quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Série: Tesouros da Minha Coleção Disney - Olimpíada 88

Olá pessoal hoje vamos falar sobre um gibi especial que considero uma das jóias de nossa (modesta) coleção pessoal: "Olimpíada 88". Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela qualidade das imagens, pois foram feitas diretas do gibi que já comprei usado e está meio desgastado pelo tempo. Sinceramente, vocês já tinham visto ou ouvido falar deste gibi? Muitos colecionadores nem souberam que esse material foi publicado, e isso porque naquela época (1988) a internet ainda engatinhava e outro fator, é que essa publicação fala de um tema específico que foi a olimpíada de 88 em Seul, na Coréia do Sul (fato único, que não se repetiu e as histórias não foram nunca republicadas). Muitas vezes isso aconteceu comigo no passado: um gibi especial (fora dos mensais normais) chegava nas bancas e a gente nem ficava sabendo... Deixava de comprar por não saber, e uma edição bacana dessas ficava fora da coleção de bobeira... (em 1988 andava meio devagar como colecionador).
Olimpiada 88 possui 244 páginas de quadrinhos, e uma única história, subdividida em 8 episódios:
"Seul 1988" (31 págs);
"O Silício Violeta do Deserto" (24 págs);
 "A História de Kim Don-Ling e Chen Dai-Lem" (29 págs);
"Um Plano Infalível" (31 págs);
 "Caça aos Ladrões" (26 págs);
 "Todos a Seul" (26 págs);
"O Rei dos Pateróides" (34 págs);
"Os Noivos Olímpicos" (23 págs).
Com roteiro e desenhos de Romano Scarpa e arte final de Luciano Gatto, Murizio Amendola, Sandro Del Conte e Valério Held, esses episódios tratam do tema olímpico com uma trama muito bem elaborada e envolvente, passando pelos 8 episódios com humor e trazendo muitas informações sobre os jogos olímpicos de um jeito desconstraído. Diversos personagens Disney participam dessa mega história, entre os principais estão Tio Patinhas, Patacôncio, Donald e sobrinhos, Peninha, Prof Pardal e Brigite, além de outros personagens criados especialmente para os episódios.
Um certo dia estava procurando gibis Disney nos sebos e encontrei o Olimpiada 88 e garanti o meu pra coleção por um preço razoável. Mas existem muitos outros títulos que considero raros, e vivo procurando nos sebos, e não acho de jeito nenhum, são eles: "S.O.S. Titanic"; "A Saga do Tio Patinhas"; "Festival Disney- Mickey On Parade"; "OMD - As Obras Completas de Carl Barks" (alguns volumes), o "Disney Especial - Os Inesquecíveis" e outros mais..
Por isso quis fazer esse post para alertar os amigos para que não "deixem passar" essas edições especiais que pintam nas bancas de vez em quando. Posso citar como exemplo os especiais: "Superpato 40 Anos" lançado recentemente e "As Aventuras Detetivescas do Mickey", "História e Glória da Dinastia Pato" (em dois volumes) e ainda "Duck Tales - A Odisséia do Ouro", quem não comprou, não trouxe para a coleção, vai correr atrás no futuro, com certeza...
Espero que tenham curtido essa matéria, e lembrem-se: fique de olhos abertos, e bem atentos aos lançamentos Disney para não perder nenhum. E de vez em quando, dar uma "garimpada" nos sebos da vida também não faz mal a ninguém e podemos encontrar jóias como essa Olimpíada 88. Abraço.

Fonte: Texto de Paulo Gibi (com pesquisa no gibi Olimpíada 88 da coleção pessoal e site Inducks para consulta à publicação e aos artistas).

11 comentários:

Anônimo disse...

É sempre bom a gente se deparar com um material dedicado a um tema fora do comum. No caso, as Olímpiadas 88 tratava-se dos jogos olímpicos em Seul, ou seja, foi algo fora do comum, assim como cada Olimpíada de cada país é única. Será que não foram feitas outras produções com outras Olimpíadas?
Eu me lembro que uma vez, eu era muito jovem ainda, lançou-se algumas figurinhas do Pateta nas Olimpíadas, mas não me lembro a qual pertencia, só sei que a Disney fez algumas investidas por aqui com esse material.
Parabéns pela postagem!
FabianoCaldeira.

xandrohq disse...

Legal nem tinha reconhecimento dessa revista!;)

Leitura do Dia disse...

Oi Fabiano, a idéia de fazer esse post foi pra chamar a atenção pras edições especiais que ficam por um tempo na banca e depois somem. Quando eu era criança, não tinha como comprar todos os gibis que via na banca e escolhia sempre aqueles mensais que eu já conhecia e tinham o preço mais em conta. Os especiais sempre foram mais caros. Comecei trabalhar com sete anos engraxando sapatos, depois fui sorveteiro, vendedor de rifa e muitas outras coisas na infâcia e adolescencia, e sempre tive meu dinheirinho pra comprar as revistas. Mas nem sempre dava pra tudo. Lembro também dessas figurinhas do Pateta nas olimpíadas, mas não lembro qual foi... Abs.

Oi Xandro, também não sabia dessa revista, fiquei sabendo um tempo atrás pela internet e comecei a ficar atento nos sebos, e um belo dia, encontrei uma lá me esperando... Abs. a todos e obrigado pela presença. Paulo

Unknown disse...

Eu procuro passar em sebos ao menos uma vez por mês..às vezes se acham raridades por lá. essa edição específica eu consegui em uma dessas "escavações" tenho uma outra edição chamada "Pateta Nos jogos olimpicos(1980)" e uma Topolino de 76 intitulada "paperolimpiadi" ambas com os jogos olímpicos como tema.
E eu tive o álbum citado pelo Fabiano ..era de 96 do chiclete Ploc ..Não gosto de lembrar muito porque o meu (quase completo) teve um fim trágico U.U

Leitura do Dia disse...

Oi Mac é isso mesmo. Ficar atento às edições especiais e garimpar nos sebos. Existe muita coisa legsal perdida por aí e podem ser encontradas por nós. Obrigado pela presença. Abs. Paulo

Anônimo disse...

Eu tinha essa, inclusive com o poster que vinha junto. Se não me engano o poster era composto por figurinhas que vieram nos outros gibis mensais na época ou vieram todas nessa mesma revista, mas lembro de ter completado o mesmo... Pena que não tenho mais revista nem poster...

Anônimo disse...

"Superpato 40 Anos" "As Aventuras Detetivescas do Mickey" são os unicos que tenho

Ithamar M. - Rak Nay disse...

Deus do céu, eu considero essa revista classica.
Em 1988 nem mesmo marvel e DC tinham mega sagas que ocupassem mais de 200 paginas.
ACho maravilhoso como a historia começa com um mineral que curava feridas e aos poucos foi crescendo, envolvendo outros personagens e termina numa historia de amor que aborda a separação da Coreia do sul e do Norte.
Sem falar na parte da informação sobre as olimpiadas.
Como eu gostaria de ter essa revista novamente, ou então que ela fosse republicada coim uma nota cultural, pois merece.
Todos estes anos acompanhei todo material sobre Olimpiadas da Disney e nada chega a este nivel.
Sem falar é claro que foi um pouco ofuscado pelo Sport Goffy que estava em toda parte na epoca.
Teve até um especial exibido no sbt que só eu assiti.
Alias foi o precursor do Duck Tales.
http://www.youtube.com/watch?v=ggmVm2ljDuw

JGabriel disse...

Eu tive essa publicação... Queria tanto ler novamente... Eu era criança em 1988, nem imaginava que um dia isso fosse ser raridade...

Fabro disse...

Nossa, essa foi uma histórias que mais gostei quando pequeno. Misturou personagens que normalmente não interagiam, tinha vários capítulos... Lembro de torcer para que Kin Don-Ling conseguisse ficar com Chen Dai-Lem... foi praticamente um longa metragem embutido em uma revista. Faz 26 anos que li e ainda lembro da história, de tanto que me marcou!

Interessante que resolvi procurar do nada isso no google e achei essa página! Achei também um artigo da Wikipedia que dá mais algumas informações sobre o original, em Italiano:
https://it.wikipedia.org/wiki/Paperolimpiadi

Inclusive fala de uma página da história que ficou perdida...

Muito legal. Acabei de arrematar de um sebo, louco pra ler de novo.

Fabro disse...

Alias, li várias revistas que são mostradas aqui.
Seria legal se existisse uma plataforma onde se pudesse comprar versões scanneadas de gibis clássicos, não?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails