domingo, 6 de março de 2011

Tesouros da minha coleção - 40 Anos da Revista Pato Donald (1990)

40 Anos da Revista Pato Donald - outubro de 1990 (ideia e capa de Carl Barks)
Olá amigos do Universo Disney blog!
Na postagem de hoje, quero apresentar mais uma das edições da minha pequena coleção de HQs Disney que guarda com muito carinho.
40 Anos da Revista Pato Donald. A capa está acima.
Esta revista foi publicada em outubro de 1990 e já na primeira página você pode conferir uma...
Ilustração (desenho de Verci de Mello)
Abaixo o índice, apresentando atrações que a revista trazia.
Desenho de Carl Barks
Um pouco da história da Editora Abril e de sua primeira publicação. 
Segundo o senhor Victor Civita (1907-1990) "Tudo começou com um pato".
Segundo o senhor Walter Elias Disney (1901-1966) "Tudo começou com um rato".
Mas o assunto hoje é pato, e que pato. O penoso, destrambelhado, ranzinza mór, mas grande coração... O PATO DONALD.
Carl Barks foi o grande mestre. O famoso "homem dos patos", criou Patópolis e muito do universo dos patinhos que conhecemos hoje.
Um pouco de história para situar o Universo Disney.
Depoimentos antigos de gente famosa.
Histórias legais e inesquecíveis, todas com roteiro e desenhos de Carl Barks
"Barqueiros Rivais" (Rival Boatmen no original inglês), esta história foi criada em 19 de janeiro de 1944 e publicada pela primeira vez em junho de 1944, com roteiro e desenhos de Carl Barks.
Tem como protagonistas, Donald e os sobrinhos e a participação do João Bafo-de-Onça.
Foi publicada no Brasil cinco vezes.
Saiu em O Pato Donald #12 de junho de 1951. Também foi publicada na revista do Zé Carioca #1531 de 6 de março de 1981. republicada na edição Anos de Ouro do Pato Donald segundo volume de maio de 1988. Foi relançada nesta edição que apresento hoje, 40 Anos da revista Pato Donald. E mais recentemente em O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks #17 de fevereiro de 2006.
"E O Vento Levou" (Searching for a Successor no original inglês) foi criada em 28 de abril de 1955 e  publicada pela primeira vez em abril de 1956. Mais uma história com roteiro e desenhos de Carl Barks.
Nesta história temos Pato Donald, Gastão, Huguinho, Zezinho e Luisinho e o velho muquirana Tio Patinhas.
Esta história foi publicada no Brasil cinco vezes.
A primeira vez em O Pato Donald #291 de 4 de junho de 1957. Em Mickey #95 de setembro de 1960. Também foi publicada no Almanaque do Donald X Gastão #2 de novembro de 1983.
Saiu ainda nesta edição que comento na postagem de hoje. A  última vez foi publicada em O Melhor da Disney #2 de abril de 2004.
"Guerra ao Vizinho" (Feud and Far Between no original inglês), história criada em 26 de agosto de 1963 e teve sua primeira publicação em fevereiro de 1964. Roteiro e desenhos de Carl Barks (alias todas as histórias desta edição tem roteiro e desenhos do Barks).
Nesta história de 10 páginas você vai encontrar a "eterna" rixa do Donald e Silva além é claro dos sobrinhos sempre tentando conciliar a situação.
No Brasil, "Guerra ao Vizinho", foi publicada cinco vezes.
Foi lançada pela primeira vez na revista Zé Carioca #655, de 26 de maio de 1964.  Republicada no Disney Especial #35, "Os Encrenqueiros" de março de 1978. Depois foi republicada no Disney Especial Reedição #31 "Os Encrenqueiros" em dezembro de 1985. Saiu ainda na edição comentada nesta postagem, e uma última vez em O Melhor da Disney #36, de maio de 2008 (esta edição do OMD #36, vem com três histórias envolvendo os vizinhos mais briguentos do universo Disney. Além dessa "Guerra ao Vizinho", ainda apresenta, "Guerrinha de Quintal" historinha publicada em outubro de 1964 e fecha a edição com "Noite Feliz" (Christmas Violence) de 1945 e publicada somente muitos anos depois em 1976. Foi republicada recentemente no Clássicos da Literatura Disney #30 de 28 de dezembro de 2010).
"O Faz Tudo" (Fix-Up Mix-Up no original inglês), foi criada em 30 de abril de 1953 e publicada pela primeira vez em fevereiro de 1954. Roteiro e desenhos do Carl Barks. Nesta histórinha de 10 páginas além do Donald e os sobrinhos temos a participação da Margarida.
Aqui no Brasil "O Faz Tudo" foi publicada quatro vezes. 
A primeira vez foi lançada na revista O Pato Donald #148 de 7 de setembro (esta data faz você lembrar de algo) de 1954.
Também foi republicada em Pato Donald #1448 de 10 de agosto de 1979.  Na edição especial do Pato Donald que comento nesta postagem. A última vez em que esta história foi republicada no Brasil, foi justamente na coleção que homenageia o Barks:  O Melhor da Disney, no volume #28, de maio de 2007.
"Puxa-Puxa, Que Caramelo" (The Daffy Taffy Pull), foi criada em 17 de junho de 1954 e publicada pela primeira vez em abril de 1955. Roteiro e desenhos de Carl Barks.
Dez páginas deliciosas trazendo Donald os sobrinhos, Margarida e o eterno concorrente do Donald, o primo Gastão.
História publicada e republicada no Brasil meia dúzia de vezes. Primeiro saiu em O Pato Donald #214 de 13 de dezembro de 1955, depois foi republicada em Mickey #74 de novembro de 1958, voltou a sair em O Pato Donald #1468 de 28 de dezembro de 1979, Republicada ainda no Pato Donald #1720 de 19 de outubro de 1984, saiu nesta edição que comento hoje. E uma última vez foi republicada na coleção O Melhor da Disney, (na medianamente rara) edição número #1 de abril de 2004.
Pra fechar esta edição especial "40 Anos da Revista Pato Donald" uma pequena ficha apresentando o nosso querido Pato Donald.
Bem amigos, fecho assim esta postagem apresentando mais um dos tesouros da minha pequena coleção Disney. Espero que você tenha "curtido" e apreciado esse post. Abração e até a próxima.

Fonte: Edição 40Anos da Revista Pato Donald (acervo pessoal), Inducks Brasil, imagens digitalizadas da revista do Universo Disney Blog. Este blog não tem absolutamente nenhum teor comercial e nenhuma  intenção de ferir direitos autorais,  todos os direitos pertencem a Editora Abril  e Disney. O Universo Disney se presta meramente ao trabalho de divulgação dos quadrinhos Disney e da coleção do seu autor.

9 comentários:

Anônimo disse...

OLá, bom dia! É muito bom quando abrimos o Universo Disney e nos deparamos com esse material tão ímpar. Ainda estes dias eu estava pensando como seria tão bom se no lugar das CLD, uma homenagem realmente especial das publicações do Pato Donald tivesse sido feita. Nada contra a CLD, mas pareceu-me que o Paulo Maffia apenas aproveitou-se do momento para socar uma coleção que poderia vir aparentemente sem motivação alguma, ou seja, senti-me enganado com as aparentes motivações da Abril para o lançamento da CLD. Acho que Donald merecia uma homenagem à altura, com suas melhores histórias e um leque ainda maior de seleções já que estamos comemorando (2010) os 60 anos de publicação no Brasil da revista "O Pato Donald".
Eu me lembro de quando saiu esse exemplar que você citou agora. Sempre imaginei que o conteúdo seria histórico, muito bom mesmo e agora, com essa postagem, você me mostrou que eu não estava enganado. Cuide bastante bem desse exemplar porque ele é todo especial.
Abraços. Tenha um bom domingo.
FabianoCaldeira.

Ludy disse...

Fabiano eu acho sinceramente que a motivação começou bem, mas degringolou depois, que eles perceberam que a coleção estava vendendo e quiseram aproveitar o momento para mandar todos os 40 números, tanto que a logística foi pro brejo o que recebíamos semanalmente passou a ser totalmente caótico. Aqui em Santa Cruz eu ficava três semanas sem receber nada e então sem mais nem menos chegavam três edições juntas.
Eu acho que aqueles volumes do Mickey estavam sendo guardados para o especial de aniversário do Mickey que se não me engano acontece ano que vem.
Poderiam ter feito uma edição especial trazendo o melhor do melhor do Donald.
Abração amigo até mais.

Leitura do Dia disse...

Olá Ludy, parabéns pelo excelente gibi da coleção. O Pato Donald é um excelente personagem. Com relação aos Clássicos da Literatura Disney, concordo com você e o Fabiano, deveriam ter priorizado o Donald e encerrado a coleção com menos volumes. Os demais poderiam sair com mais calma e voltados para o Mickey por exemplo... Mas o que está feito... Mesmo assim, entendo que não podemos deixar a coleção incompleta. Parabéns pela excelente postagem. Abs. Paulo

Ludy disse...

Olá amigo Paulo é sempre legal receber seus comentários aqui no blog.
O Donald é o meu personagem favorito, seguido de perto do Tio Patinhas~, é lógico que tem muitos outros que gosto mas esses dois estão no alto da minha lista de preferências.
Eu vou ir com essa coleção até o final pois tem coisas boas ali. Em cada edição dá pra garimpar umas historinhas legais, e alem disso são mais quadrinhos para ler e isso é bom.
Obrigado pelo comentário. Até breve.

Anônimo disse...

Olá, Luis! Concordo com você, deveria ser apenas os 20 volumes. Mas, desde o início eu anunciei aos quatro ventos que a Abril ia lançar os 40.

Eu acho que poderia ter saído a CLD, sim, mas com um motivo que não fosse esse. Assim, a Abril lançaria um outro especial com o Donald e sua comeração de sua revista. Esse que você mostrou, por exemplo, foi bem a calhar para a época. Seria muito pensarem nisso dessa vez?
Mas, o que importa é que a coleção está aí, né?

Um abração! FabianoCaldeira.

Ludy disse...

Sim você chegou no ponto Fabiano a coleção deveria ser lançada mas não pegar o "gancho" do Donald.
Ainda estão devendo um especial bem feitinho pra homenagear o nosso pato. Quem sabe o editor lá tem um lampejo e lance algo bem específico, hummmm, acho que não.

Unknown disse...

Infelizmente não tenho essa edição. mas só por ser especial do pato, e ter o Homem dos Patos no conteúdo já é uma edição que eu faço questão de conseguir.quem sabe em alguam de minhas idas ao sebo eu não dê sorte?

Abraços o/

Anônimo disse...

eu adorei esta edição queria ter ela

nightrider disse...

Olá,adorei a história do Pato Donald!Eu tinha essa revista do ..E O Vento levou,mas perdi na mudança quando criança e gostaria muito de rever...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails