terça-feira, 10 de maio de 2011

“WALT DISNEY: VISITA SEUS ESTÚDIOS.... HOJE!!! (Parte 1 de 2)”

Dizem que quando Walt Disney morreu, um bando de cientistas congelou seu corpo pra que no futuro (quem sabe) pudesse ser revivido.
 É uma “Lenda Urbana”, é claro. Mas são lendas assim que geram toda uma mitologia em torno de cada temática que a mídia ache interessante explorar. E dando margem à essa “lenda”, a revista MAD publicou uma sátira mostrando o que aconteceria se... Walt Disney visitasse seus estúdios.... HOJE!!!
Essa sátira saiu originalmente na MAD em 1997.... porém, eu li ela recentemente na “MAD ESPECIAL” nº 11 (da Mythos - essa capa aí ao lado) – publicada em 2005, mas que só agora eu fui ler, já que tenho a mania de comprar gibis e empilhar eles pra acabar lendo muitas vezes anos depois (como foi o caso aqui, rs).
A sátira é espetacular (como vocês podem conferir nas imagens da edição original americana postadas aqui abaixo).... e já começa com o próprio Walt Disney sendo descongelado nos dias atuais (no caso em 1997 – época em que a história foi publicada). Assim que volta à vida, Disney é recepcionado pelo próprio presidente da Disney em gestão na época (chamado na sátira de “Michael Asno”). 
O irmão de Disney (Roy) aparece ao fundo do 1º quadro retratado como um “fantoche” que só serve pra emprestar seu SOBRE-nome à empresa e posar pra fotos publicitárias. No mesmo quadro aparecem também alguns personagens Disney bastante envelhecidos e decadentes: usando bengalas e dentaduras.
Reparem também numa curiosa cena onde o Coelho Osvaldo aparece em animação suspensa no canto do quadro.
Ainda na 1º página o presidente da Disney (Asno) leva Walt pra dar uma volta e conhecer os estúdios.... já que Disney “morreu” em 1966 e agora estaria acordando em 1997 (mais de 30 anos depois).
Logo de cara, Walt fica bastante chocado ao ver que sua atriz preferida Julie Andrews (a protagonista de “Mary Poppinsimagem ao lado) famosa por sua pureza e inocência – realçadas também por filmes como: “A Noviça Rebelde”.... agora havia estrelado um filme onde virava um travesti (“Victor ou Victoria”) e ainda aparecia nua. Sem falar em uma outra polêmica produção cujo título tinha as iniciais de um palavrão em inglês (“S.O.B” – sigla que seria equivalente pra nós à “F.D.P” – que eu nem preciso explicar o q significa, né?). Ou seja: filmes que em nada condiziam com a singela imagem de moça recatada que a atriz passava pro público infantil. E as decepções pro pobre Walt estavam apenas começando, rs....
Na página 2.... Walt se depara com a triste realidade de seus estúdios. Filmes ruins e fracassos estrondosos de bilheteria. E pior: Walt percebe que seus estúdios viraram o mais baixo símbolo do consumismo descartável: com personagens sendo usados unicamente pra vender outros produtos (bonecos, lancheiras, camisetas, etc)... sem que a qualidade do produto principal (no caso o desenho animado) tenha a menor importância pro estúdio.

Comenta-se aí nessa página. o fato do fracasso de merchandising que foi o “Corcunda de Notre Dame”.... já que um personagem principal tão feio e coadjuvantes sem o menor carisma: jamais conseguiriam emplacar um sucesso na venda de bonecos e lancheiras. 
O público consumidor desse tipo de produto sempre manteve um padrão estético bastante simples de ser entendido por qualquer especialista (competente) de marketig: pra um boneco vender bem ele tem que ser bonito ou pelo menos agradável aos olhos do público.... não é o caso do “Corcunda de Notre Dame” é claro. Obviamente isso não tinha como dar certo mesmo.
Sei que pode parecer cruel... mas o consumidor é cruel. A beleza física de um personagem de desenho animado e mesmo de um ator ou atriz de carne-e-osso: ainda é o que VENDE. É hipocrisia achar o contrário ou fingir que não é assim que as coisas realmente funcionam. Na área da publicidade/marketing existe um termo que atribuímos a isso: “Star System” (que é um dos princípios da “fabricação” de ídolos e da adoração aos mesmos por parte do consumidor). 

E não adianta: o público quer são bonequinhos bonitinhos e fofinhos... pra dar de presente pra namorada, pro filho, e pra guardar na estante.

Essa passagem da sátira reflete exatamente o que se tornou a Disney.... um gigantesco conglomerado de empresas que vive do merchandising: da venda de bonecos e exposição dos personagens na mídia, ou usando personagens de desenho como escada pras grandes redes de lanchonetes venderem seus hambúrgeres e combos (oferecendo os bonequinhos de “brinde”).
O sonho de Walt Disney.... que produzia desenhos animados repletos de inventividade e emoção (e quem assistiu aquele belíssimo curta de 1932: “Flores e Árvores” sabe muito bem do sentimento que um verdadeiro artista que nem Walt Disney é capaz de passar em sua obra).... Tudo isso se perdeu: em algum lugar no meio de um mar de dinheiro e licenciamentos de bonecos e tranqueiras descartáveis.

A arte, a beleza, o sonho.... nada disso tem mais importância pros executivos engravatados da Disney.
No próximo capítulo desta matéria.... a bizarra e surreal viagem de Walt Disney por seus estúdios continua: mais ácida, mais revoltante, mais grotesca. Pobre Walt... vai desejar nunca ter sido descongelado pra ver o que fizeram com seu sonho, rs. Aguardem....
Fonte: Texto de Leo Radd (colaborador e resenhista do blog Universo Disney).

33 comentários:

Anônimo disse...

Qual era a empresa que a tinha a sigla F.D.P,coitado do Walt Disney tanta coisa mudou...

D@nil.B disse...

Ah, então a Mad não serve apenas como papel-higiênico. XD Brincadeira, eu gosto da Mad, mas nem tanto, pois muitas sátiras "escrotas" são publicadas. Só de veeeeez em quando eu compro uma. E essa eu irei comprar. Me lembra até um episódio d'Os Simpsons, a HQ. ;)

Anônimo disse...

OLá, querido Léo. Tudo bem? Vamos aguardar as outras partes para poder falar do conteúdo como um todo. Achei interessante os desenhos, principalmente a Minnie com seios e todos os outros personagens clássicos envelhecidos e decadentes. Também achei interessante o coelho Osvaldo da forma como colocaram. Será que foi proposital ou pensaram que a gente não o notaria?
Eu só não concordo muito com a imagem puritana que colocam em Walt Disney como, por exemplo, citando o capitalismo de seus produtos hoje em dia comparando com os trabalhos desempenhados na época em que ele era vivo. É claro que Walt Disney iria gostar de ver seus produtos sendo comercializados em todos os cantos do mundo. Por que você acha que foi construída a Disneyworld? Vamos aguardar a próxima parte.

Um abraço. FabianoCaldeira.

Anônimo disse...

Me de uma pista de como vai ser a parte 2 ?

LEO disse...

"Só de veeeeez em quando eu compro uma. E essa eu irei comprar."


difícil vai ser vc achar essa ed, Danil.B....

ela é uma das + raras e procuradas, pois é um especial dedicado só à sátiras e matérias sobre gibis e super-heróis: e ainda tem capa de Alex Ross (artista famoso pelas mini-séries "Marvels" e "Reino do Amanhã")!!!

mas se por acaso tu achar... compre sem pensar: a ed. toda é mto engraçada!!!

LEO disse...

Fabiano,

é claro q o Disney tbm era um capitalista e queria faturar com sua obra:

mas ele tbm amava o q fazia... e produziu desenhos belíssimos considerados verdadeiras obras de arte (flores e árvores e fantasia - por exemplo)!!!

a diferença é q os capitalistas de hj... só pensam em faturar: sem se importar em oferecer um produto artístico e de qualidade pro consumidor:

tudom ficou + descartável e seguindo sempre a mesma fórumula direcionada só pra venda de bonecos e merchanding!!

falta arte, sentimento, e beleza... nos desenhos atuais!!!

LEO disse...

"Me de uma pista de como vai ser a parte 2 ? "


ainda tô trabalhando nela, e pra ser sincero acho q vou reescrever tudo, pois acabei queimando nessa 1º parte a conclusão q eu ia usar no final, rs...

mas o resto da sátira aborda desde a exploração de trabalho escravo até a degradação total de certos personagens (incluindo a cinderela q foi transformada numa... bem, melhor esperar pra ver, rs)!!!

vou tentar terminar pra semana q vem.... ou depois de descobrir qual será aq grande novidade q tão anunciando pra daqui a 2 semanas (eu acho q já sei, mas to investigando melhor, rs)!!

LEO disse...

tipo assim...

nas cartas do zé carioca deste mês... tem uma pista sobre aquela coleção "Disney Essencial" q traria um especial sobre cada tema ou personagem:

desconfio q seja isso q vá ser anunciado pra este mês (daqui a 2 semanas)!!!

e ainda tem o conteúdo de BIG 9... q vai ser divulgado em breve (e q eu to esperando pra ver)!!!

Dan disse...

Ah, eu não sabia que era tão rara. Estou esperançoso em comprar porque conheço uma revistaria (sebo que só vende gibi) que tem um monte só da Mad. Vou procurar, e ler logo para dar as minhas opiniões também (sem dar spoiler, é claro), porque você disponibilizou apenas páginas em inglês. Falando nisso, será que não poderia colocar uma ou duas páginas em português na próxima parte? ;)

Aliás, ótimo trabalho com a resenha e crítica, pensei que o pessoal deste blog só trabalhasse com HQs Disney, e não as que trazem referências sobre a Disney. Até me surpreendi quando vi a Mad no Universo Disney!

Anônimo disse...

OK, Leo. Como disse, vamos esperar as outras partes.

Anônimo disse...

Vamos esperar

Anônimo disse...

A pista dizia que quem sabe o 313 ganhe um volume só dele(que chique)

Anônimo disse...

O blogger está com problemas.
Não deu pra comentar.
E só tem 4 mensagens.

Ludy disse...

O Blogger esteve com problemas e muitos comentários da última postagem não parecem aqui, acredito que tenham se perdido, não tenho a menor ideia disso, não só desse blog mas acredito de todos os blogs hospedados no Blogger. Nos meus e-mails eu tenho 12 comentários para essa postagem e vou colar aqui todos eles. mais abaixo.

Ludy disse...

Leo Para Fabiano

Fabiano,

é claro q o Disney tbm era um capitalista e queria faturar com sua obra:

mas ele tbm amava o q fazia... e produziu desenhos belíssimos considerados verdadeiras obras de arte (flores e árvores e fantasia - por exemplo)!!!

a diferença é q os capitalistas de hj... só pensam em faturar: sem se importar em oferecer um produto artístico e de qualidade pro consumidor:

tudom ficou + descartável e seguindo sempre a mesma fórumula direcionada só pra venda de bonecos e merchanding!!

falta arte, sentimento, e beleza... nos desenhos atuais!!!

Ludy disse...

Leo Para Pablo


"Me de uma pista de como vai ser a parte 2 ? "


ainda tô trabalhando nela, e pra ser sincero acho q vou reescrever tudo, pois acabei queimando nessa 1º parte a conclusão q eu ia usar no final, rs...

mas o resto da sátira aborda desde a exploração de trabalho escravo até a degradação total de certos personagens (incluindo a cinderela q foi transformada numa... bem, melhor esperar pra ver, rs)!!!

vou tentar terminar pra semana q vem.... ou depois de descobrir qual será aq grande novidade q tão anunciando pra daqui a 2 semanas (eu acho q já sei, mas to investigando melhor, rs)!!

Ludy disse...

Leo continua

tipo assim...

nas cartas do zé carioca deste mês... tem uma pista sobre aquela coleção "Disney Essencial" q traria um especial sobre cada tema ou personagem:

desconfio q seja isso q vá ser anunciado pra este mês (daqui a 2 semanas)!!!

e ainda tem o conteúdo de BIG 9... q vai ser divulgado em breve (e q eu to esperando pra ver)!!!

Ludy disse...

Leo responde comentário de D@nil.B

"Só de veeeeez em quando eu compro uma. E essa eu irei comprar."


difícil vai ser vc achar essa ed, Danil.B....

ela é uma das + raras e procuradas, pois é um especial dedicado só à sátiras e matérias sobre gibis e super-heróis: e ainda tem capa de Alex Ross (artista famoso pelas mini-séries "Marvels" e "Reino do Amanhã")!!!

mas se por acaso tu achar... compre sem pensar: a ed. toda é mto engraçada!!!

Ludy disse...

D@nil.B responde ao comentário de Leo



Ah, eu não sabia que era tão rara. Estou esperançoso em comprar porque conheço uma revistaria (sebo que só vende gibi) que tem um monte só da Mad. Vou procurar, e ler logo para dar as minhas opiniões também (sem dar spoiler, é claro), porque você disponibilizou apenas páginas em inglês. Falando nisso, será que não poderia colocar uma ou duas páginas em português na próxima parte? ;)

Aliás, ótimo trabalho com a resenha e crítica, pensei que o pessoal deste blog só trabalhasse com HQs Disney, e não as que trazem referências sobre a Disney. Até me surpreendi quando vi a Mad no Universo Disney!

Ludy disse...

Fabiano Caldeira responde comentário de Leo

OK, Leo. Como disse, vamos esperar as outras partes.

Ludy disse...

Pablo Gabriel diz:

Vamos esperar

Ludy disse...

Pablo Gabriel diz:


pista dizia que quem sabe o 313 ganhe um volume só dele(que chique)

Dan disse...

[Continuação do Último Comentário] Além do mais, pensei que você tinha escrito "MAD 11 da Panini". É isso que dá ler depressa. XD

Que droga de Blogger, né Ludy? Ainda bem que não afetou o meu blog (pelo menos até agora).

Ludy disse...

Pois è D@anil.B, isso atrapalhou e muito o bom andamento de muitos blogs, além de terem perdido muitos comentários. Ainda bem que os comentários vão também para o meu e-mail e aí eu consegui resgatar os comentários extraídos.
Abração cara e até breve.

Anônimo disse...

Queremos a parte 2

Ludy disse...

Em breve Pablo, aguarde o Leo Radd, já está trabalhando na parte dois dessa postagem. Até breve.

Anônimo disse...

Você acha que ele consegue fazer a parte 2 ainda em maio de 2011 ?

Ludy disse...

Com certeza Pablo o Leo já está trabalhando no texto que conclui esse post em duas partes. Ele me falou que já digitou a parte dois e está lapidando o material e também escrevendo uma segunda conclusão para a parte dois.

LEO disse...

Acho q durante a semana eu devo terminar a 2º parte....

boa parte do texto tá pronto, mas quero ajeitar melhor o final da matéria!!!

vamos ver se durante a semana tbm teremos novidades sobre os gibis Disney q serão lançados em breve (a começar pelo BIG 9)!!!

valew!!

Koala disse...

Esse post foi 1000!!!! Adorei, a primeira coisa que notei foi o Oswald, láá no fundo do quadrinho!!!

Seu blog é 1000 Ludy!!!

Parabéns e sucesso com o seu blog!

Anônimo disse...

E a parte 2 ?
Ludy você falou que ele consegue fazer a parte 2 ainda em maio de 2011,e a gora e junho,e nada.
Postei esse comentário pra te lembrar

Ludy disse...

Luanna obrigado pelo carinho e por visitar sempre o blog, eu fico muito feliz com a sua presença.

Ludy disse...

Calma Pablo, domingo dia 5 de junho teremos a tão esperada conclusão. Mas obrigado pela lembrança.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails