sábado, 27 de novembro de 2010

"Livro Ilustrado - 100 Anos de Magia Disney - Parte 1 de 3"

Não é fácil chegar aos 100 anos, em qualquer atividade ou projeto. Mas, imagine uma obra secular que permanece atual aos nossos olhos. Sim, estamos falando dos “100 Anos de Magia Disney”, tempo de muito trabalho e talento no mundo do entretenimento.
Walt Disney foi um artista muito além do seu tempo, e pioneiro em quase tudo o que tocou. São tantas faces do seu trabalho, e tantos frutos colhidos através das gerações, que podemos classificar essa grandiosa obra como algo excepcional, fora do comum. Nos quesitos filmes e animações, Walt Disney produziu abundantemente. Foram muitos filmes de curta-metragem de animação, que deram motivação maior para a execução de longas-metragens que encantaram diversas gerações.
A sétima arte jamais foi a mesma depois de sua participação. É como se Disney tivesse inaugurado uma nova era no cinema. Pensando nisso, em 2007 a editora Abril prestou uma justa homenagem ao magno Mestre com o lançamento do “Livro Ilustrado – 100 Anos de Magia Disney”.
Esse maravilhoso álbum de 220 cromos autocolantes, foi uma verdadeira febre entre os colecionadores de figurinhas, tendo alcançado uma excelente vendagem, e agradado os mais exigentes. São 20 cromos metalizados, que tem um acabamento requintado e deixa a paginação muito mais legal, mas o verdadeiro tesouro dessa coleção está no seu conteúdo informativo.
Já pensou comprar um ingresso de cinema, e sentar para assistir uma seqüência de 55 filmes? Pois é, esse álbum traz informações de todos esses filmes/animações produzidas entre 1928 e 2006 por Disney e seus estúdios.
"O Vapor Willie" (1928): este curta-metragem é o primeiro desenho animado com som para o cinema. Marca a estréia de Mickey Mouse, símbolo dos estúdios Disney. O próprio criador do Mickey fez a voz do personagem até 1947."Branca de Neve" (1937), o primeiro longa- metragem de animação Disney.

"Pinóquio" (1940), o boneco de madeira que queria ser um menino de verdade. "Fantasia" (1940), uma animação á frente de seu tempo, uma verdadeira harmonia entre a música clássica e desenho animado. "Dumbo" (1941) a crítica adorou e olha que era para ser um curta metragem, e foi um grande sucesso.
"Bambi" (1942) em plena II Guerra Mundial esse longa metragem tornou-se o favorito de Walt Disney pelos cenários repletos de detalhes e movimentos perfeitos dos animais.
 "Alô, Amigos!", também de 1942, realizado após a viagem de Disney na América do Sul, passando por Peru, Chile, Argentina e Brasil. Esse filme marcou a estréia no cinema de Zé Carioca.
"Você já foi a Bahia?" (1945) uma delícia de filme, com música de Ari Barroso e participação da cantora Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. "Música Maestro!" (1946) uma coletânea de 10 curtas-metragens musicais.
Na seqüência temos, "Como é Bom se Divertir" (1947), onde Disney fez a voz do Mickey pela última vez.
Como estão vendo amigos, não é fácil falar sobre tantos filmes de uma só vez. Narrei apenas uma breve introdução dos 10 primeiros filmes que este álbum traz. Retirei algumas frases com informações do próprio livro ilustrado, para que vocês observem a riqueza de detalhes que um simples álbum de figurinhas pode trazer em suas páginas, além de belas imagens.Colecionar figurinhas é muito gostoso e passei a ter esse hábito justamente para completar álbuns com o tema Disney. E confesso que, esse álbum é um dos mais lindos da minha coleção a gente aprende muito com seu conteúdo, e fica na expectativa de conseguir as figurinhas que faltam para completar. Na medida em que as páginas vão sendo preenchidas, a satisfação aumenta e você vê que o resultado vale a pena.
Mais alguns filmes que o álbum traz: "Tempo de Melodia" (1948), "As Aventuras de Ichabad e Sr. Sapo" (1949), "Cinderela" (1950), "Alice no País das Maravilhas" (1951), "Peter Pan" (1953),
 "A Dama e o Vagabundo" (1955), "A Bela Adormecida" (1959) e...
 "101 Dálmatas" (1961). Logo no pós guerra, os estúdios Disney continuaram produzindo o que de melhor havia para encantar o público nos cinemas. As décadas de 50 e 60 foram mágicas e muitos namoros começaram numa matiné dessas...
"A Espada Era a Lei" (1963),

 "Mogli – O Menino Lobo" (1967) que foi a “última produção que teve a participação e supervisão de Walt Disney, que faleceu em 15 de dezembro de 1966, dez meses antes da estréia do desenhos nos cinemas americanos.”
Um álbum de figurinhas, pode ser uma fonte de informações valiosas, sobre um assunto de seu interesse. Pense nisso, quando passar pela banca e ver seus gibis favoritos... lá no cantinho... pode estar um álbum Disney te esperando... e aí, é só começar... e vc não vai querer parar até completar...
Terminamos aqui, a parte 1 desse texto e falamos das 20 primeiras produções abordadas no álbum, e logo vamos continuar falando desse maravilhoso Livro Ilustrado – 100 Anos de Magia Disney, pois, vocês já sabem... maravilhas nos esperam no fantástico mundo do Universo Disney... Abraços.
Fonte: Texto de Paulo Gibi do Universo Disney.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails