quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Comprar ou não a revista especial Donald Duplo? Eis a questão!"

Foi lançada a revista especial do agente secreto Donald Duplo. Segundo a previsão, a partir do dia 25 de Abril o título estaria disponível nas bancas e sites do comércio do gênero, mas, como já é de costume, em alguns lugares o material já chegou um pouco antes e também foi antecipada a polêmica em questão:
"Comprar ou não a revista especial Donald Duplo? Eis a questão!"
Tudo porque, ao divulgá-la, percebemos que não há as primeiras histórias explicando o início desse "trabalho" de Donald como agente secreto. A Editora Abril deu as explicações e até, de certa forma, alguns leitores Disney mais assíduos escanearam as páginas com a trama inicial para que os leitores ficasse a par de como se deu o início. Mas, parece que ler na web e ter a história em mãos não é realmente a mesma coisa. As pessoas continuam afirmando que a editora deveria ter publicado novamente todo o começo e agora mostram-se em dúvidas quanto à compra da revista recém lançada.
Confesso que ainda não tenho esse material em mãos. Tudo o que sei da qualidade das histórias é o que todos nós - leitores e blogueiros - já vimos por aí, nessa corrente de divulgações que nós mesmos formamos e espalhamos web afora. Prefiro não emitir minha opinião, mas quero compartilhar um pensamento que me fará talvez criar coragem para adquirir esse exemplar.
É o seguinte: o certo seria republicar a trama desde seu início? Não sei. Ao que pude constatar, não há um segmento que mostre ser necessário acompanhar cronológicamente história por história para se obter um bom entendimento. As histórias, ao que parecem, possuem arcos fechados entre uma e outra. 
A única coisa que não muda é o enredo - Pato Donald vive aventuras com o o agente secreto Donald Duplo - fora isso, parece que a evolução não depende tanto da história anterior.
Esse fato, para mim, é algo favorável porque confesso que não sou fã dessas coisas de ter que acompanhar a série cronologicamente... e não me refiro apenas a Disney ou aos quadrinhos. A série 24h por exemplo, nunca vi.
 A série LOST eu acompanhei a primeira, segunda, terceira e última temporada e confesso que fui acometido mais pela polêmica que se formou em torno dela. Já em relação aos filmes é mais fácil porque eles saem a cada dois ou três anos, então, não fica aquele compromisso massante de TER QUE VER TODO SANTO DIA, NAQUELA SANTA HORA.
Quem sabe, a Editora Abril esteja fazendo um teste? Vejam bem: se comprarmos e fazermos os outros comprarem também (afinal, somos formadores de opinião e, de certa forma, incentivamos um pouco as pessoas que gostam desse gênero), se a revista vender bem e os números forem bastante satisfatórios para a empresa, de repente ela decide, sim, lançar um volume extra (que não foi planejado) com as tramas iniciais. Por que não?
Eu costumo ter uma intuição um pouco forte sobre esses assuntos. Lembro-me que quando anunciaram 20 volumes para a Coleção Clássicos da Literatura Disney, fui o primeiro da "turma" a chutar que eles iam lançar todos os 40. Também lembro que falei que o lançamento de Epic Mickey renderia um novo trabalho a Mickey, Donald e Pateta para os cinemas e eis que um site bem conceituado no assunto divulgou um planejamento desse tipo. Então, volto a afirmar que talvez - eu digo "talvez" - deixarmos de obter uma edição aparentemente bacana como a de Donald Duplo só porque não temos suas primeiras histórias pode não ser uma atitude muito boa de nossa parte, pois, através da vendagem que esse especial pode alcançar é que a Editora Abril deve decidir se nos homenageia com um volume extra, exatamente com as tramas que "precisamos".
Vamos botar fé e continuar pedindo, mas também comprando... para que eles vejam que vale a pena acreditar. Abraços a todos. Fabiano Caldeira.

Fonte: Texto de Fabiano Caldeira (colaborador e resenhista do blog Universo Disney), Todos os direitos do personagem e sua comercialização pertencem a Disney e editora Abril.

12 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo texto,já comprei As Novas Aventuras do Donald Duplo

LEO disse...

optei por não comprar....

sou fã do james bond (tenho todos os filmes dele gravados); e adoro tramas de espionagem em geral (Agente 86, 00-Zéro, Nick Fury, viúva negra, etc)!!!

mas além da polêmica de faltar o 1º arco nessa coleção.... (fato q me desmotivou bastante), tbm não gostei dos desenhos!!!

esse estilo de arte não me agrada mto....

tipo: se fosse um Marco Rota (por exemplo) desenhando: eu comprava certo (pois prefiro o estilo + clássico na arte)!!!

enfim... questão de gosto pessoal... não estou esculhambando o gibi nem dizendo q ele é ruim (até pq eu não li)!!!

LEO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LEO disse...

mesmo eu não comprando... torço pra q esse gibi venda bem, pra q novos especiais nesse formato (lombada e entre 150/200 pág) possam ser lançados com + frequência nas bancas!!!

o do "morcego vermelho"... e "grandes aventuras do mickey" 2: eu devo comprar com certeza (vou economizar essa grana pra esses 2 (q espero ansiosamente)!!!

Jeferson Santos disse...

Eu já comprei, apesar de ter no início da revista uma breve introdução sobre as primeiras aventuras de Donald Duplo, realmente seria interessante ter a história de origem do personagem em mãos.

Leitura do Dia disse...

Oi Fabiano, comprei e estou lendo... As primeiras histórias saíram nos AV que você mostrou. Não faz muito tempo. Acho que foi somente por isso que a editora optou por não republicar... Donald Duplo é um personagem muito interessante, e ao meu ver, a inovação nos estilos de desenhos é sempre favorável. Amo os clássicos, e me divirto com os traços diferenciados das novas gerações de autores Disney. Donald Duplo, estou lendo e estou gostando do que estou vendo... Abs. Paulo

sergiokid disse...

Vou comprar, mas acho que a atitude a ser tomada é essa do Léo. Não comprar por gosto pessoal, por achar que a edição não vai te satisfazer por um motivo X, não gostar do personagem ou dos desenhos por exemplo, mas torcer para que a publicação tenha sucesso, afinal, só com o sucesso vem outras publicações semelhantes.

A chave é: lançamentos com diversos focos: cada consumidor e colecionador compra o que mais interessar e torce para que todos vendam bem, rsrs

Anônimo disse...

OLá, pessoal! Bom ver que a postagem foi vista e lida por tantos, e espero ainda estar sendo.rsrsrs...

Léo e Paulo, decidir comprar, sim. Pode ser que os prmeiros episódios sejam lançados depois e, daí, vou ficar sem estes novos? Eu não.
Mas admito que a ideia do maerial sendo feito pelo Marco Rota seduziu-me horrores, pois ele é um de meus DESENHISTAS preferido.

Sergio e todos os ouros que compraram. Depois digam suas opiniões sobre o material, por favor.

Ah! Só para esclarecer: as imagens são do Luis. Eu não achava necessário incluir, mas ele achou melhor... ficou muito bacana mesmo. Parabéns, Luis!

Abraços a todos! Espero ler ainda mais amigos aqui.

FabianoCaldeira.

Unknown disse...

Eu comprei. Não vejo problema em não ter o primeiro arco. é uma história muito recente pra se republicar. Quem não comprou na época paciencia. se fossem republicar tudo que sai por aí só por que não compraram...
E achei aquele resumo que fizeram no início da edição satisfatória. quem está acostuado a ler quadrinhos de Super -Heróis está acostumado a isso.

E outra, quem não comprar essas edições se, daqui a dois anos vierem mais histórias (sei que não vai demorar tanto) vão ficar choramingando do pq a Abril não repubicar essas histórias afinal nem todos compraram. e o círculo vicioso está formado.
Daqui a mais alguns anos as 1ªs histórias do Donald Duplo podem sair sem problemas até numa Disney Big. agora é muito cedo.

Matheu$ Guarany disse...

Eu também comprei. Tá, eu já tinha a primeira parte, mas acho que mesmo aqueles que não tem, deviam comprar, para evitar arrependimentos futuros.

Além disso, como disse o Fabiano em seu texto (ótimo, por sinal), se a a revista vender bem existe uma chance, mesmo que pequena, de eles republicarem as histórias iniciais. E mesmo eu, que já tenho o arco inicial de histórias, também compraria este volumes.

Matheus

Anônimo disse...

Gosto do traço moderno,o do Carl Barks e o único antigo que gosto,e Don Rosa tem histórias antigas..

Luiz Rodrigues disse...

Eu comprei as duas edições do Donald Duplo e amei, achei as histórias bem no estilo 007 e na inha opinião vale a pena ler.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails