sexta-feira, 19 de março de 2010

Gansolino o "Dorminhoco"

Gansolino (Gus Goose em inglês) é um personagem de quadrinhos em forma antropomorfa de ganso criado pela Walt Disney Company. Dorminhoco e comilão, ele sofre por ter que trabalhar no sítio da Vovó Donalda.

Gansolino apareceu pela primeira vez numa tira de quadrinhos publicada nos jornais norte-americanos em maio de 1938. Os desenhos eram de Al Taliaferro (foto ao lado). Essa e todas as tiras seguintes forma feitas enquanto o desenho animado Donald’s Cousin Gus (assista abaixo o vídeo) estava em produção. Quem criou o visual do personagem para a animação foi Carl Barks que, na época, era funcionário dos Estúdios Disney. Esse curta só estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 1939.

Tanto nos quadrinhos quanto no cinema, o Gansolino era um primo guloso do Donald. Ele não falava nada, mas deixava o pato muito irritado por comer tudo o que havia na despensa e, pior, dormir na cama dele. No Brasil, as tiras de Taliaferro foram publicadas pela primeira vez em outubro de 1938, no Suplemento Juvenil. Mas, na época, ele era chamado de Gustavo. A primeira história em que Gansolino apareceu como ajudante no sítio da Vovó Donalda foi "A Vovó É do Barulho", feita por Carl Barks e publicada nos Estados Unidos em julho de 1950. No Brasil, ela saiu nas nas revistas Tio Patinhas #14, Tio Patinhas #290 e Anos de Ouro do Tio Patinhas #4. Na minissérie Ultra-Heróis, foi criado um alter-ego heróico para o Gansolino, o Ganso de Aço.
Fonte: Wikipédia, Youtube e sites em inglês na Rede.

Um comentário:

Leitura do Dia disse...

Quando era criança, não gostava do Gansolino, por ele ser preguiçoso e deixar uma velha senhora fazendo todo o serviço enquanto fica cochilando... Agora entendo mais a sua natureza, e aceito melhor esse personagem. A vida no sítio é dureza, cuidar dos animais e plantações requer disciplina e disposição. O seu blog é bem dinâmico e variado, Ludy... Gosto de estar por aqui... abraço. Paulo Augusto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails