
Rip Van Winkle é um conto da tradição oral do folclore europeu transcrito para a literatura americana por Washington Irving, cujos créditos incluem ainda "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (The Legend of Sleepy Hollow).
Nos quadrinhos Disney, a saga do homem que dormiu por anos ganha nova versão nas penas do Donald. Tudo não passa de armação dos sobrinhos, lógico. Mas é perturbadora a alucinação futurista do pato sob efeito do éter. Se fosse criada hoje, a cena dificilmente escaparia à censura dos politicamente corretos.
Carl Barks admitiu, em 1983, que Rip Van Winkle sempre o intrigou. "Tentei várias vezes usar o recurso do sono duradouro numa situação que envolvesse os patos, até que bolei esse argumento", comentou o autor.
WDCS112 "Rip Van Winkle" - janeiro de 1950 (Walt Disney Comics and Stories #112)


Inverno em Patópolis, Huguinho Zézinho e Luisinho, querem patinar e fazer bonecos de neve.

Barks criou essa história com os patos, baseada em uma das histórias mais famosa do mundo - a história do escritor americano Washington Irving a cerca de um Imigrante holandeses nos Estados Unidos., Rip van Winkle, e sua longa soneca nas montanhas Catskill antes de acordar para um mundo totalmente mudado. Barks duplicou o sono de Donald em 20 anos. As cenas em que Donald "viajando" de Éter, vê uma Patópolis futurista com prédios de borracha e gente que anda aos pedaços, (último quadro da página 52 e primeiro quadro da página 53 do volume, #26 de OMD, detalhe, esse futuro seria o distante, 1990, já que a história foi produzida em 1948)hoje, em tempos politicamente corretos seria muito difícil encontrarmos cenas como essa em uma HQ Disney.
Essa história saiu em 3 edições brasileiras. São elas:
Revista O Pato Donald #41 (1952), com o título: Elixir da longa Vida, e também no Almanaque Disney #342 (2001), com o título: Rip Van Pato e mais recentemente na edição: O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, volume #26 de 2007 com o título de Rip Van Pato. Capas abaixo. 

Curiosidade.
Rip van Winkle é o nome de uma narrativa curta de um personagem homônimo, escrita pelo Washington Irving e publicada em 1819, baseada em contos germânicos que Irving conheceu, ouviu e aprendeu durante o período no qual passou na Europa.
Este conto foi escrito durante um estágio de Irving na Inglaterra e conta sobre os tempos antes e após a revolução norte-americana. Conta que um homem, fugindo à sua esposa má, corre até uma floresta. Depois de muitas aventuras ele põe-se a descansar por baixo de uma árvore umbrosa, e adormece.
Vinte anos após ele acorda e decide regressar a sua vila. Ele mete-se logo em dificuldades quando ovaciona George III, não sabendo que, no entretanto, se tinha realizado a revolucão e que já não se deve de saudar a monarquia.
Por causa deste conto, Rip van Winkle também é associado às pessoas que não dão conta que certas coisas mudaram, como o retorno ao lar depois de tantos anos sem noticias.Fonte: Wikipédia e revista O melhor da Disney volume #26. Acervo pessoal.



5 comentários:
Rip Van Pato é uma das minhas histórias preferidas de Barks, que acho genial, principalmente o Donald sob o efeito do éter e vendo como seria o mundo em 1990.
Excelente postagem!!!
Abçs.
Matheu$
Mais uma excelente contribuição aos fâns.Valeu Ludy.
Gostei da postagem e da página, que nos parecer como se estivéssemos em um mundo de fantasia. Como só o mundo Disney consegue ser.
Crabb & Maria
Obrigado pelos comentários. Só me faz ter mais vontade de postar sempre mais material para os amigos que curtem e leem quadrinhos Disney.
Postar um comentário