sexta-feira, 4 de junho de 2010

A SAGA DO TIO PATINHAS: O Pato Mais Rico do Mundo.


Capítulo 12 (Final)
O Pato Mais Rico do Mundo
The Richest Duck in The World

Uma fantástica aventura no natal de 1947, juntamente com os seus sobrinhos Donald e Huguinho, Zezinho e Luisinho, faz com que Patinhas recupere a sua honestidade.
A ação deste capítulo começa imediatamente antes da última página, da aventura de 1947. História de estréia do Tio Patinhas chamada "Natal nas Montanhas, no original inglês "Christmas on Bear Mountain".
O capítulo final da Saga do Tio Patinhas inicia com uma reportagem em uma emissora de TV de Patópolis, sobre a vida do seu mais ilustre morador. Essa reportagem conta também que a aproximadamente cinco anos, Patinhas se afastou dos negócios, comprou uma luxuosa mansão e nunca mais foi visto. A reportagem termina e vemos no último quadrinho da página a silhueta de Donald e dos trigêmeos. Huguinho, Zézinho e Luisinho fazem várias perguntas a Donald sobre o Tio Patinhas, enquanto se encaminham para a luxuosa mansão de Patinhas para um jantar. Os patos se preparam para um encontro histórico. Ao chegarem na mansão, Donald e seus sobrinhos são recebidos por um mordomo chamado Jonas, que os encaminha até o escritório onde está Patinhas sentado em uma poltrona.
Nesse momento do encontro Patinhas faz uma referência a um episódio, em que Donald e os sobrinhos haviam passado na noite anterior (uma referência direta a história de Barks de 1947, "Natal nas Montanhas").

Patinhas apresenta-se neste capítulo como um pato cansado de tudo, amargurado por uma vida de sacrifícios em busca de fortuna. Quando os trigêmeos tentam abraça-lo, Patinhas por pouco não os espanca com a bengala, dizendo que os chamou ali somente para ver como eles eram e aposta que eles aceitaram o convite do jantar somente para saber quanto que eles vão herdar de sua fortuna. Nesse momento. Donald muito bravo com a atitude insana do velho tio, o insulta chamando-o de arrogante e dizendo a Patinhas que todos sabem que ele gastou todo o seu dinheiro naquela mansão. Patinhas irônicamente os convida para ir até a Caixa-Forte (abandonada a muito tempo no alto da colina mata-motor), para constatar o quanto de tudo isso é verdade. No trajeto até a Caixa-Forte, eles observam muitos papais-noeis em todas as partes por onde passam. Quando chegam finalmente na Caixa-Forte, a primeira coisa que Donald avista é a famosa número um do Tio Patinhas, e mostra aos sobrinhos dizendo que aquele é o amuleto da sorte que ajudou Patinhas a ficar rico. Tio Patinhas extremamente indignado e absolutamente contrariado grita para Donald que aquilo de sorte é ridículo e uma grande bobagem, pois a número um esteve com ele por vinte anos antes de ficar rico, e que ficou milionário a custa de muito trabalho e que a moedinha foi, e continua sendo, somente uma inspiração para trabalhar e construir a Caixa-Forte e enche-la de dinheiro. Donald continua cético em relação a Caixa-Forte realmente estar cheia de dinheiro.
E nesse momento Donald e os sobrinhos tem uma surpresa. Quando Patinhas abre a enorme porta de aço, o cofre está abarrotado com trinta metros de dinheiro ou três hectares de moedas e cédulas.

Patinhas diz a eles que todo aquele dinheiro, é uma ínfima parte do que possui. Aquilo ali, representa meio século percorrendo o mundo e fazendo negócios, pois ele tem muito mais em bancos e propriedades no mundo todo. E completa dizendo que cada moeda que está ali tem um significado, cada uma é uma recordação e um troféu a sua coragem e nunca irá gastar esse dinheiro. Nesse instante enquanto Patinhas comenta tudo isso com Donald e os trigêmeos, vários Papais-noeis invadem a Caixa-Forte e quando tiram suas máscaras quem surge? isso mesmo... os Metralhas.

Os irmãos Metralha, (comandados pelo vovô Metralha, velho inimigo do Tio Patinhas), prendem Patinhas e seus sobrinhos no ármario. Um dos trigêmeos, encotra o velho baú do Tio Patinhas e dele tira uma picareta de garimpo. Com a picareta o próprio Patinhas quebra a porta do armário. Manda os sobrinhos carregarem o velho baú para fora da Caixa-Forte e o usam como uma espécie de trenó e partem em perseguição aos Metralhas. Os Metralhas ao verem os patos vindo em direção a eles fogem deseperados e deixam pra trás um treno verdadeiro puxado por um cavalo, que os patos aproveitam e o utiliziam para dar sequência a perseguição aos irmãos Metralhas. Essa vai ser uma das perseguições mais hilárias, fascinantes e cheias de ação e piadas a cada quadrinho, (é sensacional o momento em que Patinhas atira um bumerangue, que entra por uma vidraça e sai por outra de um apartamento e ainda acaba acertando os Metralhas que estão fugindo a pé em meio a neve das ruas, pois o seu trenó acaba quebrando quando eles colidem com um poste de luz, enquanto dentro do apartamento dois personagens "figurantes", travam um diálogo hilário enquanto chamam a polícia).
Os Metralhas são presos, mas um último está fugindo, justamente com a moedinha número um, e Patinhas certeiro o atinge com uma bola de neve (muiiiiiiito pesada), dentro dela está a famosa pepita Ovo de Gansa. A polícia leva os bandidos e os patos retornam a Caixa-Forte trazendo de volta o dinheiro que havia sido roubado. Patinhas cansado pela aventura reclama que está "quebrado" , os trigêmeos argumentam com ele que, apartir de agora ele tem sua família de volta.

Patinhas diz que é tarde demais, que sua vida de aventuras é passado e só o que resta pra ele são os dias de tédio trancado naquela mansão horrível. Os patinhos, que não são nenhum pouco bobos, usam psicologia com o velho pato e funciona. Eles dizem que Patinhas é um pobre e velho pato, que passou a vida em busca de aventuras que se mostram agora um perda de tempo, pois tudo o que ele conquistou vai acabar em ruínas assim como ele, dizem também, que eles tem sorte por não precisarem desperdiçar suas vidas à toa e acabarem inúteis como o tio. Ao ouvir essas últimas palavras, Patinhas retorna com energia redobrada e diz: "O importante é não perder o cérebro, muitos grandes homens continuam ativos aos noventa anos porque ainda tem sonhos a realizar. Vocês jovens, deviam se envergonhar! a qualidade de nossas vidas só depende do que fazemos, os únicos limites da aventura são os da nossa imaginação". Nisso Patinhas lembra que, a muitos anos atrás (quando Donald era só um menino, ele recebeu um pontapé do sobrinho, vimos essa cena no capítulo 11) e aproveita e lhe dá o troco.

Depois disso Patinhas diz que se sente renovado, novo em folha, e que vai voltar ao trabalho, e pra começar vai vender aquela estúpida mansão. Afinal de contas ela nunca foi um bom investimento, comenta ele.

E patinhas completa dizendo que é como se tivesse vinte anos de trabalho pela frente e muitas aventuras pra viver. Olhando para os sobrinhos, Patinhas exclama que eles o inspiraram e por isso vão acompanha-lo em suas aventuras de vez em quando.

Logo depois da conversa com os sobrinhos Patinhas dá um "mergulho" no seu "oceano" de dinheiro, enquanto Donald e os sobrinho tecem comentários sobre futuras aventuras, e Donald não acreditando em nada daquilo, comenta com os sobrinhos que o Tio Patinhas só soube acumular riquezas durante toda a vida somente pra guardar. Donald completa dizendo que tudo o que o tio tem pra mostrar de sua vida é um monte de metal frio e insignificante. Huguinho, Zézinho e Luisinho dizem para o tio: "Você pode estar enganado, tio". (No último quadro de página inteira da Saga do Tio Patinhas, enquanto os sobrinhos trocam esse diálogo acima. Aparece Patinhas com os olhos brilhantes sentado no meio do mar de moedas e cédulas e várias cenas de sua vida em "balões de pensamento" mostrando como Donald está enganado). E temos milhares de histórias do Tio Patinhas para provar isso. E assim chega ao fim a saga do Tio Patinhas em 12 capítulos, escrita e desenhada por Don Rosa.

Fonte: A saga do Tio Patinhas em três edições pela Editora Abril, Tio Patinhas 40 anos da revista também pela Ed. Abril (acervo particular).

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual o nome/número do gibi em que Tio Patinhas e Pataconcio disputam suas riquezas com um rolo de barbante pela Africa?

Anônimo disse...

A estória do barbante está no disney especial os colecionadores, é aprimeira estória.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails