quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vilões da Disney

VILÕES DISNEY
MAGA PATALÓGIKA.
Maga patalógika (Mágica De Spell, no original em inglês). A Maga foi criada pelo genial Carl Barks. É uma bruxa que costantemente tenta roubar a moedinha número 1 do Tio Patinhas para transforma-la num amuleto que segundo ela, a transformará na Pata mais rica do mundo.
A Feiticeira, apareceu pela primeira vez em "The Midas Touch" (Toque de Midas, em português). publicada em dezembro de 1961. Essa história saiu recentemente nas Obras completas de Carl Barks, O Melhor da Disney. Uma coleção de 41 volumes caprichados, que a Editora Abril lançou para brindar os fãs e colecionadores de quadrinhos Disney, e também homenagear o grande Mestre Disney, Barks.
Mas, retornando a história "Toque de Midas", a Maga surgiu nessa HQ para ser uma nova antagonista do Tio Patinhas além dos Irmãos Metralha, e de Pãoduro Mac Money. O mais interessante é que Barks criou uma bruxa, que se afasta totalmente do clichê de velha decrépita com aquele narigão verruguento e pêlos no queixo, geralmente associado às bruxas e feiticeiras das histórias.
Pra você ter uma idéia Carl Barks se inspirou-se na aparência da atriz italiana Sophia Loren, para compor sua Maga, e também a tornou sedutora, amoral e um tanto ameaçadora. Falando sobre a personagem Barks dizia que Mortícia Addams, personagem similar da tiras de Charles Addams teria sido outra de suas fontes de inspiração para criar Maga Patalógika. Barks também se inspirou na feiticeira Circe da mitologia para dar o toque final nessa maluca.

Maga Patalógika vive na subida do Vesúvio, perto de Nápoles, Itália onde a "malvada vilã" nasceu em 1908. Sua principal motivação, e objetivo absoluto na vida, é roubar do Tio patinhas a moeda número um e derretê-la nas lavas ferventes do Vesúvio, para fazer um poderoso amuleto mágico que lhe dará o toque de Midas.

Em algumas histórias a Maga se une aos Irmãos Metralha ou com sua melhor amiga Madame Min (lançada no longa-metragem a Espada Era a Lei). Outra parceira frequente é sua sobrinha Magali, que pode ser tanto uma colega de brincadeiras quanto uma pedra no sapato (se eles usassem saátos lógicamente), de Huguinho, Zézinho e Luisinho, dependendo da história.
Curiosidades:
Maga Patalógika era personagem semi-regular no seriado de animação Duck Tales.
Daniel Branca desenhista argentino se especializou em desenhar histórias da Maga Patalógika.
A Maga é uma feiticeira incrivelmente poderosa. E possui vários poderes mágicos.
A habilidade de se teleportar a várias léguas de distância,
a capacidade de voar numa vassoura mágica, o poder de criar e transmutar matéria, a facilidade de gerar correntes elétricas com muita força e a capacidade de se transformar em qualquer tipo de criatura que queira ser.
Recentemente a Dark Horse Produziu estatuetas de seis personagens Disney criados por Carl Barks, e um dos personagens escolhidos pra ter sua estatueta foi ela...Maga patalógika.

Em breve, mais um personagem vilão da Disney aqui no: UNIVERSO DISNEY.
Fonte: Wikipédia, revistas do acervo pessoal, sites Disney e Inducks Brasil.

7 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

É erro do meu computador ou você não pôs as curiosidades?

Ludy disse...

Oi matheus é que eu estou testando o post. Eu coloco e tiro do blog para ir acertando as imagens e textos e corrigindo erros. talvez você tenha entrado no momento que eu estou fazendo isso hehehehehe. Um abraço amigão.

Matheu$ Guarany disse...

Puxa, eu achei que eu era o único a fazer isso, hehe...

Leitura do Dia disse...

Ludy, que post excelente. A Maga Patalógika é muito charmosa. Adorei saber da inspiração de Barks para a formação da personagem. Gosto muito dessa vilã, ela é muito talentosa, e dá um clima todo especial nas histórias com o Tio Patinhas e a nº 1. Esses dias li uma história dela que achei muito legal, no Tio Patinhas nº500: "O Depósito Oceânico" de Marco Rota (roteiro e desenhos) outro fanático por Barks. Nessa história, o Tio Patinhas constrói um imenso depósito de dinheiro para centralizar toda sua fortuna. Acontece que a Maga apronta pra cima dele e rola uma aventura saborosa, daquelas que não dá pra respirar direito até o final. Parabéns de novo, Ludy, seu blog é muito 10. Abraço. Paulo Augusto

Ludy disse...

Ola caro Paulo Augusto. Muito obrigado por participar ativamente do meu blog. Seus comentários sempre são muiteto pertinentes, lúcidos, inteligentes e de uma precisão inquestionável. Fico Muito feliz com sua participação efetiva aqui no Universo Disney.
Paulo Você é sempre bem vindo nesse Blog. Um abraço amigo Disney.

Thais Romão disse...

OI
bom dia

Além desses vilões, estou procurando imagens dos Irmãos Escova... teria alguma coisa??

Coroas sabidas disse...

Oi Ludy, adorei seu blog .Essas histórias fizeram parte da minha infãncia.Hoje estava comentando com uma amiga sobre a Magali e fui procurar uma imagem dela mas não encontrei.Cheguei até aqui . será que você me conseguiria uma imagem dela?
Abraços
Aline (2006aline@gmail.com)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails