domingo, 13 de março de 2011

Donald versus Silva por Carl Barks - Parte 2 de 2

Olá amigos estou chegando com a parte 2 de Donald versus Silva por Carl Barks. Na postagem anterior eu apresentei a parte 1 que englobava dois volumes o #4 e o #17 da coleção O Melhor da Disney que traz histórias envolvendo os combates corpo a corpo com estes dois "marmanjos sem noção", com roteiros e desenhos de Barks.
Hoje eu apresento mais duas edições, os volumes #18 e #36.
"O Caso Está Engessado" foi criada por Barks em 26 de abril de 1944 e publicada pela primeira vez em setembro de 1944. Leia abaixo o ótimo texto do  jornalista Marcelo Alencar, na apresentação desta história na página 4 do volume #18.
Abaixo você confere esta história de 10 páginas.
Você já pediu alguma coisa emprestada para o vizinho do lado? 
Os resultados advindos da cobrança podem ser imprevisíveis!
E um mergulho no produto que você emprestou e que por direito quer de volta pode ser literal e inconveniente.
A história abaixo chamada: "A Melhor Recompensa" (Ten Dollar Dither do original inglês), foi criada por Carl Barks em 2 de agosto de 1945 e publicada pela primeira vez em dezembro daquele ano.
A história "A Melhor Recompensa" saiu no Brasil meia duzia de vezes. 
Aqueles eram tempos politicamente "incorretos" e portanto mais sinceros. Nos tempos atuais, contemporâneos, o politicamente correto trouxe atitudes boas, saudáveis etc, mas também trouxe muita hipocrisia pra vida das pessoas. Pois muitas continuam cometendo os mesmos erros de outrora, mas com uma capa um verniz diferentes. Gestos e palavras e também atitudes digamos mais amenas, usando um termo da moda... mais politicamente corretas, rsrsrsrsrs. 
Muitas vezes ofendendo com palavras bonitas tipo: "ele é verticalmente prejudicado" apenas uma outra expressão pra não chamar o cara baixinho de: "pintor de roda-pé", "anão de jardim", "mergulhador de piscina infantil" e por aí vai, apenas um exemplo sem nenhum desejo de ofender ninguém (pronto, olha eu aqui me policiando contra qualquer atitude fora do politicamente correto)
Na página abaixo você vai ver os sobrinhos se "atracando" e literalmente mandando ver na pancada por conta de algum desentendimento deles, que eu não vou contar aqui para você poder saborear a história depois. Quadrinhos como esse você não verá hoje em dia em revistas "infantis" (lembrando que os quadrinhos Disney são pra todas as idades).
Aqueles que tem irmãos sabem que isso em algum momento da vida acontece e é bem comum. Isso é a vida real, os manos ou irmãs se desentendem por um motivo "besta" qualquer e já começa a pancadaria.
De forma alguma estou defendendo a violência, eu abomino a violência física e verbal. Penso que podemos até travar batalhas no campo das ideias mas com elegância e inteligência. Tentar vencer alguém através do argumento da força bruta e da "luta livre" é assinar um atestado de burrice e truculência,  e que se está apto a receber  uma caverna num lugar ermo no fundo de uma floresta,  uma roupa feita de pele de animais e um tacape e ficar pulando pelos cantos como um grande macacão com diarréia e articulando os únicos sons que conhece  UGh! UGh!
Deixemos estas atitudes pro Donald e o Silva,  e somente aqui no terreno das histórinhas e do mundo da fantasia. No mundo real ser civilizado, educado, gentil, prestativo e correto, não é ser politicamente correto é simplesmente ser... HUMANO.
É lógico que os sobrinhos seguem os passos do seu maior modelo e exemplo, o próprio tio. Não é pela palavra que se educa uma criança e sim pelas atitudes, comportamento e gestos do dia a dia, isso tem mais peso na mente infantil.
O interessante desta história é que o Silva aparece rapidamente nestes quadrinhos abaixo, e depois o Donald vai interagir com personagens digamos "figurantes", que andam pelas ruas de Patópolis, querendo saber a quem pertence aquele  dinheiro que foi achado.
Isso foi tudo da edição #18. Aqui abaixo você já confere a edição #36 com 3 histórias muito divertidas.
Abaixo você confere o texto de Marcelo Alencar introdutório a esta historia chamada: Guerra ao Vizinho
"Guerra ao Vizinho" (Feund and far Between no original inglês), foi criada por Barks em 26 de agosto de 1963 e foi publicada somente em fevereiro de 1964.
Depois de muita pancadaria e muita patifaria, de ambas às partes, (porque nessa briga dos dois vizinhos nenhum é santo), Donald acaba desmascarando o Silva, justamente nesta cena a baixo.
Agora temos mais uma historia clássica do Barks com os dois personagens.
O Texto explicativo de Marcelo Alencar  introduz esta historinha de dez páginas criada por Barks em 6 de abril de 1964 e publicada em outubro de 1964.
Aí vai mais uma... guerrinha de quintal.
Hoje o Donald vai tomar banho ao ar livre!
Não fica pedra sobre pedra com esses dois malucos!
A grande verdade é que esses trogloditas  se amam, e adoram travar guerrinhas  de comida!
Pra fechar minha postagem de hoje você confere "Noite Feliz", a história do Carl Barks foi criada em 31 de agosto de 1945 e só publicada anos mais tarde... o motivo? saiba lendo o texto de Marcelo Alencar, que saiu na edição #36 de OMD, página 168.
"Noite Feliz" foi republicada recentemente na edição #30 de Clássicos da Literatura Disney lançada em 28 de dezembro de 2010.
"Noite Feliz" não tão feliz assim pra dois sujeitos "broncos" que conhecemos muito bem.
Quer cantar Donald? só tome cuidado, pois tem um sujeito que mora ao lado, que deseja fazer do seu estômago um alvo móvel.
O Donald também apronta das suas, e deixa o velho Silva literalmente com a língua de fora.
Bem meu amigos assíduos do Universo Disney blog e também os visitantes  esporádicos. Aqui concluo esta postagem em duas partes apresentando os combates entre Donald Vs Silva criados por Carl Barks. Depois disso o Barks aposentou o velho Silva.
Outros artistas ainda  tiram o Silva da aposentadoria para azar do Donald e nossa diverssão. Você poderá encontrar muitas histórias das brigas do Donald e Silva em edições do Pato Donald, muitas delas  desenhadas pelo ótimo artista chileno Vicar
A mais recente ainda está nas bancas na edição #2392 do Pato Donald do mês de março e chama-se: "No Calor do Momento" (The Heat of the Moment), história criada por William Van Horn e publicada pela primeira vez em 18 de agosto de 2010.
Na edição do mês passado da revista Pato Donald #2391, os dois brigões inclusive foram capa (do Daan Jippes) e a edição vem com duas histórias envolvendo os "amáveis" vizinhos. 
A primeira história "Um Pato em Férias" (Mister Ducks's Holiday), história publicada pela primeira vez em 16 de julho de 2010, com roteiro do norueguês Knut Naerum e desenhos do também norueguês Arild MidthunA segunda história desta edição bacana é: "Duelo de Personalidades" (Duel Personalities), historinha de 4 páginas publicada pela primeira vez em 20 de dezembro de 1988, com roteiro e desenhos do americano William Van Horn. Confira também em algumas edições antigas de  Disney Especial, histórias com o Donald e o Silva. 
Eu lembro de algumas edições. Os Rivais #33, Os Encrenqueiros #35, Os Vizinhos Encrenqueiros #59 (esta edição vem com nada menos do que seis histórias envolvendo os dois personagens), Os Inimigos #63, Os Briguentos #82, Os Barulhentos #110 e por aí vai.
Até breve amigos e leitores do Universo Disney.

Fonte: O Melhor da Disney volumes #18 e #36 (acervo pessoal), Textos nas próprias imagens de Marcelo Alencar (editor Paulo Maffia), pesquisa no Inducks Brasil, imagens digitalizadas (das revistas) Universo Disney Blog. Este blog não tem absolutamente nenhum teor comercial e nenhuma intenção de ferir direitos autorais, todos os direitos pertencem a Editora Abril e Disney. O Universo Disney se presta meramente ao trabalho de divulgação dos quadrinhos Disney e da coleção do seu autor.

12 comentários:

Anônimo disse...

A historia "Noite Feliz" foi publicada de novo no volume 30 de Clássicos da Literatura Disney

Anônimo disse...

Lido e relido. Adorei essa sua coleção. Depois comento sobre a postagem. Um abração! Tenha um ótimo domingo!
FabianoCaldeira.

Anônimo disse...

Excelente! Adoro o Donald vs. Silva de Barks, são os melhores!

Abraço

Matheus

Ludy disse...

Valeu Fabiano, obrigado pela visita de médico rsrsrsrs.

_______________________________________________

Matheus eu concordo com você o Donald Vs Silva de Barks são o melhor que há, justamente por Barks na época não ter sua criatividade tolhida pelo "politicamente correto" de hoje. E olha que o pessoal da Western Publishing era bastante rígido em termos de censura com o velhor Carl.

Leitura do Dia disse...

OI Ludy, suas postagens são sempre excelentes. O Donald com o Silva é diversão na certa. E você está correto quando fala das mudanças no comportamento das novas gerações, e nas tendências um tanto "hipócritas" do civilismo. O mundo mudou muito, amigo, e "o que era trivial, agora pode não ser bem visto" rsrsr. Abs. Paulo

Ludy disse...

Oi caro Paulo. é sempre muito Legal tua visita e teus comentários.
Temos uma grande dívida com o velho Barks. Além de Patópolis, e seus habitantes penosos ele também nos deu estas histórias do Donald e Silva, que realmente são diversão garantida mesmo.
Abração e obrigado pelo comentário.

Thiago disse...

Algo que só percebi agora com essa matéria. Todos os textos de OMD foram feitos pelo Marcelo Alencar? Sempre achei curioso esses convites em matérias, como se o proprio editor não conseguisse fazer tais editoriais. O texto que está na caixa especial de 50 na revista do Zé tb não foi o Maffia quem escreveu.

Bizarro isso. Parece que o editor não entende de unvierso disney, tanto quanto algumas figurinhas carimbadas por aí (sem querer ofender o Maffia)... mas que parece parece.

LEO disse...

Excelente matéria mesmo....

sempre fui fascinado pelos embates entre os 2 (eram as histórias q eu achava + engraçadas na infãncia). Porisso sempre fui fã do silva e pra mim ele é o nêmesis definitivo do pato!!!

minha esperança é q republiquem tudo isso de novo um dia (em breve de preferência)!!!

valew!!!

Ludy disse...

Thiago eu já havia percebido isso. Sempre tem algum convidado especial que faz o serviço pesado, "carrega o piano", as partituras e ainda rege a orquestra. Vai saber o que se passa nestas mentes privilegiadas dos nossos editores.

Ludy disse...

Oi Leo, eu também sempre "curti" esses embates onomatopéicos (parece coisa do Batman da ´série de TV rsrsr).
Leo nêmesis é o termo mais correto para descrever o que o Silva representa na vida do Donald e acho que o próprio pato é a nêmesis (penosa rsrs) do Silva, a retaliação a rivalidade a disputa esta no centro da vida do dois. E nem dá pra considerar o Silva um vilão, pois se o fosse a sua contraparte o Donald também o seria. Na verdade eles são dois temperamentais, iracíveis e teimosos seres que por força do destino e da mente criadora do Barks habitam próximos, separados por uma cerquinha de quintal, que não os impede de se digladiarem até a exaustão ou até que não exista mais casa e sim destroços por todos os lados.
Abração Leo, volta sempre amigo.

Anônimo disse...

Olá, Luis! Tudo bem? Li e reli, e muito me deixa admirado as obras desse autor, pois elas conseguem realmente destacar-se dentre tantos outros Mestres fazendo com que haja nuances todas especiais de identificações para conosco. Sabe, durante muitos anos tivemos vizinhos assim, encrenqueiros, e a nossa vontade era de fazer exatamente como Donald fazia, mas é claro que não criávamos confusão.
Lendo essas histórias com os dois vizinhos eu vejo tudo o que eu e minha família sempre gostaríamos de fazer, aqui, com alguns chatos que nos cercam.rsrsrs...
Vamos torcer para que esse univeso seja resgatado também pelos novos artistas, pois é muito bom depararmos com situações das quais nos vivemos nelas um dia ou nos faz lembrar de algum fato semelhante em nossas vidas.
Parabéns por colocar de forma honesta e competente esse verdadeiro dossiê de Donald e Silva, por Carl Barks. Aliás, essa é a marca registrada do Universo Disney: informação com qualidade, bastante ficha técnica e muita sensibilidade nas expressões.

FabianoCaldeira.

Anônimo disse...

A história "Noite feliz" foi publicada de novo no volume 30 de Clássicos da Literatura Disney

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails