quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Robin Hood (1973)

Hoje eu trago pra você um dos clássicos  de Disney: Robin Hood.
Esse texto abaixo é da Wikipédia, serve mais como uma orientação pra você. O meu interesse na verdade, é apresentar a animação aliada a algumas informações, para que você não precise ir em três lugares distintos (um para conferir o texto, outro para ver imagens e outro para a animação própriamente dita, eu faço isso por você aqui no meu arquivo virtual Disney). Antes de passarmos para as informações da animação vamos conhecer um pouco mais essa tal de: Robin Hood.
Robin Hood é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, isso lá nos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Ficou imortalizado como "Príncipe dos ladrões". Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos maiores heróis de Inglaterra. Para saber mais detalhes entre: Aqui
Em 1952 houve uma quadrinização do personagem, confira algumas imagens abaixo.


Os dois artistas que trabalharam nessa quadrinização de um filme dos anos 50, são Mo Gollub nos desenhos e a arte  de Jon Small. No roteiro o talento de Gaylor DuBois. Essa história, e os próprios desenhos lembram muito o Principe Valente do Foster. A quadrinização, saiu por uma editora chamada: Golden Key.  
Muito bem agora vamos falar da animação de 1973.
Robin Hood (Robin dos Bosques em Portugal) é um filme de animação considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney e lançado para o público norte-americano em 8 de Novembro de 1973.
Foi a segunda produção feita após a morte de Walt Disney, embora alguns elementos houvessem sido extraídos de uma produção abandonada chamada Reynard the Fox, na qual Disney havia estado envolvido.
Algumas danças do filme foram copiadas do filme The Jungle Book, outro clássico Disney que estreiou em 1967.
O filme reconta a tradicional história inglesa de Robin Hood, o fora-da-lei que luta contra o tirano Príncipe João, sendo que todos os personagens são personificados por animais.
Personagens e vozes
Robin Hood .... Brian Bedford
Little John .... Phil Harris
Príncipe João / Rei Ricardo .... Peter Ustinov
Sir Hiss .... Terry-Thomas
Lady Marian .... Monica Evans
Lady Kluck .... Carole Shelley
Frei Tuck .... Andy Devine
Xerife de Nottingham .... Pat Buttram
The Rooster / Alan-A-Dale .... Roger Miller
Trigger .... George Lindsey
Nutsy .... Ken Curtis
Skippy .... Billy Whitaker
Sis .... Dana Laurita
Tagalong .... Dori Whitaker
Toby .... Richie Sanders
Dublagem brasileira
Robin Hood .... Cláudio Cavalcanti
João Pequeno .... Orlando Drummond
Príncipe João .... Magalhães Graça
Sr. Chio .... Jomery Pozolli
Marian .... Juraciara Diacovo
Xerife .... Milton Gonçalves
Frei Tuck .... Luiz Motta
Galo .... Aloysio de Oliveira
Tiro Certo .... Mário Monjardim
Biruta .... Waldir Fiori
Oto .... Miguel Rosenberg
Mamãe Camundonga .... Selma Lopes
Sacristão .... Arthur Costa Filho
Prêmios e indicações
Oscar 1974 (EUA)
Indicado na categoria de melhor canção original (Love).
Abaixo algumas revistas Disney brasileiras que trazem a quadrinização da animação de 1973, com desenhos de Pete Alvarado.
Almanaque Disney # 169 (junho de 1085)
Robin Hood - Sinfonia Rústica (janeiro de 1983)
Almanaque Disney #42 ((novembro de 1974)
Tio Patinhas #114 (janeiro de 1975)
Nesse Tio Patinhas acima temos uma história chamada: "A Serviço do Rei Ricardo", com desenhos de Joe Messerli e Richard Moore com a arte-final do Joe Messerli.
Segue abaixo a animação retirada do YouTube em nove partes.




Fonte: Wikipédia (texto integral), YouTube e Inducks.

13 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Muito legal a postagem, Ludy!
Realmente, como você disse no começo da postagem, você sintetizou as informações, fotos e vídeos sobre o Robin Hood em um só lugar, e isso realmente é de um grande feito, e de grande ajuda na hora de pesquisar sobre o assunto, principalmente para quem se interessa bastante por Disney (como nós xD).
Também achei uma excelente sacada a de colocar o nome dos dubladores da animação! Vai que a gente conhece alguém, não é?Muita informação mesmo, hein?

Abçs. e continue com seu belo blog, que, como você sempre diz, é um arquivo virtual Disney feito para todos os amantes do trabalho da Disney.

Matheu$

Ludy disse...

Grande Matheus. Obrigado por acompanhar o blog e sempre trazer um comentário bacana de incentivo para prosseguirmos postando material e informações pertinentes ao Universo Disney.
Espero que seu blog volte a ativa muito em breve. Abração amigo Disney.

Unknown disse...

Devo dizer que apesar de fã de Disney, nunca gostei muito dos filmes dela (o único que realmente gostei foi Alladdin) lembro de ter assistido a esse Robin Hood a um zilhão de anos atrás.Acho que preciso reassistir. e lembrei de uma história onde o Pardal encontra a turma desse desenho..
Parabéns pelo Post

Anônimo disse...

Oportuno o teu post, caro Ludy. Principalmente a relação de dubladores. Gente conhecida, como Orlando Drummond, (voz do Scooby, do Bionicão e do Popoye, entre outros), Juraciara Diácovo (voz da Scully de Arquivo X, da Daphne, de novo do Scooby e até da Mãe do Bambi). Gostei da versão disneyana do Robin. Eu a li lá por 1976, acho.
Cavaleiro da Lua

Ludy disse...

Mac obrigado pela visita. Cara eu não lembro dessa história do Pardal encontrando os personagens do núcleo Robin Hood, deve ser uma história bem interessante, o antigão século 13 entrando em conflito com o a era contemporânea na figura do nosso inventor.

Ludy disse...

E aí Cavaleiro da Lua, tudo bem amigão. O Orlando Drummond é o máximo né, ele também fazia a voz do Alf o ETeimoso. Eu também li essa versão mais ou menos nessa época. A certeza que tenho é que li essa quadrinização da animação nos anos 70.

Unknown disse...

Ludy, fui olhar no inducks e descobri que a história sobre a qual falei é Brasileira e foi feita pelo Ivan Saidenberg.
http://coa.inducks.org/story.php?c=B+820372

Ludy disse...

Mac, obrigado pela força, fui lá no Inducks conforme você falou e realmente esse história apareçe em três edições brasileiras: Zé Carioca #1754 de 1985, Disney Especial #126 de 1991, Os Temponautas e também no Novo Disney Especial #13 de 2003, também com o título de Os Temponautas e eu tenho na minha coleção o Disney Especial #126, vou ler essa história deve ser muito legal. Obrigado pela pesquisa Mac, valeu mesmo.

Unknown disse...

sempre q um gurreiro é acusado de uma coisa q não fez
ele se tona um homen
e quer sua vingança de qualquer jeito

Unknown disse...

o robin hood ele foi um guerreiro
um homen
ele foi acusado de uma coisa q ele não tinha feito
então ele queria vingança
queria provar sua inocencia

Unknown disse...

Oiiii

Anônimo disse...

como faço para baixar os gibis? Acreditando que estejam aí para isso.

Pets Pets disse...

Amo principalmente os desenhos quando os heróis são animais. Fico imaginando nossos Pets nestas aventuras.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails