domingo, 6 de junho de 2010

O Melhor da Disney - Donald e o Pica-pau.


Donald e o Pica-pau (Pecking Order)
História publicada originalmente na revista Walt Disney's Comics and Stories #57 em junho de 1945 (capa acima que abre esse post).
No Brasil essa história foi publicada em: Seleções Coloridas Walt Disney 1 (1946, Editora Ebal).
Pato Donald #299 (1957).
Disney Especial #46 (1979).
Disney Especial Reedição #42 (1987).
O Melhor da Disney #18 (2006)
A história começa com os sobrinhos de Donald pedindo sua câmera fotográfica emprestada. Mas Donald nega. Os sobrinhos desanimados dizem então, que perderão a oportunidade de ganhar mil patacas, Donald ao ouvir falar no dinheiro literalmente salta da sua poltrona e vai atrás dos sobrinhos para saber mais detalhes. Huguinho, Zézinho e Luisinho contam ao tio que um instituto de Patópolis, quer uma foto raríssima de um Pica-pau Bico-de-ferro. Eles contam também que dez homens já tentaram fotografar o pássaro, mas ele é tão arredio que os fotógrafos acabaram pirando.

Donald então decide ele mesmo ir fotografar o Pica-pau e "descolar essa grana fácil".
Os Patinhos observam Donald indo em direção ao bosque onde o pássaro vive e exclamam chateados. "Lá se vai nossa chance de ganhar...as mil patacas, o tio vai estragar tudo", e nós que conhecemos muito bem o Donald sabemos que os trigêmeos estão com toda a razão. vai começar uma comédia pastelão das mais engraçadas: Donald versus um pequeno Pica-pau.
Os sobrinhos seguem Donald. Já no bosque ele se depara com o primeiro pássaro que encontra e fotografa, pensando ser o tal Pica-pau. Os meninos que o seguem de perto dizem a ele divertidos, que o que ele fotografou é um simples Gaio. Donald irritado sai dizendo que os pássaros deveriam usar crachás.
Donald prossegue pelo bosque a dentro a procura do tal Pica-pau. O pássaro é extremamente rápido e parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E os sobrinhos comentam com Donald, que foi justamente isso, que deixou os outros fotógrafos doidos.
Donald deixa uma minhoca no tronco cortado de uma árvore, pois ele acredita que quando o Pica-pau tentar apanhar a minhoca, ele vai poder tirar a foto... será!!...

Parece que não foi desta vez Donald. O "ultramegasuper" rápido Pica-pau apanha a minhoca, enquanto Donald jaz desmaido no chão.

A essa altura dos acontecimentos, Donald já está muito "P" da vida e nesse momento mais uma vez o passarinho doido age, bicando o tripé da máquina de Donald.
Os sobrinhos avisam a Donald que algo se mexeu no buraco de uma árvore próxima e Donald mete a mão lá... Humm eu acho que essa doeu!!!
Huguinho, Zézinho e Luisinho só observam o que aconteçe e exclamam... "O tio Donald está rachando a cuca prá valer!"
Donald já está totalmente descontrolado e os sobrinhos pedem que ele se acalme, e dizem que o Pica-pau não vai aparecer enquanto eles estiverem por ali. Donald então pede que os meninos escavem o miolo de um tronco podre de árvore. Hilária essa parte da história (Donald disfarçado de árvore sai a esmo pelo bosque a procura do Pica-pau), e lógico todos sabemos que tudo vai dar errado. O pássaro realmente "ataca" a suposta árvore mas pelo lado errado (para o Donald lógicamente), ele começa a bicar a árvore por trás onde Donald não tem como fotografar pois sua câmera está instalada no outro lado, no final das contas Donald acaba espirrando e o pássaro foge para total frustração de Donald.
O nosso desastrado pato, resolve subir na árvore onde vive o pássaro. É mas parece que mais uma vez o "tiro sai pela culatra" ou seria um, "Pica-pau sai pela câmera"
Essa também doeu hein Donald!!!...Nooosssaaaaaaaaaaa!!. Depois de todo esse sofrimento e frustrações, agora sim parece que Donald está a um passo de ficar "Pinel". Ele sai em disparada até a cidade para comprar a melhor câmera que puder encontrar e pasmem, uma fantasia de pássaro gigante.
Donald então retorna ao bosque, disfarçado de pássaro e muito confiante na realização de seu intento. Nesse meio tempo os meninos com uma câmera emprestada também retornam.
Eles avistam aquele pássaro estranho e acham que é um pássaro predador qualquer que quer comer o Pica-pau, e nesse exato momento Donald se prepara para dar o "clic" da sua vida que vai leva-lo direto aquelas mil patácas. Os sobrinhos agem rápido e com um estilingue acertam uma pedra em Donald disfarçado... mais uma que doeu pra valer.
Donald mais uma vez cai de uma árvore e os sobrinhos percebem tarde demais que era o seu tio azarado. O Pica-pau também cai, pois acabou preso na alça da câmera e não pode fugir e os três patinhos calmamente tiram a foto tão desejada. E gritam "Vivaa! ganhamos...as mil patacas".
Donald indignado puxa a câmera da cabeça do Pica-pau, dizendo que perdeu o dinheiro porque o Pica-pau é um bobalhão. O Pica-pau já sem paciência nenhuma com Donald, o ataca pra valer.
Os sobrinhos comentam que Donald aprontou mais uma e deixou o Pica-pau furioso.
Curiosidades.
Essas informações foram extraídas da página 103 da Edição 18 de O Melhor da Disney com texto de Marcelo Alencar.
Barks produziu muitas páginas de quadrinhos, ao longo da carreira e, por mais que tentasse evitar, certas situações se repetiam em sua obra. Donald e o Pica-pau, por exemplo, lhe serviu de inspiração para criar outros enredos. Pelo menos três elementos dessa HQ foram retomados posteriormente, a começar pelo registro de um animal raro, que também é o tema de "Tempo de Férias" (Vacation Time, publicada em Vacation Parade 1 de julho e no Brasil, em Pato Donald #1797 e #1798 de outubro de 1987), também saiu no volume #32 de O Melhor da Disney. No caso, um cervo gigante dá lugar ao pássaro.

O Tronco de árvore é outro elemento reutilizado. Donald tenta enganar o Pica-pau se misturando à paisagem dentro de um tronco podre. Em "O Pato Escondido na Floresta" (A Tracking Frenzy, publicada em WDCS #227, de agosto de 1959, e no volume 4 de O Melhor da Disney), também saiu em Pato Donald #416, de 27 de outubro de 1959. Donald elege uma árvore morta como quartel-general para se ocultar de centenas de Escoteiros-Mirins.

Por fim, a terceira "coincidência" se dá quando Donald aluga um traje de pássaro gigante. A cena volta a acontecer em "O Exterminador" (Going Buggy,publicada originalmente em WDCS #77 e saiu no Melhor da Disney #19. Essa história também foi publicada na revista O Pato Donald # 61 (1953), e O Pato Donald #1552 (1981).
Ainda bem que Carl Barks era um mestre em contar histórias. Ele dominava o ofício com tal virtuosismo que a diversão do público estava garantida mesmo com um eventual Déjà vu.
Fonte: Wikipédia, Disneypédia, Inducks Brasil e USA e O Melhor da Disney #18 (acervo pessoal).

3 comentários:

Fabiano disse...

Eu tenho aqui, comigo, uma revista do Pato Donald em que ele vai à caça de um pássaro raro e tem a ideia de se vestir como um. Segundo os sobrinhos, ele fica parecendo um urubu com fome...rssrs... e acaba sendo confundido com o pássaro pelos outros. Preciso ver em qual revista está isso.
Abraços. FabianoCaldeira.

Fabiano disse...

Achei a história, está na revista Pato Donald 2310 e chama-se "Mais vale um pássaro na mão.."
Abraços. FabianoCaldeira.

Ludy disse...

É verdade Fabiano, eu lembro dessa história do William Van Horn, Donald tenta caçar um suposto "passáro raro" pro Zoológico de Patópolis, mas acaba sendo confudido com ele. Saiu no Brasil em janeiro de 2005 e foi a única vez que ela foi lançada por aqui. Nos Estados Unidos, ela saiu na Edição #658, de Walt Disney's Comics and Stories, também no ano de 2005 com o título "A Bird in The hand". Pesquisei esses detalhes no Inducks, uma fonte valiosa de tudo que se refere a HQs Disney. Um abraço Fabiano e obrigado por visitar meu blog e deixar suas opiniões valiosas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails