segunda-feira, 13 de junho de 2011

AVENTURAS DISNEY # 48 - Especial: Mancha Negra!!!

Sou leitor Disney desde o início dos anos 70.... aprendi a ler através dos gibis (que me ensinaram mais rápido que a escola). Cheguei a ter centenas de gibis Disney durante a infância e começo da adolescência. Me vi obrigado a me desfazer de todos eles por volta de 1985 devido à crise econômica na época e também pra sustentar o meu vício em fliperamas (que estavam em alta nessa época) e em outros gêneros de gibis: pois mesmo tendo parado com a Disney, continuei acompanhando alguns gibis da Marvel. Mas que diabos tudo isso tem a ver com o gibi Aventuras Disney # 48??? Explico....Em 2009 eu me encontrava em crise existencial com relação aos gibis.... eu tava de saco cheio dos super-heróis (que não apresentam mais nada de novo ou original, pois caíram em fórmulas manjadas repetidas à exaustão)... e pra piorar a linha adulta de gibis Vertigo/DC tinha acabado de ser cancelada pela editorazinha fundo-de-quintal: Pixel (a mesma que publica luluzinha hoje em dia) deixando os colecionares da linha Vertigo (eu incluso) no prejuízo e com várias séries inacabadas!!! Assim.... resolvi voltar minha atenção de volta à Disney depois de quase 25 anos!!! E pra minha sorte... ao passar por uma banca em julho de 2009: me deparei com 3 gibis Disney muito interessantes pra quem pretendia matar a saudade: Disney BIG #1 e #2 (que estavam expostos juntos numa banca).... e AVD # 48, que era uma edição especial só do Mancha Negra (um dos meus personagens preferidos)!!!

Comprei os três gibis na hora.... pois eu tava precisando de uma mudança de ares nos gibis pra fugir um pouco dos transtornos de se colecionar gibis Marvel/DC. Sobre essa edição de AVD (outra hora comento sobre os BIGs).... ela tem seus altos e baixos:

A Abril perdeu uma ótima oportunidade de lançar um gibi mais encorpado, com mais páginas, e lombada quadrada: bem como a comemoração dos 70 anos do Mancha pedia!!!
Mas valeu a pena assim mesmo.... a seleção de histórias é bastante irregular: indo do excelente ao péssimo. São seis histórias de épocas diferentes.... 
A melhor delas é disparada: “A Bruxa Adormecida no Bosque” (com arte de Paul Murry)... que narra o início do romance entre Madame Min e Mancha Negra

É uma verdadeira obra-prima: simples, despretensiosa, divertida, e prende a atenção do leitor a cada quadrinho (só ela já vale o gibi inteiro)!!!
 Em seguida vem a também excelente: “Mistério no Rio” (também do Murry).... que já começa em plena ação, com o Mancha fugindo pela janela durante seu próprio julgamento.

 E outra boa pedida dessa edição é “A Baleia Assassina” (de novo, o Murry – mandando muitíssimo bem nessas três histórias) que traz vários apetrechos tecnológicos e veículos de uso do Mancha (bem no estilo do Batman, rs)!!!

 Aí nos deparamos com duas histórias brasileiras bastante distintas entre si.... uma é excelente, a outra péssima: As Férias do Mancha” (de 1974).... 
É uma história bem divertida e muito bem elaborada, onde o Mancha vai parar numa ilha cheia de criminosos e acaba sofrendo na pele as ações de outros bandidos. 
Já “A Volta do Mancha” mostra o lado ruim da produção nacional: pois é uma daquelas histórias decadentes de quando a Abril tava fechando as portas do estúdio. 
O colorido em degradê dessa história é pavoroso: só não consegue ser pior que o roteiro bobinho (daqueles que mostram o Mickey como um semi-debilóide que resolve os crimes na base da sorte e ri o tempo todo de qualquer besteira: como se fosse um bobo-alegre: o que descaracteriza completamente o personagem). 

Mas o pior mesmo ficou pro final.... “O Amuleto Ancestral” (do péssimo casal de “roteiristas” Carol e Pat McGreal): é disparada uma das histórias mais idiotas do Mickey que eu já li. Roteiro infantilóide até a última potência: um desrespeito à inteligência de qualquer leitor que valorize seus neurônios. 
Sem brincadeira: uma criança de 5 anos de idade seria capaz de escrever uma trama melhor do que isso. É a única história inédita da revista... mas na minha opinião deveria ter permanecido inédita pra sempre.
Apesar de tudo... a média final é proveitosa: pois das seis histórias, quatro são ótimas e apenas duas são péssimas (e ainda bem que as péssimas tem poucas páginas. assim a tortura acaba rápido, rs)!!!

Sem saber.... acabei comprando o último número da revista Aventuras Disney: que no mês seguinte seria anunciado seu cancelamento!!! Mas É uma edição que vale a pena ter na coleção.... mesmo que a homenagem aos 70 anos do Mancha merecesse algo mais apropriado. Leo Radd
Fonte: Texto de Leo Radd (resenhista e coloborador do Universo Disney blog), imagens scaneadas da edição número # 48 de AVD,da coleção de Ludy autor deste blog. Todos os direitos dos personagens e comercialização dos mesmos pertencem a Disney e no Brasil Editora Abril. Este blog é apenas para diversão e divulgação dos quadrinhos Disney sem nenhum fim lucrativo.

6 comentários:

Pablo Gabriel disse...

Pensei que era o Ludy que tinha feito,nem parece ser do Leo,desda postagem sobre o Donald da marvel os textos deles cairam muito,bem está legal

sergiokid disse...

Pablo, vc só sabe criticar o povo. Eu, hein.

Léo, TÚ É MUITO PÉ FRIO poza, se n fosse vc estariamos já com uns 70 ou 80 números de AVD, rsrs

LEO disse...

"Léo, TÚ É MUITO PÉ FRIO poza, se n fosse vc estariamos já com uns 70 ou 80 números de AVD, rsrs "


de repente foi até melhor assim, Sergio....

fico pensando: se AVD tivesse continuado... o superpato teria sua comemoração de 40 anos divididas em 2 ed. de 4,95 cada:

nesse caso foi bem melhor terem lançado aquele especial de 8 pila (q saiu + barato) e com + pág. do q teriam 2 ed. de AVD, hehe!!

mas realmnete, não deixa de ser um tremendo pé-frio... começar a colecionar um gibi q seria descontinuado já na ed. seguinte, rs!!

ainda bem q o BIG não teve o mesmo destino trágico de AVD...

LEO disse...

"Pensei que era o Ludy que tinha feito,nem parece ser do Leo,desda postagem sobre o Donald da marvel os textos deles cairam muito"


Minha intenção não é agradar nem desagradar ninguém com meus textos... só escrevo aquilo q eu tenho vontade pelo puro prazer de expor minha opinião e a qualidade do texto sempre varia conforme meu estado de espírito na hora em q eu tô escrevendo, rs!!!

cê tem q ver lá no fórum panini.... onde 90% dos usuários vivem pedindo minha expulsão pq não suportam mais os meus posts malhando todos os gibis de super-heróis:

ainda bem q eu sou amigo pessoal dos moderadores de lá... o q me dá imunidade total pra continuar apesar do alto índice de rejeição, rs!!!

Ludy disse...

Tu é foda Leo, E eu gosto disso rsrsrsrs

Paulo Gibi disse...

Oi Léo, também gosto dessa edição. Sei que vc tem opinião formada sobre as coisas e isso é positivo. Que bom ter retornado para os quadrinhos Disney. Gostei muito do texto, só não concordo com a crítica ao casal McGreal, para mim, eles não são excelentes, mas não chegam a ser pessimos... Enfim, são apenas pontos de vista. Abs. Paulo

Oi amigo Ludy, não me leve a mal, por favor, mas, palavrão no blog de gibis, que crianças podem e devem ler, não é de bom tom... poderia ser assim "&%$#@" ou algo, como nos gibis. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails