domingo, 5 de dezembro de 2010

'Mini Post Disney: Irmãos Metralha em A Trouxa, Trouxas!"

Estive organizando as revistas da coleção, e revendo o Tio Patinhas nº464, parei para ler essa história dos Irmãos Metralha: "A Trouxa, Trouxas!" - B 830014 - com roteiro de Canini e desenhos de Irineu Soares Rodrigues, publicada pela primeira vez no Brasil em Zé Carioca nº1667 e na Itália na Mega Almanacco nº 352 de 1986.
Fico pensando em como o Canini é realmente diferenciado. Lendo essa história (muito engraçada por sinal), e percebendo as nuances do roteiro, reconhecemos de imediato a ironia irreverente do mestre Canini. Os Metralha estão hilários, totalmente atrapalhados para roubar uma lavanderia (quem diria?). De assaltantes de banco, para lavanderias... São seis páginas muito bem elaboradas, com desenhos impecáveis em cenas "limpas" sem aquele congestionamento visual que vemos em certas histórias atuais. Carl Barks e Don Rosa desenhavam com riqueza de detalhes em imagens limpas e claras, mas, hoje em dia, alguns artistas "carregam" demais no estilo, o que deixam algumas cenas muito inclinadas. Mas é o estilo de cada um, né? E o Universo Disney é variado, e isso também é muito bom. Que saudades do Canini, e encontrar essa histórinha foi bom para matar um pouquinho da saudade desse mestre, mesmo fora do universo do Zé Carioca, que tivemos o imenso prazer de acompanhar ao vivo na saudosa década de 70. Abraços.
Fonte: Texto de Paulo Gibi do Universo Disney e  Tio Patinhas nº 464 da coleção pessoal, e Inducks (imagens e informações sobre a história).

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, bom dia! Certamente Canini fez a diferença.
Abraços. Tenham uma ótima semana.

FabianoCaldeira.

Leitura do Dia disse...

Oi Fabiano, obrigado pela presença. Canini é mesmo 10. Abs. Paulo

Ludy disse...

Obrigado pela participação e comentário João Victor já sou seguidor do seu blog, um abração e volte sempre.

sergiokid disse...

Boa noite pessoal. Discordo da "limpeza" dos desenhos do Don Rosa. Acho eles bastante "sujos", porém os roteiros são fenomenais.

sergiokid disse...

Muito bom seu blog João Victor. Jogo tênis e sou fanático por esporte tb. Com relação à ATP e WTA, até os futures acompanho. (ja acompanhei quando o marcos daniel participava de satelites, mas agora a loucura abaixou um pouco.

P/ os q n dominam. Os torneios Grand Slam, ATP 1000, 500 e 250 normalmente jogam os caras até 100 do mundo,challengers até 250,300, futures até 500,600, satelites os demais, até 1200 no ranking...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails