sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Superpato 40 anos
ainda válido para esse ano de 2010.

Eu já havia convidado a galera pra conhecer um pouco mais do lançamento da Abril, em comemoração aos 40 anos do Superpato. O alter ego heróico do Donald completou 40 anos de vida...podemos dizer "Editorial" no mês de junho do ano passado.
E agora vou detalhar um pouco mais esse rico material que tenho em mãos, e já tive oportunidade de ler.

O Donald criou essa identidade secreta e super heróica originalmente como meio de vingar-se dos parentes mais próximos, a saber: Tio Patinhas, o sovina e pão duro que paga ao Donald 30 centavos por hora, para que ele faça qualquer tipo de trabalho, desde o mais humilde, como polir às moedas da caixa-forte até o de sair pelo mundo em aventuras extremamente perigosas em busca de mais tesouros para o ambicioso tio Patinhas (Uncle Scrooge no original).
Gastão, o primo sortudo também está na lista negra do Donald. O Gastão é a quele cara insuportável "metido a besta" que está sempre querendo tirar uma "lasquinha" da Margarida, namorada do Donald, que diga-se de passagem dá um "mole geral" pro Gastão.

Mas o foco do Donald muda depois. E logo o Superpato passa a combater outros adversários.

A edição do Superpato, lançada pela Editora Abril, está um capricho só. Continua em "formatinho", mas com capa dura e com páginas num papel de primeira "branquinho" e de qualidade, similar à edição caprichada do DUCK TALES Os Caçadores de Aventuras - A odisseia de Ouro, que saiu alguns meses antes.

O que chama a atenção dos fãs e colecionadores é o preço: R$ 8,95 por um material de qualidade como esse, levando em conta que uma revista de "linha" Tio Patinhas está por: R$ 4,95.
O destaque desta edição fica por conta da primeira história do Superpato, que saiu no Brasil nos anos 70 na extinta e saudosa Almanaque Disney número 27.

Vamos conferir o "set list" desse show dos quadrinhos, que começa lá na página 4.

O DIABÓLICO VINGADOR. (Produzida originalmente em 1969)
Roteiro de: Guido Martina. Desenhos de: Giovan Battista Carpi (já falecido).

Essa primeira história conta justamente o ínicio de tudo. A origem do maior herói da bela e aprazível Patópolis (A cidade dos patos..criada pelo mestre Disney CARL BARCKS), o Super pato.
O legal desta história é que essa edição especial apresenta o final original, nunca antes publicado em terras brasilis. Só por essa história já vale ter essa edição na sua coleção.

A REVOLTA DOS MARIDOS. (Produzida originalmente em 1978)
A história começa na página 63.
Roteiro de: Giorgio Pezzin. Desenhos de: Massimo De Vita.

A segunda história é muito engraçada. A mulherada de Patópolis resolve fundar um fã-clube do maior herói da cidade o... Superpato, e o declaram o "marido ideal", deixando todos os maridos da cidade loucos de raiva. Cansados de ser comparados ao Superpato pelas esposas, os homens de Patópolis resovem acabar com a fama do herói.

AMEAÇA DOS METEOROS (produzida originalmente em 1986)
A história começa na página 94.
Roteiro de: Arthur Faria Jr. Desenhos de: Irineu Soares Rodrigues.

O clube dos heróis tem que agir rápido para evitar um perigo imenso que, guiado pelo professor Gavião, se aproxíma de Patópolis.

O MISTERIOSO CARTOLA MASCARADO (produzida originalmente em 1987)
A história começa na página 109.
Roteiro de: Massimo marconi. Desenhos de: Massimo De Vita.

O Superpato as voltas com um novo herói. O Tio Patinhas resolve dar uma de super-herói para afastar os bandidos de sua fortuna. Participação especial daquela chata da Superpata.

O SUPERTIO (Produzida originalmente em 2005)
A história começa na página 144.
Roteiro de: Ricardo Secchi. Desenhos de: Alessandro Perina.

Huguinho, Zézinho e Luisinho a um passo de descobrir a identidade heroica do Donald!
Essa é, na minha opinião, uma das mais legais desta edição, e já saiu na falecida (Que Deus a tenha) revista de linha Aventuras Disney.

E pra fechar a edição especial dos 40 anos do Superpato, duas histórias inéditas.
O SOM DO CRIME (produzida originalmente em 2006)
A história começa na página 174.
Roteiro de: Byron Erickson. Desenhos de: Märdon Smet.
O paladino justiçeiro enfrenta Decibél, um megavilão que usa ondas sonoras para arrombar cofres de bancos.

CRISE NO COLISEU (Produzida originalmente em 2009)
A história começa na página 189.
Roteiro de: Lars Jensen. Desenhos de: Francisco Rodriguez Peinado. Arte-fina de: Enriqueta Perea.
O Superpato tem que salvar o Coliseu, cinema favorito dos moradores de Patópolis. O Tio Patinhas quer transformá-lo num enorme estacionamento.

Isso tudo você vai encontrar nessa edição do Superpato 40 anos.

Desejo a você, fã de quadrinhos Disney, que esse ano de 2010 seja pleno de alegrias e toda a felicidade e muitas histórias Disney.

Um comentário:

Leitura do Dia disse...

Ludy, leio gibi todo dia. Tem dias que não sobra muito tempo, aí leio um "fininho" ou então vou "beliscando" um Almanaque Disney aqui, ou um Tio Patinhas ali. Mas quando pego esses especiais, tipo esses dois do post, não tem jeito. É difícil parar de ler. Legal mesmo, boas histórias e encadernação. Esse Paulo Máffia é 10. Parabéns a ele pelo excelente trabalho. E parabéns a você pelo blog, que é tudo de bom. Abraço. Paulo Augusto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails