quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Espada Era a Lei (The Sword in The Stone - 1963)

A ESPADA ERA A LEI é uma das ovelhas negras da era Walt Disney no estúdio homônimo, por ser o menos popular da era. Ainda assim, não foi exatamente um fracasso nas bilheterias, figurando entre os 5 mais rentáveis de 1963.
A Espada Era a Lei (no original em inglês: The Sword in the Stone), é um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1963 e baseado na lenda medieval do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. É o décimo oitavo da série de animação da Disney, e lançou a animação pensando na vida de Walt Disney.
Bill Peet (imagem acima), que criou o personagem "Merlin", baseou-se no nariz de Walt Disney para o nariz do personagem.

Sinopse
Um jovem garoto desajeitado, protegido e aprendiz do Mago Merlim, ouve dizer que aquele que conseguisse retirar uma espada mágica de uma pedra, seria declarado Rei da Inglaterra, e resolve aceitar o desafio, o que provoca risos dos outros interessados. Mas para surpresa de todos, o garoto, obtêm êxito tornando-se o lendário Rei Arthur.
Detalhes

Quem conseguir tirar uma espada mágica encravada em uma pedra, será coroado rei da Inglaterra.
O esperto garoto Arthur, que desconhece a lenda, trabalha como cavalariço em um castelo e sonha em se tornar um cavaleiro.
Todavia, o Mago Merlin que vive na floresta, conhece o futuro e sabe que Arthur será rei. Dessa forma, ele se muda para uma torre do castelo juntamente com seu fiel assistente, a coruja Arquimedes, e atribui para si a missão de dar uma formação escolar ao jovem.
Muito confuso, Merlin as vezes começa a falar de coisas e pessoas que ainda não existem. As suas melhores aulas são quando transforma Arthur em diferentes animais, como um esquilo ou um peixe.
Durante essas aulas na floresta, acabam chamando a atenção de uma bruxa, a Madame Min (primeira aparição da Bruxa- nome original Mad Madam Min. No Universo Disney você encontra detalhes sobre esse personagem), click...Aqui. Buscando impressionar Arthur e humilhar Merlin, ela o desafia para um duelo de magia.
Produção/Curiosidades
- Duas canções foram escritas para o filme mas desconsideradas antes do início da produção: “The Blue Oak Tree” e “The Magic Key”. A segunda seria uma leitura de Merlin para Arthur sobre o valor da educação. Foi substituída por “Higitus Figitus

- Primeiro animado da Disney com canções compostas por Richard M. Sherman e Robert B. Sherman e a usar a abertura regular do logo da Buena Vista. Quando a Buena Vista começou a distribuir os filmes da Disney, o primeiro lançamento animado A BELA ADORMECIDA, apresentou um logo de design customizado relacionado ao filme.
- A música tocada enquanto Min se transforma em dragão é a mesma da batalha do dragão em A BELA ADORMECIDA (1959). O compositor George Bruns, que adaptou a trilha de Pyotr Ilyich Tchaikovsky para o balé de A BELA ADORMECIDA, usaria o mesmo trecho em ROBIN HOOD, durante a batalha entre o Xerife e Robin.
- Primeiro animado da Disney feito sob a direção de uma única pessoa. Os anteriores eram dirigidos por 3 ou 4 pessoas, ou por um time de diretores sob um supervisor de direção. O homem encubido do trabalho foi o animador Wolfgang Reitherman, um dos Nine Old Men que dirigiria todos os longas animados do estúdio até os anos 1980.
- O designer Bill Peet deu a Merlin o nariz de Walt Disney.

- Única animação da Disney dos anos 1960 a não ter um DVD Platinum, uma continuação um Show de TV ou um remake em live-action.

- Arthur foi dublado por 3 garotos diferentes – Rickie Sorensen, Richard Reitherman e Robert Reitherman. As mudanças são muito notáveis durante o filme.

- A tensa batalha entre Merlin e Min é frequentemente citada pelos experts em animação como uma das melhores animações até então. Os personagens passam por numerosas mudanças físicas. Abaixo algumas capas de edições brasileiras, onde você pode encontrar esta história.
Personagens principais e vozes
Arthur ou Wart.... Rickie Sorensen
Merlin.... Karl Swenson
Arquimedes.... Junius Matthews
Sir Ector.... Sebastian Cabot
Madame Min.... Martha Wentworth
Sir Kay.... Norman Alden
Sir Pelinore.... Alan Napier
Dublagem brasileira
Merlin.... Magalhães Graça
Madame Min.... Ida Gomes
Arquimedes.... Orlando Drummond
Sir Pelinore.... Telmo de Avelar
Narrador.... Aloysio de Oliveira
 Prêmio e indicações
E pra fechar esse post, uma última informação: O filme foi indicado ao Oscar na categoria melhor trilha sonora adaptada. Abaixo, o filme pra você curtir e um dos meus preferidos.

Fonte: Wikipédia, Disneypédia, Inducks Brasil e YouTube e diversos sites Disney para captação de imagens.

2 comentários:

Fabiano disse...

Olá! Tudo bem? estes dias atrás estive pensando em um desenho sobre o Rei Arthur da Disney... pensei que tivesse me enganado e, agora, lendo este post me lembrei dessa ocasião e vejo que a Disney fez mesmo esse trabalho.
Um abraço. FAbianoCaldeira.

Ludy disse...

Eu lembro que era um garotinho, quando li pela primeira vez a quadrinização do filme e me encantei e fui para o quintal de casa bincar de cavaleiro do rei Arthur, que tempos legais sem nenhuma preocupação e tendo como única obrigação viver e brincar e claro ir pro colégio e tirar boas notas pelo menos essa era a intenção. Mas muitas vezes dentro do livro de história havia um outro bem mais interessante de histórias do Pato Donald, Tio Patinhas e Mickey.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails