quarta-feira, 12 de maio de 2010

Urtigão o caipira

Urtigão (no original: Hard Haid Moe) é um personagem dos quadrinhos dos estúdios de Walt Disney. Foi criado por Dick Kinney e Al Hubbard.

Urtigão é um caipira bastante temperamental, que mora em um brejo perto de Patópolis, com seu dorminhoco cachorro e fiel companheiro Cão, e ainda, com sua governanta Firmina (criação brasileira, o que não sá pra entender é como um caipira que mora numa cabana pode ter uma governanta...mistérios de Patópolis).[Sua primeira aparição em quadrinhos ocorreu em uma revista do Pato Donald, na história It's Music? (outubro de 1964). Na década de 1960 e 1970, fez aparições em várias histórias de Peninha, seu antagonista.

Tornou-se popular no Brasil, tendo sua própria revista entre 1987 e 1994.
Fonte: Texto integral da Wikipédia (Não há nenhuma informação nova aqui. A Disneypédia tem esse mesmo texto).

9 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Gosto muito das histórias do Urtigão, pricipalmente aquelas onde ele vai à Patópolis, feitas por Strobl.
Sempre quis ler sua história de origem. Quem sabe um dia.

Obrigado pelo post!
Abçs.
Matheu$

Anônimo disse...

Urtigão, a resposta da Abril-Disney ao Chico Bento.
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

Fala Matheus e meu amigo Cavaleiro da Lua. Vocês são sempre bem vindos aqui no Universo Disney. Eu também tenho muita vontade de ler esta história da origem do rabugento Urtigão e Cavaleiro da Lua seria o Chico Bento um Urtigão sem a espingarda e a barba branca, ou seria o Urtigão um Chico Bento sem o Cão seu amigo inseparável. Muitas vezes encontramos similaridades entre personagens.

Anônimo disse...

Olá, bom dia! Gostava muito do Urtigão quando tinha histórias junto com o Peninha. Aliás, Peninha é diversão certa, seja com quem for.
Abraços. FabianoCaldeira.

Ludy disse...

Fala amigo Fabiano. Que maravilha que você está sempre conosco. O Peninha em termos de diversão é como os Trapalhões nos anos 80, é riso certo e alegria constante.

Anônimo disse...

Ludy, o negócio é o seguinte: ambos os personagens são "rurais". O Urtigão é o típico caipira norte-americano, turrão, agressivo e sempre armado. O Chico Bento é mais dócil, teimoso mas esperto e convive com pessoas. A primeira história que li do Urtigão, Donald e Peninha tentavam gravar às escondidas as músicas que ele cantava dormindo...naturalmente, tudo dava errado.
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

É verdade amigo e é essa similaridade que eu comentava com você anteriormente. Tu tens essa história do Donald e Peninha com o velho "Urtiga"? Eu gostaria de saber o título, até pra poder garimpar ou na minha pequena coleção ou no Inducks ou em algum sebo da vida, para poder trazer aqui pro blog.
Um abraço meu camarada e é sempre muito legal tua presença aqui, entre os que amam quadrinhos Disney.

Anônimo disse...

Ludy:
Trata-se do Mickey 166, de agosto de 1966. Na capa temos o Superpateta bancando o Rei das Selvas e ajudando um papagaio esperto a carregar um diamante. Infelizmente, com aquelas mudanças todas, algumas vezes perdi meu acervo. A capa dá pra conferir no Blog Esquilo Scans, que tem capas de várias publicações. A história é a última: "Aqui está o Hum-Hum-Hum"
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

Fala Grande Cavaleiro. Obrigado pela dica gostei de saber. Mickey de 66 é bem raro de encontrar, e quando se encontra o preço que é cobrado é bem salgado. Mas vou garimpar por aí, nessa procura, muitas vezes encontramos verdadeiras jóias perdidas em pequenos sebos da vida. Até por que os que amam quadrinhos Disney fazem alguns sacrifícios para terem nas suas coleções, revistas que desejam.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails