terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vilão Disney

VILÕES DISNEY
CAPITÃO GANCHO
Ola amigos Disneyanos! Escrever sobre esse vilão (Capitão Gancho), é algo muito complicado e traiçoeiro. Respondo: Pra começar, ele não pertence a enorme galeria de personagens da Disney. Ele é sim, um personagem ficcional, mas não do Universo Disney, coadjuvante (de luxo), do livro e peça de teatro - Peter Pan de James Mathews Barrie.
O Capitão James Gancho (James HooK no original), é um dos mais conhecidos vilões da literatura e cinema. James Gancho ou simplesmente Capitão Gancho como é popularmente conhecido é um notório Capitão Pirata que comanda um navio chamado "Jolly Roger", ancourado em uma baia da Terra do Nunca ("Neverland", alguém aí lembrou do Michael Jackson).
Possui a mão direita substituída por um gancho, cortada propositalmente por seu arquiinimigo Peter Pan em uma luta contra o mesmo, onde foi dada de comer por ele a um grande crocodilo que apreciou tanto o seu sabor, que veio a perseguir o Capitão para devorar o que lhe restou desde então. Por sorte, ou para sorte do Capitão Gancho, o crocodilo engoliu um relógio e sempre ao se aproximar o "TIC TAC" previne Gancho de sua chegada e de ser devorado.







O imediato do Capitão Gancho é Starkey, não como atribuído por muitos popularmente.
Smess conhecido no Brasil e consagrado pelos desenhos Disney como "Barrica", na realidade só vem a ser o seu braço direito, o seu homem de confiança. Ele não era o seu melhor amigo, pois o Gancho é desprovido de amigos. Ele detesta Peter Pan obsessivamente, como também os meninos perdidos. Ele está disposto a persegui-los a vida inteira para vê-los andar na prancha e matar Peter Pan.
Só pra concluir esse pequeno post, pobre em detalhes. Não há a menor dúvida quanto ao fato de que a animação de Disney tem um papel crucial, muito importante e relevante na propagação da obra do escritor Barrie. Afinal de contas, o primeiro contato que temos com a obra desse autor, é pelo desenho da Disney. Porém a visão de Peter Pan apreendida pelo mundo ocidental, é a imagem de Peter Pan, Capitão Gancho, Sininho, Barrica e demais personagens, desenvolvido por Walt Disney. Isso no mínimo é curioso

Peter Pan: o longa-metragem de animação da Disney é considerado um clássico. Produzido pelos estúdios Disney em 1953. O orçamento desse filme na época foi de 4 milhões de dólares e arrecadou mais de oitenta milhões.
Abaixo alguns filminhos relacionados ao nosso vilão de hoje. O Capitão James Gancho.












Fonte:Wikipedia, Youtube, imagens captadas em diversos sites da Web.

16 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC...
Puxa!!! Que post incrível, Ludy, nota 10! Cheio de curiosidades! Eu, particularmente, não ligo muito para personagens fora dos quadrinhos tradicionas( do Donald e do Mickey), mas vc realmente me chamou a atenção com o seu trabalho aqui!
Até Mais

Leitura do Dia disse...

Ludy, o Capitão Gancho é terrível. A história de Peter Pan, na adptação de Disney, é perfeita. Envolve muitos medos e desejos do universo da criança; voar, subir em lugares altos, lutar contra piratas, conviver com os índios, morar numa árvore, fadas, princesas, romance, aventura e muita diversão. Além do que, os personagens são humanos (não são antropomorfos como em Barks), e isso dá um senso maior de realidade. O terrível no Capitão Gancho, é que ele é um adulto querendo fazer mal à crianças. Isso sempre foi e sempre será repugnante. Por essas e outras, o Capitão Gancho merece perder sempre para o Peter Pan, e ele que tome cuidado com o crocodilo... Seus posts fazem a gente voar como Peter Pan, são como pó de pirlimpimpim em nossa imaginação. Um grande abraço, e obrigado por mais esse momento agradável. Paulo Augusto.

Ludy disse...

Obrigado amigos pelos comentário. Estive para desistir desse post por várias vezes. Foi uma verdeira guerra interna que acontecia dentro de mim. O Capitão Gancho não é um personagem Disney. Mas foi com o filme de animação da Disney que ele acabou entrando no imaginário Disneyano. Foi muito cansativo de fazê-lo (o Post), pois foi um dia que eu estava muito cansado mas eu já havia empenhado a minha palavra dizendo que postaria essas informações ainda no dia. E minha palavra é sagrada pra mim, pois é umas das coisas de que não abro mão é de cumprir ou pelo menos tentar com todo o empenho cumprir o que prometo.Ma consegui dormi 4 horas, mas consegui.Abração amigos até a próxima.

Milhões de Quadrinhos disse...

Gosto muito quando o Capitão Gancho enfrenta o Pato Donald,o Tio Patinhas e o Capitão Mobidique.

Anônimo disse...

It's a pity you don't have a donate button! I'd without a doubt donate to this fantastic blog! I guess for now i'll settle for book-marking and adding your RSS feed
to my Google account. I look forward to fresh updates and will share this site with my Facebook group.
Talk soon!

my web-site :: akribos

Anônimo disse...

This is very interesting, You are a very skilled blogger.
I've joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I have shared your website in my social networks!

my site: womens watches

Anônimo disse...

peter pan é um pirralho boboca eu amo é o capitao gancho!desde pekena quadno eu e meu primo brincavamos de desenho animado eu fala:ok,mas se for uma luta de peter pan quro ser o capitao gancho.

Anônimo disse...

I'm impressed, I must say. Seldom do I come across a blog that's both educative and engaging, and without a doubt, you have hit the nail on the head.
The problem is something that too few people are speaking intelligently
about. I am very happy I found this during my hunt for something
relating to this.

Feel free to surf to my web page - wiki.cpa3y.net

Anônimo disse...

Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other websites?
I have a blog based upon on the same information you discuss and would really like
to have you share some stories/information. I know my audience would value your work.
If you're even remotely interested, feel free to shoot me an email.

my web site ... www.numbatconspiracy.com

Anônimo disse...

This piece of writing is actually a pleasant one it assists new net visitors, who
are wishing in favor of blogging.

My site nubreak57.free.fr

Anônimo disse...

The other day, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a
youtube sensation. My apple ipad is now broken and
she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!


Also visit my weblog; online business

Anônimo disse...

Every weekend i used to pay a visit this site, as i wish for enjoyment, as this this web
page conations genuinely fastidious funny material too.


Feel free to visit my website ... www.phantomwithdrawals.com

Anônimo disse...

Hi colleagues, how is everything, and what you
want to say on the topic of this paragraph, in my
view its really remarkable designed for me.

Have a look at my web-site; http://wiki.dbffo.com/index.php?title=Benutzer:CecileDIV

Anônimo disse...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems
as though you relied on the video to make your point.
You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read?


my page - https://cryptoparty.org/

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how
could i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear
idea

my web page :: Wiki.Nonverbaal.Nl

Anônimo disse...

Hiya! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when browsing from my iphone4. I'm trying to find a template or plugin that might
be able to correct this problem. If you have any suggestions, please share.
Cheers!

my page - victorinox watches

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails