sábado, 20 de março de 2010

Mestre Disney Ub Iwerks

MESTRE DISNEY-UB IWERKS
Ub Iwerks, que nasceu como Ubbe Ert Iwwerks foi um famoso animador norte-americano, um dos amigos mais antigos de Walt Disney, com quem trabalhou por muitos anos. Ub nasceu na cidade de Kansas City e era filho de Uert Ubbe Iwwerks, um imigrante que chegou aos Estados Unidos em 1869, provindo de uma pequena aldeia chamada Uttum, na Frísia Oriental, um local que fica ao noroeste da Alemanha. Muitos anos depois, quando começou a trabalhar profissionalmente simplificou seu nome para Ub Iwerks, como é conhecido até os dias atuais.
A amizade entre ele e Disney começou em 1919 quando os dois trabalhavam na mesma empresa, a Pesman Art Studio, na cidade de Kansas City. Um ano depois, os dois fundaram a sua própria companhia denominada Iwerks-Disney Commercial Arts, que não durou muito tempo e teve de ser fechada. Pouco tempo depois, Iwerk e Disney foram trabalhar para a Kansas City Films e pouco tempo depois, em 1922, devido ao espírito empreendedor, Disney funda a sua nova empresa denominada Laugh-O-Gram Films, onde Walt passou a se dedicar de corpo e alma. Não tardou muito para que o seu amigo Iwerk se juntasse a Disney, onde passou a ser o responsável pela criação do estilo distintivo de Disney durante as primeiras animações. Mas novamente a empresa não conseguia dar lucros e teve de ser fechada logo em seguida em 1923.
Diante disso, Disney e Iwerks resolveram tentar a sorte em Los Angeles, Hollywood, onde fundaram outro estúdio, a Disney Brother´s Studio, neste mesmo ano, onde prestavam serviços para outras séries animadas. Com o decorrer do tempo, a pedido de Disney, Iwerks começou a trabalhar num novo personagem e assim, pouco tempo depois surge o primeiro personagem da empresa chamado Oswald, que mais tarde foi redesenhada para a Universal Pictures, que concordou em distribuir a nova série de desenhos animados em 1927. Mas, o sucesso de Disney durou pouco, pois na primavera de 1928, Walt não tinha mais o controle sobre o personagem Oswaldo e muita das pessoas que trabalhavam para ele acabou deixando a empresa indo trabalhar em outras companhias. Disney também rompeu o contrato com a Universal e pediu para Iwerks trabalhar num novo projeto através de suas idéias na criação de novos personagens. Dizem que Iwerks esboçou rãs, cachorros e gatos, mas nenhum deles agradou Disney. Até uma vaca e um cavalo foram criados por ele naquele momento, mas tudo era rejeitado por Disney. Mais tarde, Iwerks aproveitou a vaca e o cavalo para criar o personagem que viriam a se tornar a “Clarabelle Cow” e “Horace Horsecollar”.
Outro fato, que muitos autores citam, aconteceu em 1925, quando Hugh Harman encontrou alguns esboços de ratos de Disney ao lado das fotografias de Disney. Inspirado nestes esboços, Iwerks iniciou a criação do novo personagem, um rato para Disney, que passou a se chamar Mickey Mouse. Devido a esse acontecimento, muitos autores e estudiosos do assunto, assumem que o verdadeiro criador de Mickey Mouse é Iwerks e não Disney, pois Disney deu apenas a origem para o personagem, mas que realmente criou o personagem foi Iwerks.
A primeira aventura do ratinho Mickey Mouse aconteceu em “Silly Symphonies”, um desenho animado quase que completamente animado por Iwerks. Com o passar do tempo, Iwerks começou a se sentir rejeitado, incapaz de atender as todas solicitações e a severidade do comando de Disney. Também passou a sentir-se que não estava recebendo os devidos créditos pelos personagens que ele criara para Disney e isso acabou gerando uma briga entre os dois e a amizade entre os dois acabou ficando bastante abalada.
Isso chamou a atenção de muitos financistas, como Pat Powers que começou a suspeitar que Iwerks era o principal responsável pelo sucesso de Disney e com o rompimento dos dois, Powers ofereceu a Iwerks financiamento para que ele pudesse abrir o seu próprio estúdio.
Iwerks aceitou o financiamento e fundou a The Iwerks Studio passando a competir diretamente com Disney pelo mercado de animação. Por outro lado, com a saída de Iwerks, Disney passou imediatamente a prover o estúdio, com novos jovens animadores talentosos.
Iwerks conseguiu um contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer, que passou a distribuir as suas animações. A primeira série animada desta nova produtora foi “Flip the Frog”, um personagem muito semelhante ao Mickey Mouse, só que ao invés de um rato era uma rã. Flip protagonizou 36 curtas-metragens, mas nunca conseguiu alcançar o sucesso previsto por Iwerks e também pelos seus patrocinadores. Nessa mesma época, Iwerks criou um curta-metragem chamado “Fiddlesticks” onde utilizou pela primeira vez a técnica de Technicolor.
Com o insucesso de “Flip the Frog”, Iwerks em 1933 criou uma nova série “Willie Whopper”, que mostrava as aventuras de um garoto muito travesso, mas a sua vida cinematográfica não passou de um ano. O estúdio de Iwerks também realizou uma série denominada “ComiColor Cartoons”, que tinha um estilo muito semelhante ao “Silly Symphonies” do seu tempo na Disney e utilizou pela primeira uma nova técnica, a CineColor. Mas apesar de todas essas inovações e criatividade, o estúdio de Iwerks não conseguia competir com a Disney e nem tampouco com os irmãos Fleischer. Com todos esses problemas, Powers retirou sua ajuda financeira e o estúdio teve o seu fechamento decretado.
Iwerks então, em 1937 foi trabalhar para Leon Schlesinger Productions para dirigir quatro séries de curta-metragens de “Loney Tunes”, estreladas por Porky Pig e Gabby Goat, mas Iwerks chegou a dirigir somente as duas primeiras curtas, pois o animador de Schlesinger chamado Robert Clampett foi promovido a diretor e ele próprio passou a comanda as outras duas curtas que faltavam.

Mediante todas essas circunstâncias, Iwerks foi trabalhar para Screen Gems, que até então era uma divisão da Columbia Pictures e dirigiu para eles a série “Merry Mannequins”, considerada por diversos autores, como o seu melhor trabalho, antes de voltar a trabalhar novamente para a Disney em 1940.
Ao retornar a Disney, Iwerks começou a trabalhar principalmente no desenvolvimento de novos efeitos visuais especiais. Por esse seu trabalho, Iwerks é creditado como o desenvolvedor dos processos de combinação de live-action e animação, que ele utilizou na série “Song of the South” em 1946, bem como o processo de xerografia, que ele adaptou para a animação cel. Ele também trabalhou na WED Enterprises (atualmente conhecida como Walt Disney Imagineering) ajudando a desenvolver muitos temas para Disney, como o parque temático, durante os anos sessenta. Iwerks também criou efeitos especiais que permitiram trabalhos fora do estúdio e durante essa época recebeu uma indicação ao prêmio da Academy Award por seu trabalho junto a Alfred Hitchcock no filme “The Birds” de 1963. Pelo desenvolvimento e criação de várias técnicas para o cinema de animação, Ub Iwerks recebeu dois prêmios Oscar, uma em 1959 e outra em 1964.
Iwerks é um cartunista famoso, além da criação da animação para Mickey Mouse, da criação da série animada “Flip and Flop” em seu próprio estúdio. Ele também é bastante conhecido pelo seu modo rápido de trabalhar com animação. Muitos amigos de sua época afirmam que ele era capaz de realizar mais de 700 desenhos num só dia, além de possuir um senso de humor excêntrico.

Ub Iwerks morreu no dia 7 de julho de 1971, de um ataque do coração, em Burbank, Califórnia, aos 70 anos de idade. Mais tarde, em 1999, um filme-documentário chamado “The Hand Behind the Mouse: The Ub Iwerks Story” foi apresentada, seguido de um livro escrito por Leslie Iwerks e John Kenworthy, em 2001. O documentário sobre Iwerks foi criado pela sua neta Leslie Iwerks e apresentado como parte de “The Walt Disney Treasueres, Wave VII” series.

Principais Fontes Bibliográficas
www.imdb.com/name/nm0412650/
www.en.wikipedia.org/wiki/Ub_Iwerks
www.es.wikipedia.org/wiki/Ub_Iwerks
www.legends.disney.go.com/legends/detail?key=Ub+Iwerks
www.britanica.com/EBchecked/topic/298374/Ub-Iwerks
www.lambiek.net/artists/i/iwerks_ub.htm
www.bbc.co.uk.com/dna/h2g2/A684416
www.imagesjournal.com/issue08/reviews/ubiwerks/text.htm

Abaixo a animação que teve(entre outras) total participação de Ub Iwerks.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails