segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uncle $crooge # 348

Olá leitores e visitantes do Universo Disney!!!
Semana passada eu estava lendo o Disney Big #9 e me deparei na página 100 com uma história dinamarquesa do William Van Horn, roteiro e desenhos, chamada: Se Correr, O Bicho Cobra! (Out Of The Blue no original inglês). Eu não "curto" muito o trabalho do Van Horn e não gosto daquele personagem que ele criou o tal Patusco. Eu já havia lido esta história quando foi publicada pela primeira vez no Brasil, em março de 2005, no Pato Donald Extra #1 (que alias durou somente duas edições e vinha com uns brindes "sem noção", valeu pela tentativa Abril, mas não "rolou", pelo menos não para mim.), O que me chamou a atenção nesta história é que eu tinha essa edição original onde esta história foi publicada também em 2005, com alguns meses de atrazo em relação ao Brasil. Aqui saiu em março e nos Estados Unidos na edição de Uncle Scrooge #348, que apresento abaixo, foi publicada somente no final de 2005 em dezembro mais precisamente. Minha intenção com esses post é apresentar pra você leitor do blog, a edição do Uncle Scrooge #348 que tenho em minha pequena coleção Disney e onde foi publicada, somente uma vez nos EUA, essa pequena aventura do Donald cobrando o velho tio. Veja a capa abaixo, com ideia e desenho do Van Horn e cores de Susan Daigle-Leach.
Abaixo o sumário da edição Uncle Scrooge # 348
Eu lembro que quando comprei essa edição, foi pura e simplesmente pelo Vicar, de quem sou um grande fã. Essa edição # 348 vem com duas histórinhas do Vicar. Outro ótimo desenhista  e que abre essa edição é o argentino Daniel Branca, infelizmente esse grande artista faleceu no início de 2005. A história abaixo tem a mão certeira do Daniel Branca com trama de Joel Katz e roteiro do inglês Donne Avenell.
Essa edição de Uncle Scrooge foi publicada nos Estados Unidos em pleno mês de dezembro, por isso a temática natalina nas histórias.
Essa primeira aventura da edição é de origem dinamarquesa e chama-se: "O Presente Gelado" (White Christmas Worries no original inglês). Foi publicada pela primeira vez em novembro de 1982. No Brasil foi publicada somente uma vez, no Tio Patinhas # 259 de 15 de dezembro de 1985, (atenção Maffia, aí vai uma dica de republicação para o Natal de Ouro #2, é uma bela história natalina).
Sinopse: parece que Patópolis terá um natal sem neve, o sol teima em se fazer presente o tempo inteiro. No clube dos bilionários de Patópolis surge então uma aposta  envolvendo  o Tio Patinhas, de que nevará antes do natal . E parece que uma certa bruxa também vai aparecer para complicar tudo pro lado do velho muquirana.
Abaixo mais uma histórinha natalina bem bacana e agora com o desenho genial do Vicar.
"The Christmas That Almost Wasn't" algo como: O Natal que Quase Não foi, é inédita no Brasil. Mais uma história da Dinamarca com roteiro da inglesa Janet Gilbert e desenhos do Vicar. Foi publicada pela primeira vez em 11 de dezembro de 1998 e tem como protagonista o aloprado Professor Pardal (personagem que eu gosto muito!!!).
Sinopse: Enquanto Pardal e Donald transportam uma enorme árvore de natal, o Lampadinha acaba caindo do caminhão e se perdendo deles antes da ceia de natal. Uma histórinha muito emocionante. Essa poderia entrar também em uma edição natalina aqui do Brasil, não iria fazer feio, uma linda história sobre o poder da amizade.
Abaixo mais uma história de natal com a marca de qualidade do Vicar.
Essa chama-se: "O Festival De Inverno" (The Duckburg Ice Festival no original inglês), Novamente temos um ótimo roteiro da inglesa Janet Gilbert e do mestre Disney Vicar nos desenhos. Essa aventura foi publicada pela primeira vez em 16 de janeiro de 1996 e foi publicada no Brasil em três oportunidades. A primeira vez saiu por aqui na revistas do Pato Donald # 2103, de janeiro de 1997. foi republicada na Coleção Disney Série Espaçonaves #1 de setembro de 1998. A última vez que foi publicada no Brasil foi em Seleção Disney (Encadernada, 2a. Série).
Sinopse: Uma competição  de patinação artística vai acontecer no parque da cidade. Quem está lá... Margarida, Donald e Gastão. Humm!!! isso me cheira a confusão. Alem disso, o Tio Patinhas e o professor Pardal procuram um anel de diamantes que também está perdido no parque. E por onde andam Huguinho, Zezinho e Luisinho nesta história... os meninos também comparecem, com muito chocolate quente pra vender.
Abaixo uma história que envolve a famigerada quadrilha irmãos Metralha.
Mais uma aventura de natal e essa chama-se: "Reunião de Natal" (The Xmas Gathering no original inglês). Mais uma história dinamarquesa. Publicada pela primeira vez em 21 de novembro de 1997, "Reunião de Natal", tem roteiro do dinamarques nascido em Copenhagen, Gorm Transgaard e desenhos da bela espanhola nascida em Cordoba, Maria José Sánchez Núñez. No Brasil esta histórinha foi publicada somente uma vez na edição Natal de Ouro #20 de novembro de 1998.
Sinopse: Os famigerados, e quase sempre, incompetentes, irmãos Metralha, resolvem reunir todos os Metralhas do mundo para juntos fabricarem um robô gigante, já dá pra imaginar o que eles querem fazer com esse monstrão de ferro e lata.
Vamos fechar com a história que me levou a fazer esse post.
"Se Correr, o Bicho Cobra" (Out Of The Blue no original inglês). Publicada pela primeira vez em primeiro de outubro de 2004, "Se correr, o bicho cobra", tem roteiro e desenhos do americano William Roger van Horn. Foi publicada no Brasil pela primeira vez em março de 2005 na edição número #1 de Pato Donald Extra e recentemente no Disney Big # 9 de maio deste ano.
Sinopse: O Donald lamenta-se por ter somente contas pra pagar, enquanto o Tio Patinhas tem grana, o Gastão tem aquela sorte FDP e os meninos medalhas e mais medalhas.
Mas parece que a sorte do nosso querido Donald esta pra mudar. Um advogado deseja falar com ele. Serão mais contas vindo por aí?
Parece que não!!! um tal de tio Eustácio (sério?!?! dá onde os caras tiram esses nomes meu Deus!!!), partiu dessa pra melhor, (ou pior depende do seu ponto de vista!!!), e deixou uma herança para o pato, afinal de contas eles tem um parentesco muito próximo, enésimo grau, ha! ha! ha!... segundo o advogado.
A herança nada mais é do que uma caixinha contendo dois livros velhos e três latas de sardinha de 1918.
Logicamente que o Donald não fica muito feliz com a herança recebida. Já em casa um dos meninos abre um dos livros, e ao virá-lo cai uma pequena nota que estava no meio de suas páginas... pasmem é uma dívida do Tio Patinhas, sim o velho muquirana devia há setenta anos, 100 patacas, ao distante tio falecido do Donald, e detalhe nunca pagou. Automáticamente ele passa a dever ao Donald, que calcula umas 3 mil patacas colocando 70 anos de juros em cima. Começa então a caçada ao velho tio, que não está nenhum pouco disposto pagar nehuma pataca.
O Tio Patinhas é muito esperto quando se trata de dinheiro, principalmente do seu próprio. O velho pato tem mil artifícios de fuga.
Mas chega um momento que Patinhas fica encurralado, e quando tudo parece perdido, ele lembra que emprestou uma grana alta para o Donald arrumar o telhado de sua casa, há três anos. Como será que acabou essa hsitória? Ou você pode ler a página em inglês abaixo (pode apelar pro Google tradutor, eu faço isso muitas vezes), ou recorrer a sua edição do Disney Big # 9 na página 109.
Bem amigos Disneyanos, apresentei mais uma das revistas que fazem parte da minha pequena coleção Disney. Espero que você tenha gostado. Até breve!!!

Fonte: Edição Uncle Scrooge # 348, da coleção de Ludy, autor do blog Universo Disney. Scans Universo Disney, pesquisa e informações Inducks. Esse blog é para educação, diversão e lazer, sem nenhum fim lucrativo. Todos os direitos pertencem a Disney.

9 comentários:

Anônimo disse...

Que legal essa postagem,detesto o criador do Patusco(e assim que chamo ele)os desenhos horríveis,finais sem sentido e histórias bobinhas.
O mac e o inimigo número 1 dele

Leitura do Dia disse...

OI Ludy, outra bela edição, e belo ítem da coleção. A postagem está muito esclarecedora. Abs. Paulo

Anônimo disse...

Olá estou em Recife,no escritório do meu pai que trabalha na UFPE como professor de matématica,vida longa ao Universo Disney.

Ludy disse...

Oi Pablo obrigado pelo "vida longa ao Universo Disney", valeu mesmo. É sempre um estímulo a mais para continuarmos trazendo postagens pro blog. Abração

Ludy disse...

Paulo muito obrigado pelo comentário, essa revistas é realmente muito bacana, e tem umas histórias que poderiam "pintar" aqui no Brasil na época do natal né? Abração Paulo até breve

Anônimo disse...

Oi Ludy,seu blog e o melhor blog de quadrinhos Disney que conheço,estou preparando a novidada,digamos será a melhor coissa que o blog Disney já fez.Poderia postar isso no tópico de flod 2011 do Projeto Inducks:
Olá pessoal estou em recife usando o computador do meu pai,queria pedir desculpa por tudo que eu fiz,agora sou uma noa pessoa"

LEO disse...

já chegaram 2 dos almanaques nas bancas (zé e mickey).... postei maiores detalhes na comunidade Disney do orkut (no tópico: "lançamentos nas bancas")!!!

os dos patos ainda não vieram....

só queria avisar aqui q tbm chegou um gibi q não aparece no checklist do mês:

MAD ESPECIAL Nº 12.... tbm tá nas bancas e vale mto a pena (traz a sátira do filme "Feitiço do Tempo" - excelente comédia com Bill Murray)!!!

tem sido frequente a panini não divulgar os especiais da MAD nos checklists... e qdo vê a revista chega de surpresa (sem aviso prévio, rs)!!!

Anônimo disse...

Boa noite. Sei que não tem nada haver com o assunto, mas na imagem abaixo do título do seu blog, o sobrinho do Donald com camisa verde está segurando no mão da Margarida ou está com o braço esticado e apontando para algo no céu? Eis a questão. Rs.

Leitura do Dia disse...

Oi Ludy, é verdade, gostaria de ver algumas dessas aventurar natalinas num especial de final de ano. Inclusive tem uma inédita no Brasil. É mesmo uma boa dica. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails