segunda-feira, 10 de maio de 2010

A SAGA DO TIO PATINHAS: O Rei do Klondike

Uncle scrooge #292, junho de 1995
Capítulo 8
O Rei do Klondike
King of The Klondike

O jovem Patinhas viajou por dezesseis anos pelo mundo em busca de fortuna. Ele viveu muitas aventuras e aprendeu duras lições, que forjaram sua filosofia de vida. Agora, a sua busca o leva ao Klondike, um lugar isolado onde ele pode prosperar com muito esforço e economia, a vida de Patinhas tem sido de pobreza e fracasso...mas isso está prestes a mudar.

Capítulo 8 (1896-1899) - Segundo certos críticos, é o episódio mais emocionante da saga. Patinhas vai para o Klondike e conhece Dora Cintilante, a única namorada de sua vida.
A história já começa com o nosso Tio Patinhas, (chegando a Skagway, no Alaska) e pedindo demissão do navio em que trabalhava abastecendo a caldeira. Ele pega os cem dolares do pagamento e Abandona o navio.
Ao chegar em terra firme o primeiro personagem que ele encontra é ninguém menos que...Wyatt Earp (veja em curiosidades no final do post), Earp tenta amedrontar Patinhas sacando sua pistola "Buntline". Momento hilário do capítulo, Patinhas saca do bolso sua moeda número um, atada em um cordão, o que deixa Earp apavorado, e diz com medo no olhar: "É O senhor Patinhas o caubói das terras malditas! o veneno de Pizen Bluff!", e Patinhas completa com o olhar triunfante... "e o terror do Transvaal, o lendário pato do deserto australiano... e outras alcunhas assustadoras", e completa para Earp... "você precisa viajar mais".
Wyatt Earp para não deixar Patinhas bravo, e meio temeroso do que o pato, quando está com raiva, possa fazer com quem se interpõe em seu caminho, convida-o para ir ao saloon, dizendo que lhe pagará uma bebida. Patinhas concorda em ir, com a condição que Earp o leve depois a uma loja de garimpo (bem barata).
No bar algumas confusões acontecem, quando um desconhecido deseja duelar com Patinhas para ficar famoso. Se puder vencer o pato que já está se tornando uma "lenda" viva
E esse homem acaba tendo uma briga com Earp que diz ser o mais famoso por ali.
No final de toda a confusão o delegado chega no bar para acabar com abriga e cobra do Patinhas a metade das despesas do quebra-quebra do bar, exatamente o valor que o Patinhas tem para comprar o equipamento de garimpo, ou seja, cem dólares, alias o único dinheiro que o nosso herói tem em seu poder.
Patinhas para continuar no sonho de achar ouro, se vê obrigado a pedir dinheiro emprestado ao maior agiota da cidade (Sim ele mesmo que você imaginou), Porcolino Leitão, o sujeito mais cafajeste e inescrupuloso da pequena Skagway. Porcolino lhe empresta dinheiro a juros exorbitantes de 10% ao mês e quando estão em negociação, alguém chega gritando na cidade, que acharam ouro no rio Bonanza no Klondike. Imediatmente Porcolino pega o contrato e acrescenta mais um zero e fica como se Patinhas tivesse que pagar 100% de juros ao mês para o larápio que nesse momento sai correndo para também ele, ir atrás do ouro.
Aconteçe então uma corrida desesperada dos moradores por equipamento de mineração. Todos querem ir para o norte, onde dizem haver ouro.
Começa a corrida do ouro no Klondike, e o primeiro obstáculo do caminho... o Desfiladeiro Chilkoot, a única passagem para o norte, uma escalada de mil e quinhetos degraus esculpidos no gelo.
Quem tem dinheiro como o Porcolino, vai por cima ou seja, numa espécie de teleférico e os outros, como o Patinhas e o resto da cidade, tem de subir todos aqueles degraus gelados e escorregadios. Os que conseguem passar dessa etapa, terão que subir o rio Yukon, mas é difícil fazer jangadas com tão poucas árvores.
Patinhas faz uma flauta e com um toque especial atrai um enorme alce selvagem. Enquanto muitos sucumbem às águas do Yukon com seus redemoinhos. Outros vão de trenó, mas só um pato naquele outono gélido, cavalgou num alce até Dawson.
No final do percurso encontramos a cidade de Dawson, que seria em breve a mais populosa do Canadá. Mas naquela época da corrida do ouro, a cidade tinha somente duas construções, uma serralheria e o saloon Black Jack. E aqui é a primeira vez que vemos a corista Dora Cintilante (o eterno amor de Patinhas).
O primeiro encontro de Patinhas com Dora não é dos mais amistosos. Patinhas leva o esgotado alce para dentro do saloon, e logicamente a corista não fica nem um pouco feliz. Depois quando ele está indo embora ela o chama para comer algo antes de partir. E Patinhas diz a ela que comeu a uma semana atrás e que refeições regulares são para os fracos. Enquanto ele vai se distanciando pelo caminho lamaçento com sua pesada mochila nas costas. Dora o olha com admiração mal disfarçada e um suspiro sai de seu bico.
Dias depois Patinhas chega a geleira do Pescoço do Alce, que cerca o vale da Agonia Branca e a entrada é a caverna cavada pela água do rio.
Patinhas se aventura por um lugar que até agora ninguém jamais teve coragem de ir e descobre um vale inexplorado. O vale da Agonia Branca.
Patinhas começa a procurar pistas de onde pode haver ouro nos lugares mais inusitados, nos pelos de ursos selvagens, dentro da boca de lobos, em montanhas onde estão o ninho de águias até chegar ao lugar onde realmente pode haver ouro em abundância um lugar solitário e selvagem e finalmente o inverno chega. E o inverno do Klondike se torna um grande problema para Patinhas que tem que ir a Dawson, comprar material para fazer uma cabana. Ele aproveita e paga um pouco da dívida que contraiu com Porcolino.
Patinhas retorna para o vale onde agora vive, mas sempre tomando cuidado para despistar os bandidos que infestam a cidade de Dawson.
Começa a construção da sua cabana, trabalha arduamente por horas e horas, dia e noite, sentindo muita saudade de sua família que ficou na Escócia. O inverno acaba e finalmente chega a primavera e é uma época de muito trabalho para o argonauta. Patinhas levou o inverno todo para cavar o poço e fazer o canal, mas o rio vai passar por ali e finalmente trazer o tão esperado ouro de Patinhas.
Patinhas mais uma vez parte em direção Dawson para registrar a sua terra. O que encontra é uma cidade completamente diferente do que deixara no começo do inverno. Ele está prestes a entrar na cidade mais selvagem e violenta de toda a América do Norte, onde se tornará uma lenda.Depois de registrar a terra, Patinhas vai até o correio e recebe duas cartas de casa, coloca-as na mochila e entra no hotel para dormir...mentira...ele sai pelos fundos do hotel, é mais uma de suas artimanhas para enganar os bandidos e ladrões de terra. Mas quando ele está passando por um beco, é surpreendido por Porcolino Leitão que o agride na cabeça o faz desmaiar e o sequestra. Quando acorda num bar, Patinhas está algemado cercado por muitos bandidos, e além de muita provocação, Porcolino Leitão abre as cartas de Patinhas e debocha de seu conteúdo e quando abre a segunda carta Porcolino debocha mais uma vez e diz para os seu capangas que não sejam crueis pois a mãe do pato morreu, (essa parte da saga é muito triste pois além da dor da perda da mãe, ele recebe essa triste notícia da boca de um verme como Porcolino, um dos vilões Disney mais torpes e sem caráter) . Os quadrilheiros fazem piada com a desgraça do pato, que tem um acesso de fúria e destrói todo o bar "o saloon flutuante" de Porcolino.
Depois de destruir tudo a sua volta e de bater em todos os bandidos, Patinhas arrasta Porcolino Leitão pela cidade até a Polícia Montada, e o entrega junto com muitas provas de que o vigarista havia enganado muita gente, e por isso porcolino vai para uma prisão de Goldboom no Alasca. Ao sair dali onde deixou Porcolino, Patinhas ainda ouve do agiota uma ameaça, dizendo que ele ainda tem ocontrato de empréstimo e que patinhas vai pagar muito caro por tudo.
No fim do capítulo, Patinhas retorna para o vale da Agonia Branca e percebe gente entrando nas sua propriedade, ele ameaça jogar pedras em alguns ladrões que tentam invadir suas terras e nota que uma pedra é pesada demais. Enquanto leva aquela pedra para lavar, Patinhas se questiona: "Se for ouro tudo isso vai acabar, vou ser rico e nada mais vai ser como antes" e ele ainda se pergunta... "tem como o ar ser mais fresco? ou os dias mais belos? será que vou perder tudo isso? eu quero mesmo ser rico??" nesse momento seus olhos brilham e ele diz... SIM. Patinhas lava aquela pedra cheia de lama e finalmente encontra a pepita de ouro do tamanho de um "Ovo de Gansa" sob a lama. No último quadrinho que fecha o capítulo temos Patinhas com a mão esquerda erguida para o céu com a pepita ovo de gansa na mão e grita para o céu. "Estou RICO! RICO! RICO!!!" Curiosidades:
O oitavo capítulo traz um momento crucial da biografia do Tio Patinhas: Ele se torna rico mas ainda faltam muitíssimos anos até que se transforme no pato mais rico do mundo. O próprio Don Rosa já disse que este episódio pode ser considerado o climax da saga. Aqui está efetivamente a chave da mudança na vida do personagem.
Patinhas está no auge de sua capacidade mental e física.
Os capítulos seguintes apresentarão uma ação declinante. Já que Patinhas começará a perceber que possuir um tesouro não o emocionou tanto quanto esforçar-se para obtê-lo.
Dora Cintilante apareceu pela primeira vez numa das mais belas histórias de Carl Barks, "Em Busca do Ouro" (Back to The Klondike, de 1953).
Porcolino Leitão (veja matéria mais completa sobre esse personagem em: http://ludy-quadrinhosdisney.blogspot.com/2010/05/viloes-da-disney-porcolino-leitao.html )
Don Rosa fala sobre o oitavo capítulo.
"O oitavo capítulo esclarece porque só agora Patinhas encontra a legítima fonte de sua fortuna. Os feitos precedentes haviam sido o preço a pagar para chegar a tal ponto.
As aventuras passadas deram a ele lições sobre trabalho, tenacidade e pessoas. No conjunto, o aprendizado constitui uma preparação para o momento em que o Tio Patinhas se torna rico graças ao trabalho duro, à perseverança e aos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Isso tudo sem a ajuda de nenhum talismã!
O Patinhas que vive, sofre e sonha nesta história entra diretamente para a lenda."
Na sequência da destruição do barco de Porcolino, Don Rosa diz, "em 1993, quando a saga saiu na Europa, alguns fãs europeus acharam que a cena de destruição do barco era uma tentativa de transformar o Tio Patinhas num super-herói justiceiro", Rosa continua, "na sequência eu não tinha a intenção de mostrar o que realmente estava acontecendo. Eu queria mesmo era ilustrar a forma como o pato se tornara uma figura lendária no auge de sua glória e determinação. E como os fatos concretos haviam sido aumentados quando a aventura era contada e recontada pelo tempo afora."
Nesse capítulo há dois erros intencionais que Don Rosa comenteu.
O percurso seguido pelos mineiros no Klondike partia de Skagway, pelo Desfiladeiro Branco, ou da cidade de Dyea, pelo Desfiladeiro de Chilkoot. Don Rosa misturou propositalmente os lugares.
O segundo equívoco intencional de Rosa é quanto a Skagway e Dawson. Skagway era a verdadeira capital dos assassinos e de outros criminosos e não a pacífica Dawson, onde a Polícia Montada canadense mantinha a lei e a ordem.

Wyatt Berry Stapp Earp (19 de Março de 1848 - 13 de Janeiro de 1929), nascido em Monmouth, Illinois, ocupou vários postos policiais no oeste Americano. Foi um dos protagonistas do Tiroteio em O.K. Corral em Tombstone, Arizona, junto com Doc Holliday, Virgil Earp, e Morgan Earp. Faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos registrados na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns.
Wyatt Earp é mais conhecido como um temido xerife de fronteira que trabalhou na cidade de Wichita e Dodge City, Kansas, e em Tombstone, Arizona, onde sobreviveu ao tiroteio do O.K. Corral . Mas como xerife trabalhou somente por 5 anos de uma vida longa e aventureira, atuando em garimpos e investindo em salões de jogos.
Wyatt passou a maior parte da vida viajando pelos desertos do sudoeste com seus quatro irmãos Virgil, Morgan, James e Warren, além da esposa Josie.

A Royal Canadian Mounted Police, também conhecida nos países de língua portuguesa pela sua tradução Real Polícia Montada do Canadá, é uma organização policial do Canadá, constituindo a maior força de segurança do país, e é mais conhecida como Mounties.

No capítulo 9: O Bilionário da Colina Sinistra. O capítulo em que Patinhas perde o seu pai Fergus e vai embora do Castelo do clã, com as irmãs Matilda e Hortência.
Fonte: Wikipédia. Revista Tio Patinhas 40 anos e sites em inglês na Rede.

6 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Puxa! Que post legal! Li inteirinho, e adorei cada palavra. Realmente, esse capítulo pode ser considerado o clímax da Saga. Foi o capítulo que mais gostei, embora haja alguns acontecimentos tristes. Esse capítulo (e os capítulo 8.5 e 8.6) são realmente cruciais na vida do velho pato ranzinza. Obrigado por deleitar a todos os fãs de Disney com este belo post.
Abçs.
Matheu$

Ludy disse...

Obrigado Matheus pelo apoio aqui no blog e por teus comentários bacanas. valeu mesmo amigo.

Anônimo disse...

O enfoque mais sério talvez possa surpreender alguns leitores, mas fora Carl Barks, a Saga é uma das melhores histórias do Tio patinhas que já li.E olha que eu já li coisas...
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

Meu camarada Cavaleiro da Lua. Eu também já li muita coisa Disney, e fecho contigo. A Saga do Tio, que agora estou mergulhado de corpo inteiro, justamente para fazer os posts dos 12 capítulos originais, é algo surpreendente, porque aqui tem gente morrendo, bandido sendo mau de verdade, e o Patinhas em todo o seu explendor e Glória. Eu mergulhei tão fundo nessa saga, que estou voltando a superfíce modificado em termos de muitas coisas que eu pensava, em relação ao Tio Patinhas, e também a valores básicos da vida. Amizades, dinheiro, capacidade de superação entre outras coisas que a saga nos apresenta. Quem tem olhos de ver, verá muitas coisas, sê logicamente, ir além da leitura superficial dessa magnífica história ou saga, de um grande e absoluto personagem. Viva os quadrinhos Disney e seus grandes Mestres criadores.

JB XAVIER disse...

Caramba! É fantástico conhecer esses detalhes de um personagem sobre quem eu só sabia ter tido origem no personagem Scrooge, do conto de Charles Dickens. Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo presente!

Ludy disse...

Que show que você gostou JB, aqui no Universo Disney você vai encontrar muita coisa sobre os personagens Disney. Seja bem-vindo a casa é sua!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails