terça-feira, 23 de março de 2010

Mestre Disney Vicar um dos melhores.

Uma página típica de Vicar
A história de Vicar está em muitos blogs relacionados a quadrinhos Disney. E como eu gosto muito desse desenhista também trouxe "mais do mesmo" para os amigos Disneyanos.

Victor José Arriagada Ríos, o Vicar, nasceu no Chile, na cidade de Santiago em 16 de abril de 1934.
Surpreendentemente, em 1956, aos 22 anos, formou-se em engenharia eletrônica, uma profissão que passa muito longe dos quadrinhos. No entanto parece não ter trabalhado nessa área, pois passou os seguintes quatro anos desenhando tiras diárias para vários jornais chilenos.
Em 1960, aos 26 anos, mudou-se para a cidade de Barcelona na Espanha.
Lá, filiou-se ao estúdio do desenhista Bardon, com quem trabalhou por seis anos, até 1966 portanto. Foi com Bardon que começou a desenhar personagens Disney. Até 1970 produziu vários outros tipos de histórias, incluindo algumas de faroeste.
Em 1970, aos 36 anos, já passados dez anos de trabalho com Bardon, mudou-se para o estúdio “Selecciones”, na mesma cidade de Barcelona, estúdio esse que produzia histórias Disney para as editoras Gutenberghus e Egmont. Lá trabalhou por cinco anos, até 1975, quando resolveu retornar para sua terra natal.
De volta ao Chile, com 41 anos, fundou seu próprio estúdio o “Vic-Art Studio”, onde até hoje produz histórias Disney, dedicando-se porém a desenhar – de toda a galeria de personagens Disney - apenas os patos.
Vicar continua trabalhando em seu estúdio, na cidade de Santiago, no Chile, aos 76 anos.
Fonte: Esquiloscans-Pesquisa e Texto: Cesar Brito Colecionador e Gibólogo, imagens e fotos de Vicar encontrados em diversos sites Disney na Rede.

Um comentário:

Leitura do Dia disse...

Sempre gostei do Chile, admiro sua arte e cultura. Gosto também do trabalho desse Mestre Disney, sei que ele é muito produtivo, e observo que seu trabalho é limpo e eficiente. Cada mestre Disney tem seu estilo, e curtimos de montão a variedade que podemos encontrar num único gibi. Afinal, um desenho feito à mão, de patos com bicos e penas pra desenhar, é muito superior à mecanização do computador, ou aos traços "redondinhos" de outros personagens nos quadrinhos por aí. Vicar é ótimo, vamos continuar curtindo sua obra. Abraço. Paulo Augusto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails