domingo, 10 de outubro de 2010

Romano Scarpa e um pouco de arte italiana

Romano Scarpa nasceu  em 27 de setembro de 1927, Scarpa estreou no universo Disney em 1953, desenhando a história Biancaneve e Verde Fiamma para a revista Topolino, uma das mais longevas publicações da Disney Italia (antiga Mondadori). Mas foi somente em 1956 que começou a escrever as aventuras que desenhava, a partir de Paperino e i gamberi in salmì.
Scarpa não apenas influenciou vários desenhistas como foi o mestre e professor de outra grande figura dos quadrinhos Disney europeus, Giorgio Cavazzanno, que foi seu arte-finalista até  seguir o próprio caminho.
Romano Scarpa produzindo até 1999, também colaborou com editoras Disney de outros países como Dinamarca e Estados Unidos, e criou diversos personagens, como Brigite (cuja maior ambição é casar com o velho pão-duro Patinhas) e a roqueira Ieié (que no Brasil é chamada de Pata Lee e chegou a ganhar uma série própria nos anos 80 e 90).
Dono de um traço expressivo que dava aos desenhos uma curiosa sensação de movimento, ele transpunha para os quadrinhos um estilo adquirido em outra de suas grandes paixões, os filmes de animação. De 1945 até sua entrada no mundo das HQs, trabalhou como diretor e animador de seu próprio estúdio de desenhos animados, e em 1988 chegou a produzir um episódio para a série televisiva Duck Tales, nos Estados Unidos.
Romano Scarpa faleceu no dia 23 de abril de 2005 e o funeral aconteceu no dia 25 de abril daquele ano na cidade de Malaga, Espanha local do falecimento. Em agosto de 2005 a editora Abril lançou a sua última edição de Mestres Disney (foram 6 edições no total, capa acima) com uma justa homenagem ao fenomenal Mestre Romano Scarpa. Abaixo confira um pouco da arte de Scarpa.  
Abaixo confira alguns vídeos relaciondados ao grande Mestre Disney italiano Romano Scarpa. você poderá encontrar também um vídeo  do pupílo de Scarpa: Giorgio Cavazzanno.
Fonte: Wikipédia, Universo HQ (texto de Marcus Ramone) YouTube e site italiano de Romano Scarpa (Un Artista Inusitato)

5 comentários:

Unknown disse...

Eu sou fã do Scarpa..guardadas as devidas proporções, considero-o o Carl Barks Italiano. Avho o trabalho que ele faz com os patos dignos do grande mestre.O Cavazzano também faz um ótimo trabalho..pena que venho gostando cada vez menos dos novos artistas Italianos..
Abraços..belo post e ótimos vídeos..
Ps. não sabia que o Scarpa tinha feito uma história do Homem-Aranha..preciso ler isso urgente

Matheu$ Guarany disse...

Sem dúvida, Romano Scarpa e Giorgio Cavazzano são os melhores Mestres Disney italianos, junto com Marco Rota. Os desenhos inclinados e tendenciosos à movimentos são um ponto positivo para a arte de Scarpa... Eu nunca gostei de um estilo padrão de desenhos, por isso prefiro o traço diferente de alguns Mestres com Scarpa e William Van Horn.

Abçs.

Matheu$

Unknown disse...

Só corrigindo: não foi o Scarpa quem fez uma história do Aranha..foi o Cavazzano..

Anônimo disse...

OLá! Boa tarde! Gosto mujito dos trabalhos desse Mestre Disney. Acho-o no mesmo patamar de Cavazzano, nem à frente e nem atrás + igual.
Belíssimos trabalhos ele já fez.
Abraços.
FabianoCaldeira.

Gustavo disse...

Romano Scarpa! Poderia sair um "O Melhor da Disney' com as obras completas dele. Obrigado por ter criado a Brigite, Romano! XD

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails