domingo, 3 de janeiro de 2010

DISNEY BIG 3
Pra levar sempre com você

A publicação Disney Big, que já está na sua terceira edição, é considerada pelos fãs, admiradores e colecionadores de quadrinhos da Disney e da turma de Patópolis como uma das publicações mais importantes do gênero no Brasil.

Ela foi lançada no País, no final de 2008, e levava apenas o nome de "DISNEY BIG, Pra levar sempre com você " Detalhe: não tinha numeração na sua capa. A revista foi recebida no Brasil com muita festa pelos fãs de quadrinhos Disney. E já começou bem, pois tinha todo o cuidado da Editora Abril em colocar na praça uma publicação de qualidade e esmero, a começar pela capa cartonada, 308 páginas e uma seleção de histórias de dar água na boca de qualquer fã da Disney. Tínhamos ali, Paul Murry, Marco Rota, Jack Bradbury, William Van Horn, Carlos Edgard Herrero, Tony Strobl, Massimo De Vita, e outros grandes nomes entre desenhistas e roteiristas consagrados no Universo Disneyano e também tínhamos naquela edição, como nas edições seguintes, o trabalho de um dos maiores mestres Disney da atualidade. Os fãs têm um carinho todo especial, por ele ser um discípulo de Carl Barks. Sim, eu estou falando de ... Don Rosa.

Mas vamos a o que interessa. Trazer detalhes das histórias dessa edição. Na minha opinião, a melhor de todas elas.

A pesquisa e a seleção de histórias é de Paulo Maffia, sempre com a mão certeira para brindar os leitores com ótimas histórias da Disney. Essa edição também é dedicada à memória de Ivan Saidenberg, falecido no dia 30 de setembro de 2009. Ele criou personagens muito bacanas para o já vasto Universo Disney. "Crias" dele: Morcego Vermelho (Peninha), Morcego Verde (Zé Carioca), Pena Kid, Pena das Selvas (de novo o Peninha em ambos), Penado (O Espírito que Desanda) e os primos do Zé Carioca entre outros.

Na primeira história, que começa na página 6 dessa edição saborosa, já somos brindados com o talento inquestionável de Don Rosa.

UMA VIDA DE SONHO (produzida originalmente nos Estados Unidos em 12/2002. Página 6 Do Disney Big 3).

Roteiro e Desenhos de: Keno Hugo Don Rosa.

Com uma máquina furtada do Professor Pardal, os Metralhas invadem os sonhos do Tio Patinhas para obter a conbinação do cofre. Essa saiu no TP # 457 - E é uma espécie de capítulo informal da saga do velho muquirana. Esta história é um resumão de vários trechos do passado do Tio Patinhas. Os coadjuvantes são os Metralhas, e também tem uma participação do sempre hilário Donald, dos espertos Huguinho, Zezinho e Luisinho, Professor Pardal, Lampadinha, Dora Cintilante e outras figuras que já pintaram "na Saga do Tio Patinhas".

A história foi dividida em duas partes. E é uma das minhas histórias preferidas do Universo Disney. Está na minha lista das melhores.

A CIDADE PERDIDA DE ATLÂNTIDA (Produzida originalmente em 1952. Página 32)

Desenhos de: Paul Murry.

Mickey e Pateta descobrem que ladrões de banco estão usando uma lendária cidade submersa como esconderijo. Participam desta história além dos nossos heróis: Coronel Cintra, João Bafo-de-Onça e JP Nota.

PAPAGAIO DISCO CLUBE (Produzida originalmente em 1961. Página 53)

Roteiro de: Ivan Saidenberg Desenhos de: Roberto O. Fukue.

Zé Carioca apresenta a balada mais quente e atrapalhada da Vila Xurupita. O papagaio malandro e mais querido do Brasil apronta todas, em mais uma história do nosso inesquecível Saidenberg, e os desenhos bacanas pra dizer o mínimo, do Fukue. Essa história ainda conta com a participação de Nestor, Rosinha, Afonsinho e Pedrão.

EXPEDIÇÃO SECRETA (produzida originalmente em 1959. Página 60)

Desenhos de: Tony Strobl. Arte final: John Liggera.

Donald e sobrinhos viajam até o coração da África em busca de uma rara borboleta. E passam por mil perigos ao lado de Congo Baruel, uma espécie de caçador e explorador local que os leva selva adentro. Encontram uma tribo de pigmeus nativos e passam por sérios apuros. Não conto o resto pra não perder a graça. Aventura digna da Sessão da Tarde. Personagens desta história: Donald, Sobrinhos, Tio Patinhas e Congo Baruel.

A TORRE SINISTRA(Produzida originalmente em 1975. Página76)

Roteiro de: Ivan Saidenberg. Desenhos de: Primaggio Mantovi.

Os agentes secretos 00-Zero e Pata Hari investigam uma construção mal-assombrada. Eles vão parar na Londônia, onde têm que investigar um grande assalto numa joalheria e acabam se deparando com o misterioso fantasma da torre sinistra do título. Essa história tem aparticipação do 00-Zéro (como ele mesmo, hehehe) Pata Hari, 00-54, Bronka e Grande Bronka.

UM FURO NA REPORTAGEM (Produzida originalmente em 1984. Página 86).

Roteiro de: Arthur Faria Jr. Desenhos de: Euclides K. Miyaura.

Peninha tem que fotografar e entrevistar seu próprio alter-ego, o Morcego Vermelho. E aí a confusão tá armada, sobra pra todo mundo. E o Coronel Cintra deve estar com dor de cabeça até agora. Risos na certa com o trapalhão Peninha. Personagens desta história pra lá de engraçada: Peninha, Morcego Vermelho, Tio Patinhas, Coronel Cintra, Pato Donald, Pamonha e chefe do Pamonha.

DE VOLTA PARA O PRESENTE (Produzida originalmente em 2001. Página 95).

Roteiro de: Carol e Pat McGreal. Desenhos de: Marco Rota.

Lampadinha, o assistente do Professor Pardal, desperta 500 anos no futuro. E agora? Será que ele vai conseguir voltar? Essa história é muito, muito interessante. Os diálogos existem somente na primeira página. Pardal, as voltas com mais uma de suas invenções malucas, faz o monólogo de sempre com o Lampadinha, que somente ouve o professor. Depois disso algumas coisas acontecem e da segunda página em diante o protagonista absoluto dessa história emocionante é o Lampadinha. É como se fosse um filme mudo, muita ação do personagem, mas sem diálogos. Eu recomendo essa história sobre o poder e a força da amizade. Linda mesmo. A história faz parte da Subsérie "Tributo a Barks" e como eu citei acima foi praticamente desenvolvida sem balões. Personagens dessa história singela e linda: Professor Pardal e Lampadinha.

PONDO BANDIDOS NA ORDEM (Produzido originalmente em 1979. Página 109).

Roteiro de: Carl Fallberg. Desenhos de: Jaime Studio Diaz.

Os arquivos de Sir Lock Holmes, contendo fichas de perigosos criminosos, correm o risco de ir parar em mãos erradas. Pode cair nas mãos do famigerado professor Nefárius ou quem sabe nas mãos do perigoso Jaque Tripador. Participam dessa história: Sir Lock Holmes, Mickey, Professor Nefárius, Boca Mole, Comprido, Tatu, Jaque Tripador e Luís Canhoto. A história pertence à Subsérie "Sir Lock".

UM PAULISTA NA CORTE DO REI MOMO (Produzida originalmente em 1973. Página 117).

Roteiro de: Ivan Saidenberg. Desenhos de: Renato Vinicius Canini.

Zé Paulista viaja para o Rio de Janeiro para participar do Carnaval ao lado do primo. Será que ele tem samba no pé? É o que vamos saber nessa divertida história com o mestre Canini mostrando todo o seu talento ao desenhar o divertido Zé Carioca, e o roteiro sempre engraçado e gostoso do nosso Ivan. Personagens nessa história carnavalesca: Zé Carioca, Zé Paulista, Nestor, Pedrão e Rosinha.

MICKEY NO REINO DE SHAMBOR (Produzida originalmente em 1999. Página 122).

Roteiro de: Carol e Pat McGreal. Desenhos de: Cèsar Ferioli Pelaez.

Mickey vive uma aventura dentro de um livro mágico de um reino encantado cheio de vilões, navios voadores, donzelas em perigo e muita, mas muita ação. A história foi publicada em duas partes e faz parte da Subsérie "Shambor". Personagens dessa história: Mickey, Yeckim, Princesa Einim, Pássaro do Trovão e Mandíbula.

EU, O SUPERPATO (Produzido originalmente em 1984. Página 139).

Roteiro de: Funcionários Di IF. Desenhos de: Massimo De Vita.

Para evitar a falência de sua companhia cinematográfica, Tio Patinhas resolve produzir um filme sobre o herói da cidade. Sim ... esse mesmo que você pensou ... Superpato, o diabólico Vingador. Mas por uma dessas ironias do destino, quem está cotado para representar o papel do Superpato nas telas é o Gastão e o Donald será apenas o dublê. Os Metralhas estão também na área aprontando pra cima do velho muquirana. Histórinha divertida que tem como protagonistas: Tio patinhas, Donald, Gastão, Lucas Splitberg, Irmãos Metralhas e lógicamente o Superpato.

VIDA DE SUPER-HERÓI (Produzido originalmente em 2002. Página 164).

Roteiro de: Massimiliano Valentini. Desenhos de: Maria Luisa Uggetti.

Uma tarefa nada fácil na vida de um repórter: entrevistar o Superpateta. O repórter passa por poucas e boas e acaba sendo salvo pelo Super algumas vezes. Personagens dessa história: Superpateta, Pedro Mingau e Jimão Leve.

VAI TRABALHAR, PATUSCO! (Produzido originalmente em 2000. Página 178)

Roteiro de: William Van Horn. Desenhos de: William Van Horn.

Um segredo da Família Patinhas é descoberto e toda a fortuna do Velho Pão Duro corre perigo. O Tio Patinhas recebe a visita de um advogado muito suspeito com um requerimento exigindo metade da fortuna do Tio Patinhas ou um acre e meio de dinheiro para o seu único irmão, Patusco. Que história maluca, vá até o fim pra conferir o desfecho. A história foi produzida em duas partes e tem como personagens principais: Tio Patinhas, Donald, Patusco, Huguinho, Zezinho, Luisinho e o advogado corrupto Ego Ista. Detalhe, na página 196, no sexto quadrinho, uma velha piada com o nome da cidade do tradutor Marcelo Alencar ... Jacutinga.

O TESOURO DO CAPITÃO GANCHO (Produzido originalmente em 1961. Página 197).

Desenhos de: Jorge Kato.

Zé Carioca descobre que há um tesouro escondido no lago do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Tem confusão na área. Personagens: Zé Carioca, Rosinha, Capitão Gancho, Barrica, Peter Pan, Fada Sininho e o famoso crocodilo Tic Toc com seu despertador na barriga.

ESQUEÇA! (Produzida originalmente em 2002. Página 208)

Roteiro e desenhos de: Hugo Keno Don Rosa

Em mais um tentativa de roubar a Número Um, Maga Patalógika faz com que Donald e Tio Patinhas percam a memória. Outro golpe de Maga que faz um feitiço para provocar amnésia parcial em suas vítimas. Seguramente essa é uma das HQs Disney mais engraçadas que já li. Essa história de Don Rosa é simplesmente hilária. Cuidado com ... DING ...! ... Esqueci o que ia dizer ... Ah! lembrei, essa história saiu no TP # 450.

O CHEFE PÉ-GRANDE E OS GUERREIROS FANTASMAS (Produzido originalmente em 1970. Página 221).

Desenhos de: Paul Murry.

Nossos heróis Mickey e Pateta investigam as aparições de misteriosas criaturas em uma reserva indígena. Uma das melhores histórias da dupla de detetives bem no meio do velho e inóspito Oeste. Com direito até a índios atrás de diligências, digno de um filme de bang-bang. Personagens desta história: Mickey, Pateta, Minnie, Coronel Mostarda, Chefe Pé-Grande, Delegado Zeca, Marco, Lino e Cabo Alarico.

O PRIMO MEIO QUILO (Produzido originalmente em 1977. Página 245).

Roteiro de: Ivan Saidenberg. Desenhos de: Carlos Edgard Herrero.

Para roubar o Tio Patinhas, os Irmãos Metralhas ganham uma ajuda de um primo nada confiável. Confusão certa, e pra nós leitores Disney, uma certeza de boas risadas com mais uma da quadrilha mais "sem noção" dos quadrinhos. Principais personagens: Irmãos Metralhas, Primo Meio-Quilo e claro o nosso querido muquirana de plantão ... Tio Patinhas.

A LENDA DO TRONO DE OURO (Produzido originalmente em 2002. Página 252).

Roteiro de: Marco Rota. Desenhos de: Marco Rota.

Tio Patinhas, Donald e sobrinhos buscam um valioso artefato de ouro na Índia. Mais uma vez Maga Patalógika em ação, pois ela também deseja ter esse trono de ouro que lhe dara poderes inimagináveis. Será que Maga vai se dar bem desta vez ????? Personagens dessa história: Tio Patinhas, Maga Patalójika, Pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho.

PERIGO EM ÓRBITA (Produzida originalmente em 1987. Página 268).

Roteiro de: Arthur Faria Júnior. Desenhos de: Irineu Soares Rodrigues.

O professor Gavião aponta um poderoso canhão contra a terra. Agora só o Clube dos Heróis pode salvar o planeta. Personagens dessa histórinha: Kid Mônius, Ted Tampinha, Professor Gavião, Clube dos Heróis, Vespa Vermelha, Superpateta, Morcego Vermelho e Superpata.

E fechando essa super edição do Disney Big 3, temos mais uma do grande mestre Disney Don Rosa.

A COROA DOS REIS CRUZADOS (Produzida originalmente em 2001. Página 277)

Roteiro e Desenhos de: Hugo Keno Don Rosa

Tio Patinhas, Donald e sobrinhos em uma jornada épica para encontrar uma jóia desaparecida há séculos. Essa história saiu no melhor estilo revista de aventuras, tipo National Geographic. Uma aventura atrás de um tesouro que pertenceu aos Templários. Muita "adrenalina", correrias, com direito até a bonecos vodu do Tio Patinhas e do Donald, esse por sinal um dos momentos mais hilários dessa história, das páginas 293 à 296 você vai rir muito. No Brasil esta história saiu anteriormente no TP # 445.

Ufa! quanto trabalho. Mas valeu a pena! Essa, é a minha humilde contribuição para a divulgação dos quadrinhos Disney. E também para que os novos leitores tenham uma espécie de guia de algumas das mais bacanas Edições Disney que estão chegando ao mercado.

Até o próximo post.

4 comentários:

Unknown disse...

Ei.. não sabia que vc tinha Blog Ludy..(vc tem de fazer iguais uns e outros que aproveitam qualquer oportunidade para divulgar o blog XDD)

Já vai para os favoritos do meu..o/

Macgaren, comunidade Quadrinhos Disney

Matheu$ Guarany disse...

Puxa Ludy, deve mesmo ter dado um trabalhão! Parabéns pela iniciativa, continue assim!

xandrohq disse...

Obrigado por colocar na lista: "Vale a pena conferir...",se posivel coloque o banner(claro se quiser!)ah,faz um também,assim colocarei no meu como paceria,adorei teu blog pois fala de quadrinhos Disney,que nóis amamos..hehe..abração e já sendo o primerão a te seguir!!

Leitura do Dia disse...

Ludy, você tem toda a razão. Disney Big é 10. Guardo com carinho os meus, e curto de montão ler um gibi com bastante histórias, assim a gente leva mesmo pra todo lado, aproveitando todas as oportunidades de leitura. Parabéns pela excelente matéria. Abraço. Paulo Augusto

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails