Mais um vilão Disney apresentando suas "armas". Desta vez trazemos um dos maiores inimigos do Mickey: João Bafo-de-Onça.
João Bafo-de-Onça, conhecido simplesmente como Bafo (no original inglês: Black Pete/Pete).
O Bafo é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney. É mais conhecido como o arqui-inimigo do Mickey e como ladrão de bancos, ora enfrentando o Mickey e ora o Pato Donald e o Tio Patinhas. Junto com o Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros. Compõe a vilania de Patópolis. Bafo é casado com a Tudinha e o seu parceiro em alguns roubos é o Escovinha.
O Bafo surgiu no dia 15 de fevereiro de 1925 em Alice Solves The Puzzle (Alice e o Quebra-cabeça). Bafo está presente em pelo menos 20 curtas da série Alice. Depois de comprovar a vocação para a vilania, Walt Disney e os roteiristas dos Estúdios Disney escalaram o vilão para participar dos desenhos do Mickey e em outras aventuras. Das telas para os quadrinhos foi um pulinho, foi muito rápido. E a estreia do Bafo aconteceu na sequência de tiras diárias de jornal intitulada. "O Vale da Morte", em primeiro de abril de 1930. Apartir dai o Bafo não parou mais, e sua presença transformou-se numa constante nas animações e gibis.
Mas pra ser vilão não é tão simples assim. Não é um trabalho tão fácil. Ele tem que elaborar planos que já nascem fracassados, levar sempre a pior no final das histórias, atormentar o herói e além de tudo isso ainda tem que conquistar o público. E pra ter esse sucesso, que o Bafo comprovadamente tem, é preciso ainda conseguir ressaltar o bom caráter do "moçinho" com a sua própria falta de caráter e com sua maldade e vilania.
Curiosidades: Apesar de nunca ser mostrado claramente, o Bafo é um tipo de gato.
No desenho: "Turma do Pateta" o Bafo não é um vilão, é um vizinho do Pateta, casado com Peg e tendo os filhos PJ (Pete Junior) e Matraca.
Fora os desenhos e histórias, Bafo foi mascote da Marinha Mercante americana durante a Segunda Guerra mundial.
Foi vilão nos videogames: Mickey Mousecapade, Disney's Magical Quest, Mickey Mania, World of Illusion e Kingdon Hearts II.
Em 2005 a extinta revista Aventuras Disney nº 5 fez uma justa homenagem aos 80 anos (na época), ao Bafo. Uma edição comemorativa trazendo seis histórias geniais estreladas pelo Bafo.
Pluto e a carrocinha (1936) Floyd Gottfredson.
A Escuna Perdida (1962) Paul Murry.
O Ouro da Vila Cacto (1978) Joseph Tello Gonzales.
Aprendendo com os animais (1981) Gérson Teixeira e Verci de Mello.
O Superpateta (1987) Verci de Mello.
A prisão Domiciliar (2004) Carlo Panaro e Ottavio Panaro.
Cronologia:
1925- Estréia na série de curta-metragens de Alice, de Walt Disney.
1928- É o primeiro vilão a encarar o Mickey, em O Vapor Willie.
1930- Primeira a parição nas HQs em O Vale da Morte de Floyd Gottfredson.
1940- Disney tira a perna-de-pau do Bafo no desenho animado The Riveter.
1942- Gottfredson explica o sumiço da perna-de-pau nas tiras de O Mistério do Rio.
1953- É o vizinho encrenqueiro do Donald no desenho O Novo Vizinho.
1960- Ganha um par romântico , a Tudinha, criação e Romano Scarpa.
1977- Bafo começa a trabalhar com o primo Algatone, cortesia de Scarpa.
1987- Pariticipa da série Duck Tales - Os caçadores de Aventuras.
1992- É o vizinho chato do Pateta na série animada Turma do Pateta.
2005- Aparece como empresário inescrupuloso no desenho House of Mouse.
E assim fechamos mais um post sobre a série: Vilões da Disney. Em breve teremos mais vilões pra você, amigo disney.
Fonte: Wikipédia, Inducks Brasil, revista Aventuras Disney n°5 e diversos sites Disney.
Um comentário:
Rudy, muito legal esse post do Bafo. Ele é um vilão versátil, que pode ser utilizado em diversos tipos de roteiro. Digo isso, porque ele participa de todo tipo de "canalhice", roubando, chantageando, sendo inconveniente e fanfarrão. Adoro as aventuras detetivescas do Mickey com o Pateta, e em muitas delas, o Bafo está lá. Uma das minhas preferidas é "O Mistério do Vale Florido" no Mickey nº265. Valeu, agora vou ver os posts dos outros vilões. Abraço. Paulo Augusto
Postar um comentário