domingo, 9 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque do Pateta - Edição 1"

Olá amigos leitores do Blog Universo Disney, 2011 começa com muitos gibis Disney para nos fazer companhia. Continuando os comentários sobre os 10 almanaques de personagens Disney, hoje vamos falar sobre o "Almanaque do Pateta - Edição 1". Deixo bem claro que o objetivo desses posts é enaltecer os quadrinhos Disney dos quais somos todos fãs e admiradores. As críticas quando ocorrem são para ajudar a melhoras as publicações. As observações que fizemos sobre as imperfeições das capas "moles" e lombadas "quebradiças" e "problemas" com a cola, valem para todos os 10 almanaques, e não vamos mais tocar nisso. Acredito sinceramente que lá na Editora Abril já detectaram o problema e farão o possível para melhorar nas próximas edições. De agora em diante vamos nos fixar na edição em si, pois afinal de contas gostamos mesmo é de curtir um belo gibi Disney, novinho, direto das bancas para nossas mãos. Você já adquiriu seus almanaques? Não sei se você pretende comprar todos os 10, ou apenas alguns dos personagens preferidos, mas, se possível não deixe pra última hora. Pelo que temos percebido, a procura está sendo muito boa e em algumas bancas determinados títulos podem estar acabando nesse exato momento.
Almanaque do Pateta nº 1, traz 11 histórias muito bem selecionadas e que dão um toque especial para essa edição. Todos sabem que o Pateta não tem um gibi mensal, apesar de ter "Pateta - Extra" e "Pateta - Férias" e agora tem "Almanaque do Pateta", isso é um paradoxo. Mas, o mais importante é que temos o Pateta nas bancas e ancorando publicações. Isso vem ao encontro do que venho dizendo de um tempo para cá: a Abril precisa manter uma grade mais ampla de publicações em Quadrinhos Disney nas bancas, para concorrer com as outras editoras. Com ofertas de mais títulos, o mesmo consumidor pode comprar mais revistas; outros novos consumidores que se identificarem com os novos títulos podem comprar de ocasião, ou antigos colecionadores podem reativar velhos hábitos e voltar a colecionar começando da numeração baixa.
Ainda com relação ao colecionismo estou percebendo que os gibis Disney usados estão meio que "sumindo" nos sebos e pontos de vendas de semi-novos. Parece que estão surgindo novos colecionadores (ou antigos voltando a colecionar) que estão retendo os gibis em suas coleções particulares. E isso me parece muito bom, pois com mais procura de gibis Disney com certeza teremos mais oferta no mercado de novos. Oferta e procura, essa é a regra do mercado, e um ciclo virtuoso começa sempre com a ousadia da marca e a percepção do momento certo de investir.
Voltando ao ALP 1, vou logo dizendo que gostei muito das histórias. São elas: 
"Quase um Fantasma"
 "O Violão do Pateta"
 "O Dia Foi do Pescador"
 "O Correio Sobre Mulas"
 "Contrabando de Bandidos"
 "Uma Dupla do Outro Mundo"
 "A Volta do Dr. Espectro"
 "O Caso das Estátuas de Pedra"
 "O Prestidigitador"
 "Férias Trabalhosas" 
 "Faz de Conta".
As histórias são praticamente no mesmo estilo do Almanaque do Mickey (muito boas também), baseando os roteiros na dupla Mickey e Pateta / Pateta e MIckey. Esse gibi traz 3 histórias de Paul Murry, excelentes por sinal. Mas, a história "O Prestidigitador" de Tony Strobl é muito boa também. Assim como a história brasileira "A Volta do Dr. Espectro" que ambienta o micro universo de Mickey e dos Patos todos numa mesma cidade (Patópolis), com a presença do Tio Patinhas na história. Gostei muito disso.
Finalizando o gibi uma história solo do Pateta - "Faz de Conta", gostei também e deu uma idéia de que o gibi é mesmo do Pateta, por ele aparecer sozinho. Como sugestões para as próximas edições, gostariamos de ver índice nos almanaques para melhorar a localização das histórias. 
E quanto às histórias gostaria de ver daquelas em que o Pateta faz arrumação no sótão e acha alguma coisa interessante que dá início às aventuras. 
Também poderíamos ver o sobrinho Gilberto, o Horácio, a Clarabela e por que não, o chato do Ranulfo que de vez em quando quer bagunçar com o Pateta.
Alguns reclamam por almanaques trazerem republicações, mas, isso é uma tradição e não vejo mal nisso. Inclusive essas histórias do Pateta estavam fora das bancas por muito tempo, algumas não eram publicadas a vários anos.
Como um todo, a edição Almanaque do Pateta nº 1, leva a nota 7,5.
Abraços e até a próxima.
Fonte: Texto de Paulo Gibi  (Almanaque do Pateta - Edição nº 1 da coleção)

5 comentários:

Anônimo disse...

OLá, bom dia! Sinto falta um pouco das histórias em que aparece o Gilberto, mas parece que esse núcleo do Pateta, mesmo que refeito um dia, não voltará mais, já que modernizaram o personagem e agora tem um tal de Max que não entendi direito o que ele é, mas eu gostei dessa modernização de deram nele para a TV. Acho que poderiam investir nisso também nos quadrinhos.
Abraços. FabianoCaldeira.

Leitura do Dia disse...

Oi Fabiano, concordo com você parece que com a necessidade sempre do "novo" as coisas boas de antigamente vão ficando mesmo para trás. Mas é assim mesmo. Abs. e obrigado por estar aqui. Paulo

Anônimo disse...

Boa noite Paulo,vc é assiduo mesmo ao blog do Ludy,
Boa semana pra vc ....um beijo a vc e ao Ludy.
Sol.

Ludy disse...

Oi Solange querida espero que esteja bem. E como está o novo ano? Desejo a você tudo de maravilhoso. Até mais.

Leitura do Dia disse...

Oi Solange, gosto muito de escrever e falar das coisas que nos fazem sentir melhor. Boa semana pra vc também e eu te desejo tudo de bom. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails