‘Toy Story 3’, ‘Alice no País das Maravilhas’ e Mundial 2010 ajudaram lucros a subir 40%.
O cinema não serve só para entreter. Que o diga a Disney, que garantiu uma subida de 40% nos lucros do segundo semestre graças aos seus três grandes êxitos deste ano: ‘Toy Story 3', ‘Iron Man' e ‘Alice no País das Maravilhas'. A juntar-se à equação estão ainda os bons resultados que o Campeonato Mundial de Futebol, na África do Sul, atraiu para o canal ESPN.
Segundo dados avançados pelo 'Financial Times', a Walt Disney Company conquistou no terceiro trimestre de 2010 um aumento de 16% nas vendas, o equivalente a perto de oito mil milhões de euros. Na Internet os lucros rondaram os 1, 33 mil milhões de dólares (1,04 mil milhões de euros) e protagonizaram a maior subida nos valores da empresa. Já os ganhos a nível do ‘share' justificaram um acréscimo de 30 pontos percentuais que se traduziu em lucros de 0,67 dólares (0,52 euros) por ganho.
Apesar de os bons resultados terem sido transversais às diferentes áreas da companhia - com a cadeia de televisão da empresa, a ABC - a recuperar nas receitas publicitárias, a ESPN, canal da Disney dedicado à informação desportiva, conseguiu ganhos importantes , com o Mundial de Futebol - isto mesmo contando com o investimento feito pelo canal com a transmissão da Liga Inglesa, para a época 2010/2011.
Robert Iger |
Em declarações ao "Financial Times", Bob Iger, executivo da Disney, afirmou que relativamente ao canal, "o Mundial garantiu um retorno não menos do que espectacular", com 25% dos ganhos a serem gerados por plataformas "não lineares", como o segmento móvel e a Internet. Ainda assim, a conquista de mais 31% de publicidade, face a igual período do ano passado, ajudou o canal desportivo.
Nas salas de cinema, os ‘blockbusters' ‘Toy Story 3' - que é já o filme mais visto de sempre da Disney Pixar, com lucros a rondar os 701 milhões de euros em todo o mundo -, ‘Alice no País das Maravilhas' e ‘Iron Man 2, contribuíram com dois mil milhões de euros para os cofres da maior empresa de media do mundo.
Redes sociais são novo alvo da Disney
Depois de um ano de 2009 especialmente difícil, com filmes como "Hannah Montana - O filme" ou "Louca por Compras" a revelarem-se ‘flops' nas bilheteiras e a gerarem perdas de 9,4 milhões de euros, mais a quebra nos rendimentos publicitários que atingiu os gigantes do mercado em todo o mundo, estes números parecem reacender a esperança de recuperação para a companhia.
Prova disso é a busca por novas áreas de negócio, como é o caso das redes sociais. Depois da aquisição da Playdom, uma empresa especializada em criar jogos para as redes sociais, Bob Iger já confirmou que esta decisão foi motivada pelo interesse em incluir personagens dos filmes da Disney, nas redes sociais. "Esperamos que os jogos nas redes cresçam de forma sustentada em cerca de 30% ao ano. Os jogos nas redes sociais são já uma experiência ‘mainstream', que queremos explorar", garantiu o executivo.
Fonte: Economico (Texto: Rebeca Venâncio).
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