornou no Zé Carioca número 1844. O número de páginas da revista também aumentou um pouquinho. das míseras 36 páginas, passou para (ainda ínfimas), 44 páginas e a histórinha, agora fechava a edição daquele ano.
No ano de 1999 o "Zé das Filas" volta em mais uma reedição agora já no finalzinho dos anos 90, mais precisamente em Maio de 1999, chega as bancas o número 2128, nessa época já uma revista mais encorpada com 68 páginas. Desta vez o "Zé das Filas " foi colocada no coração da revista.
Fechando esse material no Brasil, pela quarta vez é relançado, agora saindo no Zé Carioca 2308 de fevereiro de 2007. Voltando a ter suas páginas diminuídas, e das 68 passando agora para as 50 páginas que permanecem até hoje.

Essa história do Zé, também saiu na Colômbia em 3 de junho de 1994 , na revista chamada: José Carioca Mundialista nº 6. Publicado pela Abril cinco. O título em espanhol era: "José tras las filas". E pra fechar, ela foi publicada nos Estados Unidos pela primeira vez, em Agosto de 2006, na revista que homenageava 75 anos de Disney no mundo: Walt Disney Treasures, pela já ex-Disney, Gemstone. O título da história, "Zé das Filas" no Estados Unidos, ficou assim: End of the line, traduzido pro inglês por. Dwight Decker.

Viva nossos artistas brasileiros, que batalham muito a cada dia, para ter um lugar ao sol. Que dão o sangue para conseguir se sobressair num mercado tão competitívo. Viva Canini e todos os outros grandes artistas do mundo Disney no Brasil.

Fonte: Inducks Brasil, Wikipédia e sites Disney em geral.

Um comentário:

Leitura do Dia disse...

Olá Ludy, vi seu post e corri procurar na minha coleção, e agora, acabei de ler o "Zé das Filas". Canini é ótimo mesmo, um roteiro de primeira, tudo a ver com a realidade brasileira. Parabéns pelo post. Paulo Augusto

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails