sábado, 13 de março de 2010

A simpática e prática vovó Donalda

Vovó Donalda (no original, Elvira Coot, ou Grandma Duck) é uma personagem que surgiu nas histórias em quadrinhos Disney. Esta simpática e bondosa senhora é avó do Pato Donald, e vive em um sítio nos arredores de Patópolis com seu sobrinho-neto Gansolino. É trabalhadora e uma ótima cozinheira.

O nome da Vovó Donalda foi mencionado pela primeira vez numa história de 1950, publicada originalmente no gibi Walt Disney’s Comics and Stories 121 com o título Grandma Duck. A trama, desenhada por Riley Thompson, inclui um quadrinho em que aparece um álbum de fotos com Elviry Duck (o nome original da Vovó). A Vovó “adulta” que nós conhecemos hoje foi criada por Al Taliaferro e estreou nas tiras de jornal do Pato Donald.

De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, desenvolvida por Carl Barks e mais tarde aperfeiçoada por Don Rosa, a Vovó Donalda é filha de Cipriano Patus. Ela se casou com Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). Em histórias em quadrinhos Disney produzidas na Europa, a Vovó quase sempre é retratada como irmã do Tio Patinhas, mas isso não condiz com o que foi estabelecido nas histórias americanas. Seu avô paterno era Cornélio Patus, o fundador de Patópolis.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

Grande Vovó Donalda... Que sitio gostoso ela tem, e como deve ser maravilhoso almoçar ou tomar um café da tarde com ela, naquela paz... Valeu, Ludy. Outra coisa, esse assunto da genealogia da família pato é ótimo, prende a atenção e ajuda a compreender melhor a galeria de personagens. Abraço. Paulo Augusto.

Ludy disse...

Paulo sempre que eu tenho um problema na minha vida eu dou uma passada lá no sítio da Vovó e converso horas com ela sobre a vida, vejo os animais do Sítio, pesco um pouco na lagoa ali pertinho, depois tiro uma soneca com meu amigo Gansolino. Depois a Vovó prepara uma gostosa torta de maçã especialidade dela. Quando volto pro meu mundo estou bem melhor e os problemas tornam-se pequenos. Eu sempre digo: Se os problemas baterem a sua porta, vai pro sítio da Vovó Donalda que tudo passa e a solução se avizinha.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails