domingo, 5 de dezembro de 2010

"Raio X - Disney: Pato Donald Férias nº 5"


"Pato Donald Férias - nº 5"  Já esta nas bancas, e é  uma leitura agradável por um preço justo: R$1,95. Esclareço que o objetivo desse post é apenas o de divulgar a publicação, como leitor e admirador dos quadrinhos Disney emitindo uma opinião pessoal, que não pretende ser a verdade absoluta, mas sim, um ponto de vista.
Começamos pela bela capa com desenho de Giorgio Cavazzano, bem legal, né? O velho 313 com Donald e os sobrinhos "chegando" na praia e dando de cara com um baita congestionamento. Uma curiosidade é que nessa capa aparecem os sobrinhos do Donald, sendo que essa capa foi feita baseada na história "The Battle Of The Beach" - D 2007 - 419 .
Opinião: uma linda capa, a mais bela das edições "Férias" deste mês.
Bem, vamos às hitórias de PDF 5:
"O Chato da Praia" - "The Beach Booth Barrow" - D 2001 - 016, 12 páginas, 81 quadrinhos. A primeira história da edição é dinamarquesa (gosto muito das histórias Disney deste país). Foi recentemente publicada no Brasil no Pato Donald nº 2259 de 2003.
Sinopse: Donald como vendedor na areia da praia... confusão na certa... O roteiro é do sueco Per-Erik Hedman que já realizou centenas de trabalhos para os quadrinhos Disney, criando roteiros para os personagens: Donald e Sobrinhos, Tio Patinhas, Mickey e Pateta, Escoteiros Mirins e Grande C.H.E.F.E. e outros tantos. Os desenhos são do argentino Fabián Wanda Gattino que desenhou essa história muito bem, retratando fielmente as cenas de ação. Acho que no futuro vamos ver muitas histórias com esse artista sul americano. Opinião: uma boa história, foi publicada em 2003, e republicada em 2010.
"O Pote de Ouro" - "Can You Spare A Pot Of Gold" - D 96372, 10 páginas, 70 quadrinhos.
 A segunda história da edição também é dinamarquesa (são histórias geralmente mais curtas que as italianas, e ideais para gibis fininhos) e envolvem vários personagens: Donald, Sobrinhos, Escoteiros Mirins, Tio Patinhas e Gastão, além de fazer referências à Cornélio Patus, fundador de Patópolis. Foi publicada no Brasil no Pato Donald nº 2166 de 1999. 
Sinopse: Donald e os demais personagens,  em busca de um  pote de ouro... Uma deliciosa aventura. O roteiro é do finlandês Kari Korhonen - jovem talentoso que também desenha muito bem. Na Finlândia temos várias publicações com capas e histórias desenhadas por ele. Os desenhos são do argentino  Daniel Branca fundador do Branca Studios,  e que faleceu em 2005. Teve muitas histórias dele publicadas no Brasil,  
Opinião: apesar de ser uma republicação, não é tão recente, foi publicada em 1999, e republicada em 2010, é um bom tempo entre as edições... Essa história ficou muito bem colocada aqui, nessa posição do gibi, e valeu o ingresso, com certeza.
"Que Venha El Toro" - "El Ducko" - D 8118, 8 páginas, 57 quadrinhos. A última história dessa edição toda dinamarquesa envolvem os personagens: Donald e Sobrinhos, além da participação toda especial do "Touro Espanhol". Foi publicada no Brasil no Pato Donald nº 1801 de 1987, sob o título "Cantando e Escapando", republicada em Pato Donald nº 2173 de 1999, com o título "Que Venha El Toro" onde foi capa da edição num belo desenho de Euclides K. Miyaura.
Sinopse: Donald se mete em confusão, com El Toro... O roteiro é do inglês Jack Sutter - grande roteirista dos patos, veterano artista com inúmeros trabalhos bem sucedidos em prol dos quadrinhos Disney. Os desenhos são do já citado argentino Daniel Branca que estava inspirado ao desenhar essa história, pois as expressões dos patinhos, estão muito boas, deixando a história muito engraçada.
Opinião: Terceira aparição em Pato Donald. em 23 anos. Não é muito mal, apesar também de não ser tão bom assim, espero que a próxima re-re-republicação demore pelo menos mais uns 10 anos.
Bom, chegamos ao fim desse post, e com certeza é um gibi que deve fazer parte da nossa coleção. Continuamos de olho nos quadrinhos Disney... Abraços.

Fonte: Texto de Paulo Gibi. Para a composição do texto: (consulta das histórias, artistas e imagens no Inducks, e exemplar do gibi Pato Donald de Férias nº 5 da coleção pessoal)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Boa noite! Parece interessante mesmo. Ainda não comprei, mas pretendo.
Abraços. FabianoCaldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails