segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tony Strobl - Parte dois

Tony Strobl Parte 2
Mestres Disney
Típico desenho de Tony Strobl
Nas restantes sete histórias desenhadas em 1953, Strobl, alternou protagonistas... foram duas histórias com o Mickey, e uma com o Pato Donald, a Margarida, a Vovó Donalda, o Pateta e o Tio Patinhas. Dessas apenas a com o Pateta e o Pato Donald são inéditas.
A com o Pateta é uma "gag" de 1 página, sem título publicada em Mickey Mouse #29, de fevereiro daquele ano. Abaixo.
A história com Donald, "Donald The Dude", com 8 páginas, foi publicada na Four Color Comic #450, de fevereiro daquele ano e pertence à sub-série "Photo Álbum Stories", Série de histórias em que algum personagem Disney (no caso concreto o Donald) mostra um álbum de fotografias ou slides e/ou filmes (como nesta história), a outros personagens e, dali, se desenrola a história. Abaixo.

Restam então 5 histórias em 1953, todas elas publicadas no Brasil, começemos com as do Mickey. São duas, sendo uma publicada em Mickey Mouse e outra em Vacation Parade. A primeira delas é "Mistério na Neve", 25 páginas, publicada originalmente em Mickey Mouse #29 (fevereiro), e no Brasil em Almanaque Disney #143. Abaixo.

A outra, "Baleia a Vista!" ou "Passeando de Baleia", 12 páginas, saiu originalmente em VP #4 (julho), e no Brasil, em Pato Donald #195, Tio Patinhas #45, Disney Especial #17, Disney Especial Reedição #16, e Disney Superespecial #16. Abaixo.
E finalmente, as 3 últimas de 1953, todas publicadas no Brasil e todas pertencentes à sub-serie "Photo Alum Stories". "Campeão Mundial", com o Tio Patinhas, 6 páginas, publicada originalmente em Four Color Comic #450 (fevereiro), e no Brasil no Mickey #42.

As outras duas foram ambas originalmente publicadas na Four Color Comic #492 (agosto): "Bolo de Aniversário", com a Margarida, 6 páginas, no Brasil em Pato Donald #263.E "Granja em Perigo", 6 páginas, com a Vovó Donalda, no Brasil no Mickey #36.
Tony Strobl teve o auge de sua arte nos anos 50 e 60, quando produziu pérolas como a série que falamos acima, "Album de Fotografias", "A Cama de Ferro De Org", "O Lobisomem do Ártico" e a parceria incrível com Carl Barks no ótimo "Xá Patinhas, primeiro e único". Também emprestou seu talento em várias histórias do Superpateta.

Essa gênio, vai voltar em mais posts. Em breve, aqui na casa da Família Pato.

Fonte: Inducks Brasil, Wikipédia, fórum GibiHouse, e sites da Web relacionados a HQs Disney.

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

É realmente muito interessante a produtividade desse artista. Olhei no Inducks para ver quantas histórias dele eu tenho, e são muitas. Vamos aguardar mais posts dele. Paulo Augusto

Ludy disse...

Paulo. Tudo beleza amigo. Eu tenho algum material dele mas te confesso acho que não é muita coisa. Mas adoraria e quero no futuro conseguir mais material do genial Tony Strobl. Ótima terça-feira amigo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails