segunda-feira, 24 de maio de 2010

O VALOR DE UM SORRISO

Segunda-feira de manhã... São Paulo amanhece com o murmurinho dos primeiros carros nas ruas, e logo o trânsito começa a ficar mais “denso”... São pouco mais de oito horas e tudo já está tão agitado... Não é só aqui em São Paulo, mas em quase todas as capitais brasileiras e nas grandes cidades em geral... é muita gente circulando... muito deslocamento pra lá e pra cá... Aqui na marginal do rio Pinheiros é sempre assim, muitos carros (inclusive o meu – rsrsrs) num fluxo diário. O trânsito pára de vez, e vejo que lá na frente alguma coisa aconteceu, parece ser um acidente com um caminhão de areia... espero que ninguém tenha se machucado... Não tenho saída, tudo vai ficar aqui parado esperando liberar a pista... “VOU ME ATRASAR PARA O TRABALHO DE NOVO... QUE DROGA...” - penso - e fico irritado. É o estresse urbano me dominando, e logo estou “fechando a cara” com uma expressão que me deixa marcas no rosto. Bom, se é inevitável, fazer o quê, né? Começo a pensar no dia que teve início às seis horas da matina, após um café rápido e um beijo na esposa, saí apressado para o serviço (pra chegar no horário). No caminho, passei no amigo jornaleiro e peguei minhas revistas da semana, e... ah! – lembrei – tem também um gibi do Tio Patinhas... onde está (vou dobrando no banco traseiro procurando entre as revistas)... achei... tá aqui... “Tio Patinhas nº538”. Dei uma relaxada, e comecei a ver esse gibi novinho em minhas mãos, pensando: “como é bom poder comprar aquilo que a gente gosta”, e comecei a ler...
Primeira história: “A grande Travessia”. Foi bem interessante ver o Patinhas atravessando o deserto a pé, e levando o Donald junto... Fiquei pensando no calor e sede que eles teriam passado, e no desespero dos parentes, preocupados com eles, sabendo que estavam correndo risco de morte naquele lugar inóspito. Pensei que "coragem e garra" são elementos fundamentais para se "enfrentar as diversidades"...
Olhei para o trânsito, e tudo continuava parado... ao meu lado, os motoristas continuavam de “cara feia” e nem mesmo esboçavam um cumprimento... (acho que vou ler mais um pouco) A próxima história: “O novo Samurai” é do Marco Rota – pensei – “gosto das histórias dele”... a leitura foi mais agradável até, e dei muitas risadas com as trapalhadas do Donald dando uma de samurai “sushi de pato”(pág.42) rsrsrsrs....
De repente, meu rosto estava diferente, olhei para o retrovisor interno do carro, e não vi mais as “marcas de expressão” na minha testa. Estava sorrindo e com uma aparência até mais jovem – “um milagre para um quarentão como eu”, pensei.
Voltei os olhos pro gibi, e continuei lendo mais alguma coisa, absorto nas páginas coloridas dos quadrinhos Disney, lembrando do meu tempo de criança, das tardes deitado na rede, da minha “velha caixa de gibis” que minha mãe vivia tentando jogar fora, passei mais alguns momentos agradáveis em companhia dos meus “amigos” patos... e, de repente...
*“BIIIII... - FOOOM...” *

Levei uma tremenda buzinada. O trânsito começou a andar, e eu não tinha percebido. Na minha frente já tinha pista livre, e atrás, gente nervosa me apressando... Larguei o gibi, e peguei no volante, engatei primeira e saí meio sem jeito... Alguns motoristas passaram por mim, e xingaram: - Tá dormindo??? (e todos com "cara amarrada").

Fiquei meio sem graça, mas continuei meu caminho. Agora meu dia estava “diferente”. Não sentia mais o "peso" daqueles momentos “perdidos” no engarrafamento. De alguma forma, algo de bom tinha acontecido naquele lugar.
Pensei de novo, no Tio Patinhas, que ele é um vencedor, e como transforma as adversidades em conquistas... Pensei no modo irreverente do Donald, e nas risadas que dei. E isso me deixou mais tranquilo, abri um sorriso, e continuei feliz o meu caminho para o trabalho.

Ah! e se você acha que eu liguei pra “cara azeda” do meu chefe, quando cheguei na seção mais de cinquenta minutos atrasados???

Ele estranhou minha “cara boa” e perguntou se eu havia sido premiado na loteria...
Nada disso, disse pra ele: - “É só o trânsito, coisa que acontece, não vou estragar o meu dia por causa disso...
E fui trabalhar na minha mesa, pensando em como é verdadeira aquela famosa expressão latina: “Carpe Diem”.
Um bom dia pra vocês também...
(Wikipédia – "Carpe Diem" é uma frase do latim, de um poema de Horácio - poeta romano que viveu de 65 – 8 AC, que é popularmente traduzida como – “colha o dia”, ou “aproveite o momento”)

Fonte: Wikipédia, Inducks Brasil e Texto de Paulo Gibi (colaborador do Blog Universo Disney). Fotos da Rede.

2 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Ai, ai... esse trânsito caótico aqui de São Paulo é de matar, não é mesmo?
Ainda bem que nessas horas um gibizinho Disney é a melhor pedida!
Carpe Diem!!!

Abçs.

Matheu$

Fabiano disse...

Ainda bem que eu moro em Ribeirão Preto.
Tenha você uma ótima semana, amigo.
Abraços. FabianoCaldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails