terça-feira, 27 de abril de 2010

A SAGA DO TIO PATINHAS: O Senhor do Mississípi

Uncle Scrooge #286, junho de 1994.
Capítulo 2
O senhor do Mississípi
(The Master of The Mississípi)

Este é o segundo capítulo da Saga do Tio Patinhas. Neste capítulo Patinhas tem a sua primeira desavença com os Irmãos Metralha. É um dos capítulos mais longos da saga, junto com o oitavo e o décimo primeiro.

Patinhas chega a Louisville, em Kentucky e dirige-se ao salloon onde encontra o seu tio Angus "Mãos-Rotas" na mesa de jogo. Angus ganha do Porcolino Ferradura no poker e o seu prêmio é o barco "Asa Branca". No barco, Angus conta a Patinhas que pretende recuperar um tesouro de um barco que havia afundado ao largo da Sobrancelha do Macaco e do qual Angus era o único sobrevivente: o lendário Drennan Whyte. Contratou Mestre Pardal (avô do Professor Pardal que conhecemos) que havia inventado pílulas para purificar água lamacenta, como a do rio Mississípi. Entretanto, Porcolino Ferradura, que havia estado a noite no "Asa Branca" a ouvir a conversa sobre o Drennan Whyte, contrata o Pai Metralha e os seus filhos para o ajudarem a roubar o tesouro. Na manhã seguinte, Patinhas, Angus e Mestre Pardal vão até ao local onde o Drennan se afundara, mas Porcolino e os Metralhas aparecem e destroem o "Asa Branca". Os Metralhas, que têm agora o mapa onde o tesouro se encontra, o equipamento necessário e um barco, atiram Porcolino para o rio. Angus na margem ri de Porcolino e este, como vingança, atira-o dentro de um poço de metal que está próximo a eles. Este poço de metal era na realidade a chaminé do Drennan Whyte, que no seu tempo havia afundado no leito do rio, que entretanto havia mudado o seu curso, deixando o navio debaixo da terra. Angus e Patinhas encontram o ouro e são surpreendidos pelos Metralhas. Com a sua astúcia, Patinhas consegue derrotar os Metralhas e metê-los na cadeia.
Anos mais tarde, Angus se aposenta e vende o "Asa Branca" ao Patinhas. Devido à concorrência dos comboios, Patinhas é obrigado a fazer pequenas cargas. Um dia, Patinhas está transportando ouro quando os Metralhas, que se haviam disfarçados de moradores da região oferecendo lenha grátis na margem do rio (Patinhas não podia perder um negócio grátis), os surpreendem, sabotam a caldeira que estava funcionando e prendem Mestre Pardal e Patinhas na sala das caldeiras com uma das caldeira prestes a explodir. Estes escondem-se dentro de uma das caldeiras que não estava sendo utilizada, a enchem de algodão para se protegerem do impacto que certamente virá em breve. O barco a toda a velocidade muda o rumo e invade a margem do rio atravessando o campo e indo justamente em direção a cabana dos Metralhas e leva a cabana por diante e finalmente acaba numa grande explosão. A caldeira e os destroços da cabana de madeira com os Metralhas em cima são arrastados para a cidade, que está sendo invadida pelas águas. O Delegado avista os Metralhas e diz a eles que já havia avisado para eles se manterem longe da cidade. Os Metralhas aproveitam a deixa e quando dão as costas ao delegado cada um carregando um saco de ouro. Nesse momento Patinhas denuncia os Metralhas pelos seus crimes. (Detalhe o Patinhas e Mestre Pardal estão em cima da torre da igreja destruida pela caldeira que está ali enterrada no meio da torre).
Os Metralhas acabam presos. Vão pra cadeia sorrindo e dizendo que o patinhas está pobre pois perdeu seu barco.

É Patinhas perdeu desta vez (mas ele sempre volta cada vez mais forte das adversidades), perdeu o seu único bem que é o barco e é obrigado a ir para o Oeste, tornando-se cowboy. No próximo capítulo.
Curiosidades
Na versão brasileira, o tio do Patinhas chama-se Patico enquanto na versão portuguesa tem o nome original (Angus);
Isto marcou o ínicio das disputas entre Patinhas e os Metralhas;
Na edição original, Patinhas não voltaria a ver o Mestre Pardal. Porém, reecontra-o no capítulo "O Capitão Cowboy do Cutty Sark".
Fonte: Wikipédia ( o texto da Wikipédia está cheia de erros, reli toda a saga e anotei os erros, para posteriormente corrigir).

3 comentários:

Leitura do Dia disse...

Conhecer o Patinhas ajuda a compreender sua personalidade. Esse episódio foi mesmo dureza para ele: o Mississípi, seus charmosos barcos, aventuras, tesouros e rivalidades. Gosto mais do nome Angus do que de Patico. Aliás, gosto muito da origem escocesa do velho muquirana. Muito legal essa parte também.

Ludy disse...

Paulo eu também gosto muito desse capítulo. Até porque nos é apresentado o bando do Metralhas, e da pra notar que esses Metralhas são bem mais malvados e sádicos que os Metralhas que estamos acostumados a ver nas histórias das revistas de linha. Eles deixam Patinhas e Mestre Pardal pra morrer dentro daquele barco prestes a explodir. Esse capítulo mostrou a tenacidade do nosso velho herói Tio Patinhas.

Anônimo disse...

Interessante este capítulo. Gostaria que tivesse sido colocadas umas duas páginas dessa historia para podermos ter uma ideia melhor. Será que em 2013 sairá de novo essa saga em comeração aos 50 anos do Tio Patinhas?
Abraços. FAbianoCaldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails