sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vilões Disney

VILÕES DISNEY
MANCHA NEGRA.
O Mancha Negra (Phantom Blot, no original, em inglês). é um vilão das histórias em quadrinhos da Disney. Ele é um dos principais vilões que aparecem nas histórias do Mickey. E foi criado por: Floyd Gottfredson, Merril De Maris, Bill Wright e Ted Thwaites.

Tradicional inimigo de Mickey, é conhecido por assaltar bancos e joalherias, deixando como marca pessoal uma mancha de tinta preta. mickey sempre o apanha em flagrante.

A sua primeira aparição ocorreu na revista norte-americana Mickey Mouse Outwits the phantom Blot, de Floyd Gottfredson, em 1939. Nos anos 60, entre 1964 e 1966, após um tempo de ostracismo, foi resgatado do esquecimento pelo quadrinista Paul Murry e protagonizou sete números de um gibi sem periodicidade definida em que contracenou com Tio Patinhas, Donald, Metralhas, Sr. X, Superpateta, Madame Min e, é claro, Mickey Mouse. Mais recentemente, o Mancha ganhou antepassados e até descendentes.
Apartir dos anos 70, é personagem frequente nas histórias produzidas no Brasil pela Editora Abril, nas quais aparece como vilão as vezes liderando os irmãos Metralha e enfrentando também o Pateta o Superpateta, e o Tio Patinhas.
Na Extinta revista da Editora Abril, Aventuras Disney foi feita uma homenagem para o Mancha Negra na sua última edição (essa do seu lado esquerdo), número 48. Revista essa que deixa saudades na galera Disney. Foi feito o "Especial Mancha Negra", contendo seis (6) super histórias.
Na saga brasileira "História de Patópolis", lançada na década de 1980, o argumentista Ivan Saidenberg (falecido ano passado), revelou que o pirata caribenho El Borrón disparou os canhões de seu navio contra a cidade fundada por Cornélio Patus . E em 1991 o escritor americano Lee Nordling mostrou aos leitores a filhinha do fora-da-lei (essa HQ está em Mickey 505). Homem de família ou não, esse inimigo da sociedade e da justiça continua provando a cada nova história em que aparece que não existe glória para heróis sem que haja oponentes a altura.
A Bruxa Adormecida no Bosque (1965) Bob Ogle e Paul Murry. Saiu no Brasil em março de 1966, em Mickey161.
Mistério no Rio (1980)
Paul Murry.
Saiu no Brasil em março de 1981, na Série Edição Extra 117.
A Baleia Assassina (1981)
Paul Murry.
Saiu no Brasil em janeiro de 1982, em Mickey 351.
As Férias do Mancha Negra (1974)
Carlos Alberto Paes de Oliveira e Roberto Fukue
Saiu no Brasil em dezembro de 1974, no Zé Carioca 1205.
A Volta do Mancha (2001)
Fabrício Grellet e Carlos Mota
Saiu no Brasil em maio de 2001, em Mickey 646.
O Amuleto Ancestral (2006)
Carol e Pat MacGreal e Jesper Lund Madsen
Material inédito no Brasil até então. Saiu pela primeira vez em março de 2006. E no Brasil foi sair nessa última edição de Aventuras Disney 48, em junho de 2009.








Fonte: Wikipédia, Inducks Brasil, revista Aventuras Disney nº48 e diversos sites Disney na Net.

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

Uau!!! O Mancha Negra é o meu vilão Disney favorito. Acho demais as escapadas dele em situações impossíveis. Não gosto quando ele sacaneia a Madame Min, ainda bem que ele sempre se ferra com ela. O Mancha Negra tem vários aspectos de sua personalidade que o tornam o melhor: 1-ele é enigmático, 2- comete crimes em série (até ser pego), 3- está sempre envolvido em roubar jóias (sofisticado). O Mickey tem sempre muito trabalho para pegar o Mancha e dificilmente ele fica muito tempo preso. Quando vou comprar gibi no sebo, sempre dou preferência se for um gibi do Mickey antigo e com o Mancha na capa. É isso aí, Ludy... parabéns pelo blog. E continue com as fichas dos personagens, é muito 10. Abraço. Paulo Augusto - Obs: agora vou ver os "manos" Metralha.

Leitura do Dia disse...

Ops, eu de novo, faltou dizer que uma das minhas histórias preferidas do Mancha Negra é "O Segredo da Fonte" e está no Almanaque Disney nº 43, e esse Aventuras Disney nº 48 é imperdível, eu guardo com carinho o meu. Valeu. Paulo Augusto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails