quinta-feira, 10 de junho de 2010

Série: Favoritas de Carl Barks (anos 50)

Vacation Parede #1 "Vacation Time" -Tempo de férias - 1950
Sinopse:
Donald e os sobrinhos estão em férias na floresta profunda e Donald tenta tirar fotos de um cervo gigantes, e ele tenta e tenta e tenta mas...
Comentários:
A história tem quase todos os ingredientes que você pode desejar em uma história em quadrinhos, tem suspense, mistério, comédia, panoramas da natureza, gags acontecendo a todo instante, um vilão, boa sorte, azar, o amor familiar, a atmosfera. Além disso, Barks experimentou muito com painéis de formas incomuns reforçando o fluxo gráfico da história.

Comentários de Barks:
Eu gostei da história dos incêndios florestais em 1950, e não poderia criar suspense sem os patos estarem em perigo real e verdadeiro e medo da morte. Assim, todas as vezes estes patos começam em situações ruins que poderiam até morrer se caso fossem derrotados. Tornou-se mais verdadeira a história colocando-os contra essas situações impossíveis, em que eles podem perder suas vidas, se não vencer. E na sequência dos incêndios florestais, pode apostar que eles estavam em perigo.

Barks fez uma história memorável e também é uma de suas preferidas dos anos 50.

Eu tenho observado, que nem todos os colecionadores que conheço, tem em seus acervos a coleção completa de O Melhor da Disney. e por isso, não tem acesso aos textos do jornalista Marcelo Alencar, que trazem muitas informações. Pretendo colocar textos na integra das edições a que me refiro no post, para aqueles que ainda não leram, terem essa oportunidade agora.

Na página quatro de O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, edição#32, temos o seguinte texto que eu transcrevo abaixo integralmente.

Tempo de Férias

Quando produziu esta HQ, Carl Barks havia sido afastado de seus afazeres na revista Walt Disney's Comics and Stories. A iniciativa dos editores da Western Publishing, empresa então licenciada pela Disney para criar, imprimir e distribuir revistas em quadrinhos com seus personagens, tinha como objetivo usar as criações do autor para valorizar o título Donald Duck e os especiais temáticos lançados no natal, nas férias de julho e em outras datas marcantes. O número de estréia de Vacation Parade, (essa que você vê abaixo). Edição de lombada quadrada, capa cartonada e 112 páginas.

Vacation Parade #1, reuniu três histórias de Barks, todas elas pensadas, roteirizadas, desenhadas e arte-finalizadas em janeiro de 1950, num total de 55 páginas.

Tempo de Férias é muito mais que um divertido manual de instruções para campistas. Constitui uma valiosa lição de narrativa visual. Logo na introdução, o leitor é arrebatado por um painel de página inteira. Ele dá o tom dos riscos que os patos devem enfrentar. Em 1972, enquanto o artista pintava um quadro a óleo baseado nessa cena (ilustração de capa de O Melhor da Disney #32),

sua terceira mulher, Garé, perguntou como eles saíriam da enrascada no gibi. A resposta foi um tímido "sei lá". Prova disso é que a ação não tem continuidade.

Ao longo do enredo, quadrinhos de formato irregular quebram a monotonia dos tradicionais retângulos e sugerem movimento, dinamismo e tensão. Numa carta enviada em 1989 ao crítico Donald Ault, o sempre exigente Homem dos Patos discorreu sobre o assunto e, a despeito dos elogios recebidos, se mostrou incomodado: "Os quadros quase nunca me parecem tão bem arranjados ou tecnicamente executados quanto os que vislumbrei em minha imaginação. Eu os fiz, como diria (o escritor William) Blake, copiando visões da minha mente". Segundo Ault, essa história é um achado para quem deseja entender a maestria com que o artista, por intuição, distribui os painéis estrategicamente, operando a um só tempo nos níveis de transparência e da profundidade. Nesse contexto, um bom exercício é acompanhar os vários significados que a câmera fotográfica do Donald assume durante a trama.

Abaixo edições brasileras onde você poderá encontrar está história.

Fonte: Inducks Brasil, USA, Revista (O Melhor da Disney volume #32, Editora Abril), acervo pessoal.

2 comentários:

Fabiano disse...

Boa tarde! amigo, o que você fez com teu Blog?? Tem algma coisa diferente nele! Ficou bom, mas não entendi.
Poxa, sempre colocando postagens interessantes. Essa cleção de Barl Barks parece ter sido uma coisa realmente histórica.
Parabéns! FabianoCaldeira.

Fabiano disse...

aff, desculpe os erros...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails