quarta-feira, 30 de junho de 2010

Série: Melhores de Carl Barks - Na Velha Califórnia (1951)

Na velha California
É uma saga épica, ambientada na região onde Carl Barks morava, que traz algumas paisagens extraídas da realidade.
Barks declarou ao biógrafo Michael Berrier numa entrevista que os "cenários" são das cercanias de São Jacinto, onde ele vivia.
Barks ao apontar a rocha  com o qual os patos se chocam na terçeira página da trama, comenta que essa pedra ficava a apenas algumas milhas da sua casa.
Por motivos sentimentais, o autor colocava a história entre suas favoritas. "estudei em uma escola californiana em Santa Rosa e a cultura da Califórnia estava impregnada em nós, garotos desde aquele tempo. Sempre fui fascinado pela história daquela área".

FC0328 Na Velha California - 1951
Sinopse:
Donald  e os sobrinhos estão excurcionando nos arredores de Los Angeles. Um trânsito maluco faz com que eles peguem um atalho por uma estrada secundaria. Os patos avançam pelo interior e acabam sofrendo um acidente, batendo com o 313 numa rocha na beira da estrada.
Quando acordam estão em uma reserva indígena, sendo cuidados por índios com danças e ervas que operam efeitos estranhos nos patos.
Pouco tempo depois eles se despedem dos índios que os ajudaram e percebem que tudo está mudado, as casas dos índios agora são feitas de barro e os próprios índios usam tangas.
Os patos concluem que voltaram no tempo, pelo menos uns cem anos, e agora estão na velha Califórnia. Não existem mais estradas somente campos verdes e muito gado, antílopes e até ursos pelos campos .

Depois de alguns contratempos em ambiente digamos: "hostil ou selvagem", os patos esfomeados encontram uma fazenda onde são acolhidos por pessoas que viveram a pelo menos cem anos atrás.
Fazem amizade com o dono da fazenda Don Gaspar e Senõra. Também ficam amigos de Tina (essa aí debaixo, que é uma das serviçais de Don Gaspar), também conhecem Panchita, filha de Don Gaspar, e o vaqueiro da fazenda Rolando.
Donald e os sobrinhos são muito bem tratados e participam inclusive de uma festa com muitas senõritas lindas de olhar fulgurante e rosas no cabelo.
E se dão conta também que existe uma amor impossível entre Panchita e o vaqueiro Rolando, que trabalha nas terras de seu pai. Panchita já está prometida para um gordo rancheiro rico chamado: Don Porco de La Banã.
Donald acaba convencendo Rolando a dançar com Panchita durante a festa.
Depois disso Donald, Huguinho, Zézinho e Luisinho, passam por muitas aventuras. Ganham enormes porções de terra de um rico alcaide (antigo governador de provincia, também oficial de justiça da época), mas as terras são roubadas por um pistoleiro que bota Donald e os sobrinhos pra correr de suas próprias terras. Depois Donald fica contaminado pela febre do ouro, que toma  conta de todo mundo.
Gente correndo pra todo lado em busca de equipamento para sair em busca de ouro, e realmente encontram muito ouro.
 Mais uma vez, Donald  é alvo do mesmo bandido que lhe roubou as terras aliado a um comparsa. Só que desta vez Rolando o herói da história salva os patos  e os livra das garras dos bandidos.
Depois de tudo isso os patos ajudam Rolando a pegar o ouro que acharam. Agora sim Rolando está rico, e poderá pedir a mão de Panchita para Don Gaspar. A corrida do ouro está a pleno vapor na velha Califórnia. No final Rolando diz que jamais vai esquece-los.
Logo depois Donald e os sobrinhos acordam num hospital, e os médicos lá dizem que eles dormiram por seis semanas. A medicina e a mecânica têm seus méritos... logo Donald e os meninos retomam seu caminho. A história termina com Donald e os sobrinhos entrando no pátio do velho rancho de Don Gaspar. No último quadrinho, um casal comenta no carro: "Viu só? crianças cantando velhas canções espanholas diante das ruínas!". O outro responde... "É... a gente vê cada coisa...".
Comentários:
A história se passa em um ambiente especial, atípico e nem sequer têm muita ação.  É uma história "romântica", e se tornou uma das  favoritas  de Barks por suas qualidades sentimentais e por se tratar de uma história relacionada a campo e cowboys, coisas que Barks gostava. Na página 62 de O Melhor da Disney #29, com texto de Marcelo Alencar Barks comenta um pouco sobre essa história.
"Eu sempre desejei trilhar El Camino Real, seguindo de missão em missão, tirando fotografias e fazendo desenhos delas. Sempre fui fascinado pela história daquela área", contou ele ao jornalista Paul Ciotti em 1972. Em outra conversa, gravada em 1975, Barks acrescentou: "Apresentei um pequeno caso de amor e também lidei com nostalgia, história, um pouco de vilania e uns nomes doidos como Don Porco de La Banã (Don Porco de Lardo, em inglês). Eu tenho amor pelo velho Oeste, pelos amplos campos verdes. Me lembro de quando era criança, com lugar de sobra para perambular, com uma arma de brinquedo na mão e cavalo para montar".
A narrativa também menciona uma certa Ramona, donzela espanhola que deu nome a um livro de Helen Hunt Jackson, de 1884 (autora ao lado). A obra que inspirou Barks, virou canção e peça de teatro e discorre sobre o trágico romance da protagonista com um índio, denunciando os maus-tratos sofridos pelos povos nativos da região no fim do século 19. O quadrinista admitiu, numa nota de 1985, que citou as desventuras de Ramona para "impressionar" os vizinhos de San Jacinto, alguns dos quais sabiam que os gibis do Donald que eles viam nos jornaleiros eram produzidos em sua cidadezinha".
Abaixo, algumas fotos relacionadas com Ramona, inclusive o livro de Helen Maria Hunt Jackson chamado: "Ramonã".  Barks também desenhou a senõrita Ramona.
O Pato Donald 1793 (1987) Na Velha Califórnia (part 1) 1794 (part 2)
Tio Patinhas 436 (2001) idem
O Melhor da Disney 29 (2007) idem
Abaixo algumas capas de edições americanas que trazem a história: Na velha Califórnia.
Fonte: Site Carl Barks em inglês, Inducks Brasil,  O Melhor da Disney #29 (acervo pessoal), Wikipédia e diversos sites Disney na Rede.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails